Pesquisar no blog

terça-feira, 15 de abril de 2014

Semana Santa no Conhecendo e Vivendo com Marcos Aldair


A Semana Santa é o período em que a Igreja celebra o Tríduo Pascal, a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

Nesse grande momento litúrgico somos introduzidos em fatos da vida de Jesus, referentes à Sua Paixão. Durante a semana a Liturgia vai nos preparando para vivenciar esses momentos de celebração. Como disse, é preciso vivenciar, pois só assim iremos compreender os Mistérios da nossa Redenção.

Na quinta-feira, começamos com os últimos encontros de Jesus com os discípulos. No lava-pés, o Cristo que serve na Ceia, o Cristo que partilha. Na celebração da Santa Missa, ao concluir a distribuição da Eucaristia o que sobrou das Hóstias consagradas são recolhidas e colocadas na âmbula e envolvidas, depois sai do Altar em procissão penitencial para um lugar adequado para depositá-lo e adorá-lo. Esse gesto simboliza a prisão de Jesus.

Na sexta-feira, dia de silêncio, jejum e oração. A Celebração da Paixão nos convida a experimentar o sofrimento de Cristo, Ele que se doou sem reservas. O silêncio desse dia representa o luto pela dor de Jesus, seus sofrimentos e Morte. E o vermelho dos paramentos simboliza o Sangue de Cristo nos salvou.

No sábado, o silêncio e o luto permanecem até a Vigília Pascal, o Fogo Novo e a Proclamação da Ressurreição de Jesus. No sábado a Igreja escura representa o mundo que sem Jesus, a Luz do mundo, vive em trevas e tristeza. O Círio é o Cristo Ressuscitado, o Senhor vencedor que volta a iluminar o mundo. Na Vigília Pascal é celebrado o grande e mais glorioso ato Litúrgico. É onde tudo começa, é onde tudo se renova. O sábado e domingo de Páscoa são um só, a Alegria de um uni-se a Alegria do outro. 

O Papa Emérito Bento XVIII, disse que o Tríduo Pascal é dividido em três partes; A 1ª, acreditar. A 2ª, celebrar. E a 3ª testemunhar. Acreditar e esperar a Glória de Deus, celebrar o momento da dor na confiança da Glória, e testemunhar a Glória de Deus, manifestada em Jesus Cristo através da Ressurreição. Que nesse período possamos buscar vivenciar cada instante, pois isso é o essencial para compreender e fortalecer nossa Fé Cristã.

Por Marcos Aldair - Itarema/CE

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!