Pesquisar no blog

terça-feira, 6 de maio de 2014

O Mês de Maria por Marcos Aldair


Mês de maio, mês dedicado à Virgem Maria. Na Liturgia da Igreja Católica, a devoção à Nossa Senhora tem um espaço muito importante, pois Ela nos encaminha até seu filho Jesus. Maria é exemplo de fé e humilde, Mulher que soube viver e celebrar as Graças de Deus. 

No Magníficat (Lc 1, 46-56.), canto de louvor que Maria elevou à Deus, é um ato litúrgico de exaltação e gratidão, até hoje cantado e rezado pelos fiéis. A fé que Ela professa com seus singelos gestos e sua atitude diante da Cruz, nos inspira a viver fielmente a vida de Cristo, através da Liturgia. 

Olhar para Maria nos faz Cristãos cheios de graça, pois ela recebeu de Deus este título. Quem a Ela venera, está em primeiro lugar adorando ao Deus Vivo e Verdadeiro, depois, honrar a Virgem que foi exaltada por tão grande graça de ser a Mãe de Jesus. Para quem não sabe, existem diferenças entre os cultos prestados à Deus, à Virgem Maria e aos Santos. 

A Deus prestamos o Culto de Latria, ou seja, o Culto máximo, a Adoração, o Principal. A Virgem Maria, prestamos o culto da Dulia, ou seja, um culto menor do que a Latria, um culto de veneração e amor a Mulher que gerou o Salvador. 

O hiperdulia, é culto oferecido aos santos, menor que os anteriores, mas importante, de devoção e veneração aos homens e mulheres que viveram segundo a vontade de Deus. Na Liturgia encontramos diversas orações a Nossa Senhora, fixamente, a Ave-Maria, o Ofício da Imaculada Conceição e as orações do Angelus e do Regina Caeli.

Maria é, e sempre será uma Mulher fielmente litúrgica. Pois Ela é a Mãe da Liturgia.
Por Marcos Aldair - Itarema/CE

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!