Pesquisar no blog

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Semeando o Amor de Deus

2º DOMINGO DA QUARESMA – 28/02/2010.

1ª LEITURA – GÊNESES 15,5-12, 17-18.

SALMO RESPONSORIAL – SALMO 26.

2ª LEITURA – FILIPENSES 3, 17--- 4,1.

EVANGELHO – LUCAS 9, 28b-36.

À Igreja Celebrando hoje o 2º Domingo da Quaresma traz a Liturgia neste final de semana e os comentários seguintes:

Na 1ª Leitura vemos a Aliança que Deus fez a Abrão e a sua descendência. Deus diz: “Olha para o céu e contas as estrelas, se fores capaz!”, acrescentando: “Será assim a tua descendência”.

Abrão assim confia na promessa e na providência do Senhor o seu Deus, e assim o próprio Deus prova que suas promessas são verdadeiras, reais e se concretizam em sua vida.

O Senhor abençoa Abrão concedendo assim uma numerosa descendência que foi estendida do rio do Egito e até as margens do rio Eufrates.

Assim também Deus nos cumpre suas promessas e nos abençoe com suas bênçãos grandiosas e seus planos se concretizam em nossa vida, no tempo e na história, pois Deus é fiel e poderoso pra cumprir o que promete.

E esta aliança de Deus com a humanidade se renova na Nova e Eterna Aliança com Jesus que se entrega por nós e por amor na cruz para remir as nossas culpas e pecados nos dando a Salvação Eterna e a libertação de todo mal e do pecado.

Jesus assim reestabelece a Nova Aliança entre Deus, o criador e o homem, a criatura, pois se pelo pecado estávamos restritos a graça de Deus e a eternidade feliz rumo ao céu, como Jesus há essa ligação novamente e podemos participar do banquete e das alegrias eternas.

No Salmo 26, vemos a confiança do Salmista ao dizer “O Senhor é a minha luz e a minha Salvação, a quem eu temerei?”. Aquele que confia e põe toda a sua esperança no Senhor não há de temer mal algum, pois tem como refúgio e proteção Jesus aquele que tudo pode fazer. “Sei que a bondade do Senhor, eu hei de ver na terra dos viventes. Confia no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!”.

Na Carta de São Paulo aos Filipenses, na Segunda leitura vemos o apóstolo exortando a comunidade no sentido de olharmos para o exemplo daqueles que amam verdadeiramente a Cristo e o seguem de coração sincero.

Nos mostra que somos cidadãos do céu e não desta terra, estamos aqui de passagem, não é nossa morada definitiva, não fiquemos apegados as coisas e bens desta vida.

Deus tem muito mais a nós, nos transformará em novas pessoas, criaturas renovadas através da sua glória e força da ressurreição. Ressurgiremos como o Cristo num corpo transformado e glorioso e que possamos perseverar firmes neste propósito, buscando e olhando as coisas do alto.

No Evangelho podemos ver a gloriosa manifestação triunfante da transfiguração do Senhor. Jesus subindo a montanha com Pedro, João e Tiago para rezar, neste momento seu rosto e suas vestes ficam brilhantes e resplendentes.

Jesus então conversa com Elias e Moisés sobre o que Ele sofreria em Jerusalém e sobre sua morte. Enquanto isso Pedro e os outros estavam dormindo, em profundo sono, contudo, ao despertarem viram Jesus brilhante e glorioso brilhando.

Ao se afastarem os dois de perto de Jesus ocorre a sugestão de Pedro ao Senhor para que façam 3 tendas e que acabem ficando por lá, pois o que vira foi muito bom.

E aparece assim uma grande nuvem que os cobrem a qual os mesmos ficam com medo e desta nuvem a voz de Deus: “Este é o meu Filho, o escolhido, escutai o que ele diz!”.

A transfiguração nada mais é do que a transformação, a renovação, a afirmação que Jesus é o Filho do Deus Altíssimo e que tem glória e poder e pode sim renovar, transformar todas as coisas, brilhar nas vidas opacas e apagadas, é preciso que nós também estejamos abertos a transfiguração, a transformação da nossa vida, ser luz, brilhar, resplandecer neste mundo cheio de trevas, sombras e de morte.

Pedro admirado propõe ficar no monte com o Senhor glorioso, contudo, o Senhor diz que é necessário sim contemplar a glória de Deus, sua beleza, sua graça, mas que também desçam dos montes e cumpram sua missão e que transfigurem e levem essa luz a humanidade toda que se encontra na parte debaixo do monte.

Os discípulos dormiam no momento de glória do Senhor, é necessário estarmos bem acordados e atentos ao Senhor, pois a sua graça pode passar por nós e não percebemos.

E por fim a confirmação de Deus que Jesus é o Filho muito amado em quem Ele se compraz e põe toda a sua afeição, ao qual se escutarmos a sua voz, estamos ouvindo a voz do próprio Deus, pois todo aquele que crê em Jesus tem a vida eterna e está com o Pai Celeste.

Possamos assim levar essa luz e essa graça da nova criatura que se configura ao seu criador e sermos assim agentes transformadores nesta nossa sociedade tão necessitada do amor e do toque de Deus.

Fiquem todos com Deus.

Por: Diógenes Guedes.



Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!