Pesquisar no blog

sábado, 6 de março de 2010

Semeando o Amor de Deus

3º DOMINGO DA QUARESMA

1ª Leitura – Êxodo 3,1-8ª.13-15.

Salmo Responsorial – Salmo 102.

2ª Leitura – 1 Coríntios 10,1-6.10-12.

Evangelho – Lucas 13, 1-9.

Na Primeira Leitura retirada do Livro do Êxodo podemos ver a figura de Moisés que apascenta assim o rebanho de seu sogro e assim lhe aparece o anjo do Senhor numa chama de fogo, chamada Sarça ardente. Moisés vendo essa sarça que não consumia o anjo quis ver como seria aquilo e Deus então o chama de dentro daquele fogo ardente para que ele retire as sandálias dos seus pés pois aquele solo, aquele lugar é Santo.

Deus se revela a Moisés como o Deus todo-poderoso, Deus que o convoca para que liberte o seu povo sofrido e oprimido pelo faraó no Egito e o conduzindo a terra onde corre leite e mel.

Moisés assim acolhe e responde “Sim” a missão e ao chamado de Deus se colocando a caminhando e cumprindo a vontade de Deus em sua vida e na história do seu povo.

Moisés fica sem saber como irei? Como agirei? O que farei? E Deus responde vá : Eu sou o que sou e sou eu quem agirei e farei por meio de ti e o meu Nome será lembrado de geração em geração como o Deus libertador.

O servo de Deus escuta sua Palavra e sua vontade e cumpre os seus desígnios e age assim em seu Nome, pois tem o Altíssimo ao seu lado e a seu favor.

No Salmo 102 podemos ver o Salmista exaltando e bendizendo a bondade de Deus, dizendo O Senhor é bondoso e compassivo!, essa bondade acompanha aqueles que o temem e nele confiam, esperando dele a sua graça e a sua recompensa no tempo oportuno. O Senhor é bom e eterno é o seu amor.

A Segunda Leitura retirada da Carta de São Paulo aos Coríntios, Deus relembra que muitos daqueles que foram libertos da escravidão e puderam provar dos benefícios do Senhor, mas não souberam ser gratos a imensa bondade e acabaram por desagradar a Deus pois morreram e ficaram no deserto.

Devemos aspirar e desejar coisas boas, ser gratos ao Senhor e aos seus feitos e acontecimentos em nossas vidas. Vermos que mesmo diante das dificuldades que passamos ainda é tempo de agradecer e bendizer o Senhor que faz o melhor por cada um de nós.

O apóstolo Paulo termina sua Carta dizendo que aquele que se julga estar de pé cuidado para não cair. Então a cada um de nós cabe amar, rezar, perdoar os que erram e os que fazem tudo errado e estão fora do caminho de Deus, pois não conhecem a verdade e o amor de Jesus e não criticarmos e julgarmos, e sim já neste tempo fazer a experiência da compaixão, da piedade e do perdão que vem do Senhor.

No Evangelho segundo Lucas, vemos claramente a questão do perdão e da conversão em debate. Convertei-vos de coração noz diz o Senhor e eu voltarei a vós, pois se assim não o fizerdes morrereis.

Jesus conta a parábola da figueira, onde um homem tinha uma figueira e este mesmo foi até ela procurar figos e não encontrou os frutos nesta árvore. E este homem diz ao seu empregado que fazia uns três anos que ia a árvore pra dela colher os frutos e não encontra os mesmos lá e como conclusão manda cortar fora de lá a fruteira, porque só está lá inutilizando a terra.

O empregado, porém, responde ao seu Senhor que melhor é deixá-la por um tempo, cavar em volta dela e por adubo. Poderá assim dar frutos e se não der que assim a corte.

Podemos ver claramente que Jesus sempre nos dá uma segunda oportunidade para melhorarmos como pessoas, como cristãos e assim buscarmos a nossa sincera conversão e podermos voltar a Ele de todo coração, pois Ele nos ama e nos espera sempre de braços abertos pra nos acolher.

Essa Misericórdia do Senhor é imensa por nós seus filhos, porém ele mesmo recomenda que se a árvore mesmo sendo adubada com doses de amor, carinho, fé, esperança, ternura, paz e paciência não produzir seus frutos cada um a seu tempo ai deve ser cortada, pois senão acaba inutilizando toda a terra e o seu redor.

É sério isso conhecemos a árvore por seus frutos, fruto bom, árvore boa, fruto ruim, árvore ruim. E sabemos que ninguém apedreja uma árvore infrutífera, pois nada produz e é estéril esta árvore que precisa ser cortada e atirada ao fogo, retirada do solo fértil e fecundo para que não contamine com o mal e com a morte todo o solo que a permeia.

Que possamos ser árvores boas e produzir muitos frutos de amor, paz e de justiça para que no dia que o Senhor vier colher esses frutos possa encontrar fecundos dons em nós.

Fiquem todos com Deus!

Diógenes Guedes.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!