Pesquisar no blog

terça-feira, 27 de maio de 2014

Que tempo é o meu diante de Deus?



Com nossas escolhas colaboramos ou atrapalhamos seu processo 

A natureza, todos os dias, nos ensina lições importantes e uma delas é este processo de saber respeitar o tempo certo para cada coisa. Sou aprendiz da natureza desde criança e cada vez mais surpreendo-me com seus ensinamentos. 

Perto de onde trabalho existem muitas árvores de uma espécie comum aqui na Europa. São em geral bem altas e frondosas; por intermédio delas é fácil perceber as mudanças da natureza em cada estação do ano. Na primavera esbanjam beleza em sua folhagem verde e abundante; no verão trazem sombra fresca e acolhimento aos caminhantes. Quando chega o outono, suas folhas mudam de cor, colorindo a paisagem com um amarelo avermelhado que chama atenção mesmo a longas distâncias, mas depois elas caem forrando o chão como se fosse um tapete natural. É lindo, mas sinto pena de vê-las caírem enquanto a árvore vai ficando cada dia mais descoberta e pobre. É assim que passam todo o inverno, até nascerem novos brotos e recomeçar o processo. 

Estamos nos últimos dias do outono europeu e tenho contemplado as folhas que caem. Um cenário bonito, apesar de doloroso. A natureza está dizendo-me que é hora de deixar passar o que passa e ficar com o essencial. Ela sabe que o processo é necessário para continuar viva e não segura suas folhas e convida-me para fazer o mesmo. 

Durante um dos programas que apresento na Rádio Canção Nova, falei sobre isso convidando os ouvintes para aprenderem as lições da natureza. A reação foi imediata e pude aprofundar o assunto com uma ouvinte que pedia ajuda. Partilhou sua dor pela perda, mas falou também sobre a pressa em ver nascer novos brotos, novas cores, novos frutos. Ela acabara de viver o "outono" e queria a "primavera" a todo custo. Ajudei-a a perceber que faltava o "inverno", falei sobre sua riqueza e convidei-a à calma, ao silêncio, à escuta e à espera, próprios dessa estação. Assim como a árvore precisa do inverno para ser refeita, nossa alma também. A "primavera" virá no tempo certo e será linda se soubermos esperar por ela! 

Quando paramos para pensar, logo percebemos que estamos em alguma das estações. Grande sabedoria é vivê-la bem, respeitando seu processo, seus limites, suas virtudes e fraquezas, mas sem pressa nem apego. A primavera é encantadora, mas se nos apegarmos a ela, como iremos contemplar os dias iluminados do verão? E se não nos lançarmos no outono deixando que caiam as folhas amareladas, como poderemos acolher o silêncio e a calma do inverno que refaz? 

A vida é assim, passa por fases, com nosssas escolhas colaboramos ou atrapalhamos seu processo. 

Peçamos o auxílio do Espírito Santo, que enviado por Deus, vem em socorro das nossas necessidades em cada tempo de maneira exclusiva, pois é assim que Deus nos ama. 

Para quem encontra-se hoje como a "árvore desfolhada", passando pelo silêncio e a calma do inverno, peça o Espírito Santo que aqueça, ilumine e devolva esperança ao coração abatido. Para quem se sente passando pelo "outono", mas percebe suas folhas presas por alguma razão, o Espírito Santo vem como vento e sopra para longe tudo o que é empecilho para sua renovação. 

Aos que se sentem sufocados por entulhos das "estações" passadas, "folhas secas" amontoadas impedindo que a beleza desabroche, o Espírito vem como fogo do verão e queima todo o lixo, permitindo que a vida renasça. Para os que não conseguem ver os frutos crescer e a esperança de uma boa colheita parece distante, o Espírito Santo vem como luz, água e calor, fortalecendo a "árvore" e proporcionando uma "colheita" abundante, fortalecendo seus sonhos e o encorajando a perseverar para chegar à vitória. 

Seja qual for seu tempo diante de Deus, procure vivê-lo bem, extraindo a graça própria, que por intermédio d'Ele é oferecida hoje. 

Estamos juntos! 

Dijanira Silva
dijanira@geracaophn.com 

(FONTE – Canção Nova)

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!