Pesquisar no blog

terça-feira, 27 de maio de 2014

A música na Liturgia


Um dos pontos de grande importância nas celebrações da Igreja, é o canto. Não qualquer canto, qualquer música, mas sim um que seja apropriado para o momento e o que está sendo celebrado. 

Algumas vezes vemos nas celebrações, a utilização de músicas evangélicas, ou de músicas da cultura regional ou nacional, que muitas vezes não tem comunhão com o Rito Litúrgico, tirando o espírito da celebração. 

Existem grupos, corais, que usam cantos para "animar" e acabam ferindo a Liturgia da Igreja. Já outros são de uma competência importante, que ensaiam e escolhem cânticos que irão trazer uma espiritualidade verdadeira e uma participação concreta no que será celebrado. 

Um erro que ocorre em algumas paróquias ou comunidades, é o uso de cânticos fora do Tempo Litúrgico, pela música ser "bonita" muitas vezes acabam utilizando-a durante todo o ano litúrgico, atitude que não dignifica a Liturgia, pelo contrário, à empobrece. Agora uma pergunta! Qual é o certo dizer? Cantar na Liturgia ou cantar a liturgia? 

Bem, o correto é cantar a liturgia! Devemos ter a consciência de que a música não é um acessório, um elemento separado. A música é a liturgia, e que ela é importantíssima para uma boa celebração, por isso é necessário que ela esteja totalmente em comunhão com o que está sendo vivenciado no rito.

Por Marcos Aldair - Itarema/CE

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!