Pesquisar no blog

domingo, 6 de junho de 2010

Semeando o Amor de Deus com Diógenes Guedes

10º Domingo do Tempo Comum – Cor Litúrgica Verde.

Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo!

1ª Leitura – 1 Reis17, 17-24.

Salmo Responsorial – Salmo 29.

2ª Leitura – Gálatas 1, 11-19.

Evangelho – Lucas 7, 11-17.

Estamos iniciando na igreja após as Solenidades da Páscoa, Ascensão do Senhor, de Pentecostes e da Santíssima Trindade, novamente a entrada do Tempo Comum que se estenderá até o término do Ano Litúrgico que será com a Solenidade do Cristo Rei do Universo. Tempo Comum não porque não tenha importância e sim um ciclo pra juntos vivenciarmos os feitos do Senhor Jesus, seus milagres, tudo aquilo que o Filho de Deus realizou quando passou nesta terra entre nós e que possamos também nós observar e guardar em nosso coração seus ensinamentos e tudo aquilo que Ele quer nos transmitir através de sua vida e presença constante com o seu povo.

A Primeira Leitura retirada do Livro dos Reis, mostra a figura do profeta Elias que visita a casa de uma mãe que vê o seu filho doente e com um tipo de mal muito grave ao qual nem respirava mais e essa mulher ao ver Elias o trata de certa forma rispidamente perguntando a ele se veio para lembrá-la de seus pecados e para matar o seu filho.

Elias toma o menino e leva a parte de cima de seu leito e clama a presença do Senhor Deus para que fizesse alguma coisa, ou seja, restabelecesse a vida ao menino desfalecido. Deus ouve assim o clamor de Elias restabelecendo a vida ao menino. Elias desce de seu leito a parte debaixo da casa da mulher e entrega o menino vivo a sua mãe e a mulher que antes acusava Elias reconhece nele a presença e ação de Deus em sua vida e vê que a Palavra de Deus está nele como homem de Deus.

No Salmo 29, “Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes, e preservastes minha vida da morte!”. O Salmista aqui está louvando, agradecendo e bendizendo o Senhor que o livrou de sua morte. Deus que o salva e o livra de todos os males, pois ouve o seu clamor e é bom para com ele.

Na Segunda Leitura, da Carta de São Paulo aos Gálatas, nos mostra Paulo pregando o evangelho não conforme os preceitos humanos e sim conforme a vontade e presciência do nosso Deus, por revelação de Nosso Senhor Jesus Cristo. Paulo o usa em comparação com as práticas antigas que tinha antes de ser cristão, quando perseguia a igreja.

Ele diz que quando foi chamado a pregar a Palavra daquele que o amou e o chamou desde toda a eternidade ele não consultou a carne e o sangue, ele logo partiu e o seguiu.

Esse é o chamado que Deus nos faz e nos põe a serviço trabalhar na propagação do seu amor e de sua Palavra não consultando nossas razões, pessoas e sim fazendo o seu reino e sua vontade acontecer aqui entre nós, não se prendendo a raízes do passado.

No Evangelho segundo Lucas, Jesus vai à cidade chamada Naim e com ele se dirigia pra lá os discípulos e uma grande multidão. Chegando as portas da cidade levaram até Jesus um defunto e sua mãe que o acompanhava. A mulher chorava muito, pois era seu filho único e ela era viúva. Ao vê-la Jesus sentiu compaixão e disse: Não chore!. Jesus assim toca o caixão e faz com que os que o carregavam parassem. Então disse Jesus: Jovem, eu te ordeno levanta-te!”.

Ele levantou-se, sentou-se e começou a falar e Jesus o entregou a sua mãe. Todos ficaram com medo e glorificavam a Deus dizendo: “Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visita o seu povo! e tal notícia se espalhou por toda Judéia e redondeza.

Podemos ver neste Evangelho e nas Leituras o poder de Deus e da sua Palavra a eficácia redentora de seu toque, é o Senhor quem dá a vida e a tira, isto é, o Senhor da vida ao que já estava morto.

Vemos um Jesus humano também pois se compadece de nós do seu povo e das nossas dores, assim como se compadeceu da viúva de Naim quando viu seu filho único morto. Ele não se esquece de nós nos momentos de dificuldades, angústia e aflição, nossas dores são as suas dores.

Nosso Deus quis se fazer homem e ter um coração, isto é tão bonito a nós, vemos um Deus que ama, que perdoa, que sente as nossas dores e anseios.

Jesus disse ao Jovem Levanta-te, é o mesmo que diz hoje a nós, levanta-te pra vida, levanta-te para a alegria, para o amor, para o perdão, para a felicidade, não fiquemos prostrados, caídos, nas lamentações e murmurações.

É o Senhor quem nos vê e quem nos quer por em pé!

Como nos diz no final do Evangelho o povo bem disse... É o Senhor quem visita o seu povo, através de Jesus e do seu amor. O amor tudo pode cura o coração, cura o corpo, cura a alma. Jesus curava o seu povo porque muito amava, só pelo amor temos a cura das doenças que mais afetam a humanidade atual que é o desamor, o egoísmo, o individualismo, a vingança, o ódio e o rancor.

Jesus tem compaixão de nós o seu povo Santo e pecador, tocai a nossa vida sofrida, o nosso coração dolorido, nossas feridas e chagas abertas na alma e reestabeleça principalmente em nós a vida espiritual, nosso ardor missionário, evangelizador, nossa humanidade para levar ao outro que precisa de nós uma palavra amiga e de consolo, um ombro amigo, a mão solidária que levante os caídos e sofridos aqueles que estão prostrados pelos vícios e pelo pecado, neste mês dedicado ao teu sagrado coração juntos clamamos: Sagrado Coração de Jesus fazei o nosso coração semelhante ao vosso!

Abençoai-nos o Deus todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Diógenes Guedes.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!