Pesquisar no blog

domingo, 4 de julho de 2010

Informativo Alma Missionária


Hoje a Igreja celebra a Solenidade dos apóstolos São Pedro e São Paulo. Por diferentes meios, os dois congregaram a única família de Cristo e, unidos pelo martírio, recebem em toda a terra igual veneração. Celebremos também a vida e a missa do Papa, sucessor de Pedro. Agradecemos a Deus pela vida e a missão desses apóstolos, que não se deixaram vencer pelas dificuldades, mas seguiram firmes no caminho de Jesus. Lembramos também o bispo de Roma e todos os pastores da Igreja. Leia agora o comentário desta solenidade com nosso amigo Diógenes Guedes da coluna Semeando o Amor de Deus.


Solenidade de São Pedro e São Paulo Apóstolos – Cor Litúrgica – Vermelha.

Tu és Pedro e sobre esta pedra, eu edificarei minha igreja e as portas e poderes infernais não irão derrotá-la!

1ª Leitura – Atos dos Apóstolos 12,1-11.

Salmo Responsorial – Salmo 33.

2ª Leitura – 2 Timóteo 4,6-8.17-18.

Evangelho – Mateus 16,13-19.

Neste final de semana celebramos a Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo, as colunas, os ápices da igreja. É motivo de muita alegria, pois, ter uma igreja em que a cabeça é Jesus Cristo nosso Senhor e edificado na rocha firme que é Pedro nosso primeiro Papa e pelo anúncio e zelo do Evangelho que é Paulo.

A Cor Litúrgica é vermelha devido ao martírio desses dois seguidores de Jesus e Santos deram sua vida pela Igreja, pelo anúncio do Evangelho e por Jesus.

Na Primeira Leitura retirada do Livro dos Atos dos Apóstolos o Rei Herodes manda então prender alguns dos membros da Igreja para torturá-los. Mandou matar Tiago irmão de João à espada.

Com o intuito de agradar o povo judeu mandou também prender a Pedro. Após prender Pedro o rei manda um grupo de quatro soldados vigiarem ele na prisão. Era a intenção do rei apresentar Pedro após a festa da Páscoa.

Enquanto Pedro estava mantido na prisão a Igreja orava continuamente por ele. Nesta mesma noite Pedro dormia acorrentado entre os soldados e vigiado pelos guardas. E eis que aparece uma grande luz que ilumina toda a cela e um anjo que o toca e o acorda. Diz o anjo a Pedro: “Levanta-te depressa!” e caíram as correntes de suas mãos. O anjo continua dizendo: “coloca o cinto e calça tuas sandálias!” Pedro obedeceu e o anjo continua: ”Põe tua capa e vem comigo!Pedro o acompanha, porém não sabia se tudo que estava acontecendo era real ou apenas uma visão.

Passaram pela primeira e segunda guarda, chegaram ao portão de ferro que dava a cidade e o portão se abre sozinho.

Saíram caminharam por uma rua e o anjo o deixou.

Pedro caiu em si e disse: “Agora sei de fato, que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava!”.

O poder de Deus é imenso e mesmo na prisão o Senhor não desampara os seus servos e aqueles que o amam, nem nas situações difíceis ou dificuldades da vida. É Ele que envia o seu anjo para nos ajudar a libertar-nos das prisões e cadeias que nos oprimem.

No Salmo 33, o Salmista confia em Deus, exalta seu poder na certeza da sua libertação de todo o mal e de todos os perigos que ocorrem. “De todos os temores me livrou o Senhor Deus!

Na Segunda Leitura da Segunda Carta de São Paulo à Timóteo, contemplamos o apóstolo Paulo dizer a Comunidade que havia chegado a sua hora de dar sua vida, de derramar o seu sangue, da sua partida. Porém, tinha a certeza de que havia concluído a sua missão de anunciar o Cristo e o seu Evangelho. “Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé”.

E continua dizendo: “Agora está reservada a mim a coroa da justiça, que o Senhor, o justo juiz, me dará naquele dia; não só a mim, mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa”.

Diz ele que o Senhor lhe deu as forças para que anunciasse a mensagem e ela fosse ouvida por todas as Nações. O Senhor o libertou da boca do leão e me salvará para o seu reino celeste. Conclui suas Palavras exaltando o Senhor A Ele a glória pelos séculos dos séculos. Amém!

Paulo teve a certeza de sua vitória e do prêmio que o esperava, prêmio este que não era dinheiro, bens, posses e sim a eternidade ao lado de Deus.

O Senhor dá forças a aqueles que se propõe a anunciar sua Palavra, o seu amor e o seu reino, é ele mesmo que cuida dos seus e não deixa que qualquer mal venha lhes atormentar, o faz pela glória de seu Nome e para que o mundo veja a manifestação do seu poder salvador e de sua mão libertadora.

No Evangelho segundo Mateus, vemos o próprio Jesus na região de Cesaréia de Filipe e indaga os seus discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” Respondem eles: “Alguns dizem que é João Batista, outros Elias e outros ainda Jeremias ou alguns dos profetas.

E Jesus os indaga novamente. “E vós quem dizeis que eu sou?”. Pedro diz: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Jesus diz: Feliz és tu Pedro, porque não foi um ser humano que te disse isso e sim meu Pai que está nos céus que te revelou isso. Por isso eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra construirei minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. E eu te darei as chaves do reino dos céus: tudo que ligares na terra será ligado nos céus; tudo que desligares na terra será desligado nos céus”.

Certamente Jesus não estava com nenhuma crise existencial ou perguntando aos discípulos por puro orgulho pensando: Deixa eu perguntar pra eles quem dizem que eu sou pra ver se falam bem de mim!. Não é isso!

Jesus pergunta sobre si para saber como os homens o enxergam, como o vêem aqui nesta terra, pergunta aos discípulos pois estavam sempre no meio do povo e das multidões. Dizem eles, alguns falam que és João Batista, outros Elias, outros Jeremias ou algum profeta.

Ai Jesus se volta a eles e diz: “E agora vocês, para vocês quem eu sou?” O Senhor pergunta hoje também a cada um de nós esta mesma pergunta: Quem Eu sou eu para você e na sua vida? Que espaço eu ocupo? O que eu represento a você?

E qual será a nossa resposta a pergunta feita por Jesus?

Pedro olha para Jesus e diz? “Tu és o Messias, Filho do Deus vivo”. Jesus assim vê que realmente Pedro não pelo humano que estava dentro dele falou tais palavras, mas sim foi dirigido pelo Pai e pelo Espírito Santo de Deus.

Assim Jesus confia sua Igreja aqui na terra a Pedro, nosso primeiro Papa e Pastor aqui, dando força e poder a esta Igreja, e prometeu as portas do inferno nunca irão derrotá-la, pois, está construída sobre a pedra, a rocha forte e dá ainda a Pedro o chamado Poder das chaves para ligar a terra aos céus, fazer este ponto de ligação.

Tudo que for dito e feito válido aqui por esta Igreja Santa e Uma será ligado e continuado nos céus e tudo que for desligado aqui será desligado nos céus.

Então eis irmãos a verdadeira Igreja de Jesus, pois, foi Ele mesmo que a constitui com o seu próprio sangue e atribuiu a Pedro que apascentasse o seu rebanho rumo aos céus.

Igreja esta que sofre tribulações, perseguições, é exposta nos meios de comunicação, pessoas que a renegam, a rejeitam que não seguem seus preceitos e ensinos, contudo, tem mais de dois mil anos e os ventos infernais sopram sobre ela tentando derrubá-la, acabar com ela, mas não consegue, pois, foi promessa de Jesus: As portas do inferno nunca irão derrotá-la! O mal se levanta e nada pode contra a Igreja de Jesus, vemos ultimamente quantas coisas ruins que se ergueram, contudo permanece em pé a igreja banhada pelo sangue dos mártires, santos e de Jesus.

Esta é a herança deixada por Jesus a nós seus filhos e filhas, nos deu uma Igreja completa, com Sacramentos, Mandamentos, Santos e Mártires, a sua Palavra, sua Mãe, a presença real Dele na Santa Eucaristia, o seu Coração Santo está conosco.

Não há porque deixar esta Igreja e ir pra alguma seita ou “igreja” estranha que não nos garante a eternidade e a certeza de um dia contemplarmos face a face como Ele é.

Jesus fez grandes coisas na vida dos apóstolos Pedro e Paulo estava com eles até nos momentos difíceis e mesmo na prisão se mantiveram confiantes e esperaram no Senhor pela sua libertação e viram a glória de Deus brilhar.

Interessante Jesus muda seus nomes de Saulo perseguidor dos cristãos que inclusive matou a muitos que anunciavam Jesus, tem seu encontro pessoal e conversão profunda e passa a ser Paulo, no caminho pra Damasco cai de seu cavalo e junto com esta queda caem também as traves de seus olhos e Ele desperta para uma Nova Vida de anúncio do Evangelho e de Jesus às Nações.

Pedro humilde pescador, antes chamado Simão, e passa a se chamar Pedro, quer dizer pedra, Cefas, a rocha forte na qual iria ter como base a sua igreja, a estrutura, o alicerce. Homem simples, pescador e sem estudo ou cultura, mas Deus usa dos simples para confundir os grandes, dos pequenos ergue seu império e manifesta o seu poder.

Ele fica responsável por apascentar o rebanho do Senhor aqui na terra e de levantar esta Igreja do Senhor e estar à sua frente como primeiro Papa e até hoje assim se faz presença por sua intercessão e na sucessão no longo desses mais de dois mil anos pelos Papas.

É dia também de rezar na intenção do nosso Santo Padre o Papa Bento XVI, para que Deus lhe dê força, saúde, paz e muita sabedoria e que derrame sobre ele a unção do Espírito Santo para conduzir sua Igreja nos caminhos deste mundo rumo aos céus.

Assim suplicamos no dia de hoje: São Pedro e São Paulo, rogai por nós!

Abençoai-nos o Deus todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Diógenes Guedes.


Alma Missionária com nova coluna

O blog Alma Missionária tem uma nova coluna. Começou nesse sábado a nova coluna do blog chamada Vivência dos Sacramentos com nosso amigo Adriano Marques. Um espaço aberto para a publicação de textos religiosos, explicações e dicas para você, tudo por nosso amigo Adriano, que aceitou o nosso convite e agora faz parte do nosso blog, nos ajudando a fortificar o blog fazendo a Palavra de Deus ficar mais conhecida, fazendo com que os homens conheçam esta palavra. Para ler o primeiro texto dessa semana que falou sobre o Puro Amor, é só clicar aqui Vivência dos Sacramentos.


1ª Romaria da Campanha dos Devotos

Foi realizada ontem em Aparecida – SP, a 1ª romaria da Campanha dos Devotos da Fundação Nossa Senhora Aparecida ao Santuário Nacional. Membros da Campanha dos Devotos e visitantes do Santuário Nacional se reuniram em frente à Tribuna Bento XVI assistindo o grande show do Padre Antônio Maria que reuniu cerca de quatro mil pessoas. O show foi transmitido ao vivo pela Rede Aparecida.



ClubTi de Férias para a criançada

Em ritmo de férias a Rede Aparecida não se esqueceu das crianças. A partir do dia 05 de julho, nessa segunda, o Clube do Tijolinho ganha mais espaço na grade da programação. No mês de férias, o programa, que atualmente é exibido de segunda a sexta, às 13h, será apresentado também no período da noite, às 19h15. Pensado para o público de até 10 anos, a atração é estritamente educativa, sem deixar de ser atraente e divertida.

Os desenhos apresentados pelo boneco Tijolinho, personagem já conhecido pela garotada, estimulam as crianças a descobrirem o mundo.

Entre eles, estão os famosos Bananas de Pijamas, Mecanimais, Poko e As aventuras cósmicas de Gali e Nico.

Além dos desenhos, o quadro Professor Sassá complementa a educação dos telespectadores mirins, através de experiências com materiais reciclados.

De segunda a sexta a partir do dia 05 de julho às 13h00min e às 19h00min.


Rede Aparecida e TV Canção Nova organizam debate entre presidenciáveis

Os representantes de partidos políticos assinaram no dia 22 de junho, um documento que estabelece as regras de um debate com os presidenciáveis, que será promovido pela Rede Aparecida e TV Canção Nova.

A atividade está prevista para o dia 23 de agosto, às 22h, no auditório da Faculdade de Santa Marcelina, no bairro de Perdizes, na Capital paulista.

A reunião feita em São Paulo contou com a presença das diretorias das TVs Aparecida e Canção Nova, representantes do setor jurídico das duas emissoras e dos partidos dos candidatos à Presidência da República.

O debate será mediado pelo diretor geral da TV APARECIDA, Padre César Moreira.

“Mais do que ver candidatos se destratarem ou debaterem temas que são muito mais teóricos do que práticos na vida do povo, nós queremos fazer um encontro de presidenciáveis, com a intenção de dar um passo na educação política de candidatos e eleitores”, disse padre César.

Segundo o diretor artístico da TV Canção Nova, Gilberto Maia, as emissoras estão empenhas para o sucesso do debate.

“Estamos trabalhando muito e preparando um grande encontro entre os presidenciáveis e acredito que será um sucesso”, ressaltou Gilberto.

O debate terá duas horas de duração, dividido em quatro blocos.

Respostas, comentários, réplicas e tréplicas já estão contempladas no formato do encontro.

Serão feitas perguntas comuns para todos os candidatos, elaboradas por pastorais, movimentos sociais.

Contará ainda com a participação de jornalistas e da platéia.

A organização do debate entrou em contato com todos os partidos que tem representação na Câmara dos Deputados, como exige a lei eleitoral.

(Fonte – A12)

Papa visita Sulmona para venerar relíquias de São Celestino V


Em sua segunda visita pastoral à Itália neste ano, Bento XVI irá hoje (4) a Sulmona, na Província de Áquila, região devastada por um terremoto em 2009.

O pontífice vai venerar as relíquias de São Celestino V, papa que renunciou em 1294, seis meses após sua eleição.

Monge eremita, Pietro del Murrone foi eleito papa aos 85 anos, em 5 de julho de 1294, num conclave que durou 27 meses.

Pobre e com fama de santo, o sucessor de Nicolau IV tinha vida espiritual irretocável, mas escassas capacidades intelectuais e administrativas. Não conhecia o latim, língua oficial da Igreja na época.

Decidido a retomar sua vida de orações na solidão de um mosteiro, Celestino V renunciou ao Pontificado e em seu lugar, foi eleito o Cardeal Benedetto Caetani, que assumiu o nome de Bonifácio VIII.

Pietro del Murrone tentou voltar ao eremitério, mas Bonifácio ordenou que fosse encarcerado na torre de um castelo, onde permaneceu isolado até o fim da vida, em 1296.

Papa Clemente V canonizou Pietro del Murrone em 1313.


Amanhã, Bento XVI rezará junto a seu túmulo, mas há vários locais de culto ligados a São Celestino V na área, como o próprio eremitério de Morrone, grande construção a pouca distância do centro da cidade.

Além da missa presidida na Praça Garibaldi, o pontífice vai inaugurar uma casa de padres anciãos e enfermos, e encontrar-se com uma delegação do cárcere e com jovens.

Com informações da Rádio Vaticano

(Fonte - A12)

Católico ou espírita?


É preciso ficar bem claro que o espiritismo (bem como suas derivações) contradiz frontalmente a doutrina católica em muitos pontos, sendo, portanto, impossível a um católico ser também espírita. Em 1953, os Bispos do Brasil disseram que o espiritismo é o desvio doutrinário “mais perigoso” para o país, uma vez que “nega não apenas uma ou outra verdade da nossa fé, mas todas elas, tendo, no entanto, a cautela de dizer-se cristão, de modo a deixar, a católicos menos avisados, a impressão erradíssima de ser possível conciliar catolicismo com espiritismo” (Espiritismo, orientação para os católicos, D.Boaventura Kloppenburg, Ed. Loyola, 5ªed, 1995,pag.11).

Muitas passagens da Bíblia comprovam o que está dito acima. A principal delas é a que está no livro do Deuteronômio: “Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha [magia negra], nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou à evocação dos mortos, porque o Senhor, teu Deus, abomina aqueles que se dão a essas práticas...” (Deuteronômio 18,9-13). Essas palavras da Bíblia são muito claras e fortes e não deixam dúvida sobre a proibição “radical” de Deus a todas as formas de ocultismo e busca de poder ou de conhecimento fora da vontade de Deus. E isto é um perigo para a vida cristã, porque “contamina” a alma.

Por “adivinhos” devemos entender todas as formas de se buscar o conhecimento de realidades ocultas, conhecer o futuro, etc. Entre essas práticas estão, entre outras, a invocação dos mortos (necromancia), a leitura das mãos (quiromancia), a astrologia, os búzios, cartomancia, consultas aos cristais, tarôs, numerologia, etc. Uma verdade bíblica que todo católico precisa saber, é o que disse São Paulo aos coríntios: “As coisas que os pagãos sacrificam, sacrificam-nas aos demônios e não a Deus. E eu não quero que tenhais comunhão com os demônios. Não podeis beber ao mesmo tempo o cálice do Senhor e o cálice dos demônios. Não podeis participar ao mesmo tempo da

mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou quereis provocar a ira do Senhor”?

(1 Cor 10,20´22).

O espiritismo nega pelo menos 40 verdades da fé cristã:

1 - Nega o mistério, e ensina que tudo pode ser compreendido e explicado.

2 - Nega a inspiração divina da Bíblia.

3 - Nega o milagre.

4 - Nega a autoridade do Magistério da Igreja.

5 - Nega a infalibilidade do Papa.

6 - Nega a instituição divina da Igreja.

7 - Nega a suficiência da Revelação.

8 - Nega o mistério da Santíssima Trindade.

9 - Nega a existência de um Deus Pessoal e distinto do mundo.

10 - Nega a liberdade de Deus.

11 - Nega a criação a partir do nada.

12 - Nega a criação da alma humana por Deus.

13 - Nega a criação do corpo humano.

14 - Nega a união substancial entre o corpo e a alma.

15 - Nega a espiritualidade da alma.

16 - Nega a unidade do gênero humano.

17 - Nega a existência dos anjos.

18 - Nega a existência dos demônios.

19 - Nega a divindade de Jesus.

20 - Nega os milagres de Cristo.

21 - Nega a humanidade de Cristo.

22 - Nega os dogmas de Nossa Senhora (Imaculada Conceição, Virgindade perpétua, Assunção, Maternidade divina).

23 - Nega nossa Redenção por Cristo (é o mais grave!).

24 - Nega o pecado original.

25 - Nega a graça divina.

26 - Nega a possibilidade do perdão dos pecados.

27 - Nega o valor da vida contemplativa e ascética.

28 - Nega toda a doutrina cristã do sobrenatural.

29 - Nega o valor dos Sacramentos.

30 - Nega a eficácia redentora do Batismo.

31 - Nega a presença real de Cristo na Eucaristia.

32 - Nega o valor da Confissão.

33 - Nega a indissolubilidade do Matrimônio.

34 - Nega a unicidade da vida terrestre.

35 - Nega o juízo particular depois da morte.

36 - Nega a existência do Purgatório.

37 - Nega a existência do Céu.

38 - Nega a existência do Inferno.

39 - Nega a ressurreição da carne.

40 - Nega o juízo final.

Apesar de tudo isso muitos continuam a proclamar que “o espiritismo e o Cristianismo ensinam a mesma coisa...” Na verdade é o “joio no meio do trigo” (Mt 13,28), que o inimigo semeou na messe do Senhor. Nada como o espiritismo nega tão radicalmente a doutrina católica.

Ouçamos, finalmente, a palavra oficial da nossa Mãe Igreja, que tão bem nos ensina através do Catecismo: “Todas as formas de adivinhação hão de ser rejeitadas: recurso a Satanás ou aos demônios, evocação dos mortos ou outras práticas que erroneamente se supoem ´descobrir´ o futuro. A consulta aos horóscopos, a astrologia, a quiromancia (leitura das mãos), a interpretação de presságios e da sorte, os fenômenos de visão (bolas de cristais), o recurso a médiuns escondem uma vontade de poder sobre o tempo, sobre a história e finalmente sobre os homens, ao mesmo tempo que um desejo de ganhar para si os poderes ocultos. Estas práticas contradizem a honra e o respeito que, unidos ao amoroso temor, devemos exclusivamente a Deus” (N° 2116).”O espiritismo implica frequentemente práticas de adivinhação ou de magia. Por isso a Igreja adverte os fiéis a evitá-lo” (N° 2117).

Os católicos que se deram a essas práticas condenadas pela Igreja podem e devem abandoná-las com urgência. Devem procurar um sacerdote, fazer uma confissão clara dos seus pecados e prometer a Deus nunca mais se dar a essas práticas. É preciso também destruir todo material (livros, imagens, gravuras, vestes, etc) usadas e consagradas nesses cultos.

Parece que hoje, grande parte do povo, volta ao paganismo e às suas práticas

idolátricas - isto nega o Cristianismo. A Igreja, como Mãe bondosa e cautelosa não quer que os seus filhos se percam.

Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com
Prof. Felipe Aquino, casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de Aprofundamentos no país e no exterior, já escreveu 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Trocando Idéias". Saiba mais em
Blog do Professor Felipe
Site do autor: www.cleofas.com.br

(FONTE – Canção Nova)

ABORTO... ABORTE ESSA IDÉIA!



“O mundo que Deus nos deu é mais do que suficiente, segundo os cientistas e pesquisadores, para todos; existe riqueza mais que de sobra para todos”. É só uma questão de reparti-la bem, sem egoísmo. O aborto pode ser combatido mediante a adoção. Quem não quiser as crianças que vão nascer que as dê a mim. Não rejeitarei uma só delas. Encontrarei uns pais para elas". (Madre Tereza de Calcutá)

Um dos grandes problemas de nosso mundo é o aborto. Milhares de vidas são sacrificadas a cada dia por capricho, medo e irresponsabilidade. Uma criança não merece pagar pela falta de planejamento ou erro cometido por duas pessoas, pois a mulher tem o pleno direito sobre o corpo (claro que Deus é o detentor supremo!), mas a mulher não tem o direito sobre a vida da criança que está nela. A vida é um direito de todos. Já imaginou se seu pai ou sua mãe resolvessem te abortar? Eu não gostaria que isso tivesse acontecido e creio que você também não. Venha nos ajudar a divulgar a vida!!!!

Uma nação que legaliza o aborto não merece subsistir.
A partir do dia em que o aborto se tornar lei, não haverá apenas uma mudança quantitativa nos assassinatos intra-uterinos. Haverá uma mudança qualitativa essencial: o Brasil terá se tornado formalmente uma

nação inimiga de Deus.

“Em verdade vos digo:Todas as vezes que fizerem mal a esses pequeninos,foi a mim mesmo que o fizestes”(Mt 25-40)

“Antes que no seios fosses formado eu já te conhecia...antes de teu nascimento eu já te havia consagrado” (Jr 1,5)

Entre na guerra contra essa monstruosidade que é o aborto.... A vida de milhares de crianças estão em nossas mãos!!!

A Igreja não é contra o aborto, mas sim a favor da vida.

Deixe-me Nascer – Celina Borges



Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!