Pesquisar no blog

sábado, 3 de julho de 2010

Semeando o Amor de Deus com Diógenes Guedes

Solenidade de São Pedro e São Paulo Apóstolos – Cor Litúrgica – Vermelha.

Tu és Pedro e sobre esta pedra, eu edificarei minha igreja e as portas e poderes infernais não irão derrotá-la!

1ª Leitura – Atos dos Apóstolos 12,1-11.

Salmo Responsorial – Salmo 33.

2ª Leitura – 2 Timóteo 4,6-8.17-18.

Evangelho – Mateus 16,13-19.

Neste final de semana celebramos a Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo, as colunas, os ápices da igreja. É motivo de muita alegria, pois, ter uma igreja em que a cabeça é Jesus Cristo nosso Senhor e edificado na rocha firme que é Pedro nosso primeiro Papa e pelo anúncio e zelo do Evangelho que é Paulo.

A Cor Litúrgica é vermelha devido ao martírio desses dois seguidores de Jesus e Santos deram sua vida pela Igreja, pelo anúncio do Evangelho e por Jesus.

Na Primeira Leitura retirada do Livro dos Atos dos Apóstolos o Rei Herodes manda então prender alguns dos membros da Igreja para torturá-los. Mandou matar Tiago irmão de João à espada.

Com o intuito de agradar o povo judeu mandou também prender a Pedro. Após prender Pedro o rei manda um grupo de quatro soldados vigiarem ele na prisão. Era a intenção do rei apresentar Pedro após a festa da Páscoa.

Enquanto Pedro estava mantido na prisão a Igreja orava continuamente por ele. Nesta mesma noite Pedro dormia acorrentado entre os soldados e vigiado pelos guardas. E eis que aparece uma grande luz que ilumina toda a cela e um anjo que o toca e o acorda. Diz o anjo a Pedro: Levanta-te depressa! e caíram as correntes de suas mãos. O anjo continua dizendo: coloca o cinto e calça tuas sandálias! Pedro obedeceu e o anjo continua: ”Põe tua capa e vem comigo!Pedro o acompanha, porém não sabia se tudo que estava acontecendo era real ou apenas uma visão.

Passaram pela primeira e segunda guarda, chegaram ao portão de ferro que dava a cidade e o portão se abre sozinho.

Saíram caminharam por uma rua e o anjo o deixou.

Pedro caiu em si e disse: Agora sei de fato, que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava!”.

O poder de Deus é imenso e mesmo na prisão o Senhor não desampara os seus servos e aqueles que o amam, nem nas situações difíceis ou dificuldades da vida. É Ele que envia o seu anjo para nos ajudar a libertar-nos das prisões e cadeias que nos oprimem.

No Salmo 33, o Salmista confia em Deus, exalta seu poder na certeza da sua libertação de todo o mal e de todos os perigos que ocorrem. De todos os temores me livrou o Senhor Deus!

Na Segunda Leitura da Segunda Carta de São Paulo à Timóteo, contemplamos o apóstolo Paulo dizer a Comunidade que havia chegado a sua hora de dar sua vida, de derramar o seu sangue, da sua partida. Porém, tinha a certeza de que havia concluído a sua missão de anunciar o Cristo e o seu Evangelho. Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé”.

E continua dizendo: Agora está reservada a mim a coroa da justiça, que o Senhor, o justo juiz, me dará naquele dia; não só a mim, mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa”.

Diz ele que o Senhor lhe deu as forças para que anunciasse a mensagem e ela fosse ouvida por todas as Nações. O Senhor o libertou da boca do leão e me salvará para o seu reino celeste. Conclui suas Palavras exaltando o Senhor A Ele a glória pelos séculos dos séculos. Amém!

Paulo teve a certeza de sua vitória e do prêmio que o esperava, prêmio este que não era dinheiro, bens, posses e sim a eternidade ao lado de Deus.

O Senhor dá forças a aqueles que se propõe a anunciar sua Palavra, o seu amor e o seu reino, é ele mesmo que cuida dos seus e não deixa que qualquer mal venha lhes atormentar, o faz pela glória de seu Nome e para que o mundo veja a manifestação do seu poder salvador e de sua mão libertadora.

No Evangelho segundo Mateus, vemos o próprio Jesus na região de Cesaréia de Filipe e indaga os seus discípulos: Quem dizem os homens que eu sou?Respondem eles: Alguns dizem que é João Batista, outros Elias e outros ainda Jeremias ou alguns dos profetas.

E Jesus os indaga novamente. E vós quem dizeis que eu sou?”. Pedro diz: Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Jesus diz: Feliz és tu Pedro, porque não foi um ser humano que te disse isso e sim meu Pai que está nos céus que te revelou isso. Por isso eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra construirei minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. E eu te darei as chaves do reino dos céus: tudo que ligares na terra será ligado nos céus; tudo que desligares na terra será desligado nos céus”.

Certamente Jesus não estava com nenhuma crise existencial ou perguntando aos discípulos por puro orgulho pensando: Deixa eu perguntar pra eles quem dizem que eu sou pra ver se falam bem de mim!. Não é isso!

Jesus pergunta sobre si para saber como os homens o enxergam, como o vêem aqui nesta terra, pergunta aos discípulos pois estavam sempre no meio do povo e das multidões. Dizem eles, alguns falam que és João Batista, outros Elias, outros Jeremias ou algum profeta.

Ai Jesus se volta a eles e diz: E agora vocês, para vocês quem eu sou? O Senhor pergunta hoje também a cada um de nós esta mesma pergunta: Quem Eu sou eu para você e na sua vida? Que espaço eu ocupo? O que eu represento a você?

E qual será a nossa resposta a pergunta feita por Jesus?

Pedro olha para Jesus e diz? Tu és o Messias, Filho do Deus vivo. Jesus assim vê que realmente Pedro não pelo humano que estava dentro dele falou tais palavras, mas sim foi dirigido pelo Pai e pelo Espírito Santo de Deus.

Assim Jesus confia sua Igreja aqui na terra a Pedro, nosso primeiro Papa e Pastor aqui, dando força e poder a esta Igreja, e prometeu as portas do inferno nunca irão derrotá-la, pois, está construída sobre a pedra, a rocha forte e dá ainda a Pedro o chamado Poder das chaves para ligar a terra aos céus, fazer este ponto de ligação.

Tudo que for dito e feito válido aqui por esta Igreja Santa e Uma será ligado e continuado nos céus e tudo que for desligado aqui será desligado nos céus.

Então eis irmãos a verdadeira Igreja de Jesus, pois, foi Ele mesmo que a constitui com o seu próprio sangue e atribuiu a Pedro que apascentasse o seu rebanho rumo aos céus.

Igreja esta que sofre tribulações, perseguições, é exposta nos meios de comunicação, pessoas que a renegam, a rejeitam que não seguem seus preceitos e ensinos, contudo, tem mais de dois mil anos e os ventos infernais sopram sobre ela tentando derrubá-la, acabar com ela, mas não consegue, pois, foi promessa de Jesus: As portas do inferno nunca irão derrotá-la! O mal se levanta e nada pode contra a Igreja de Jesus, vemos ultimamente quantas coisas ruins que se ergueram, contudo permanece em pé a igreja banhada pelo sangue dos mártires, santos e de Jesus.

Esta é a herança deixada por Jesus a nós seus filhos e filhas, nos deu uma Igreja completa, com Sacramentos, Mandamentos, Santos e Mártires, a sua Palavra, sua Mãe, a presença real Dele na Santa Eucaristia, o seu Coração Santo está conosco.

Não há porque deixar esta Igreja e ir pra alguma seita ou “igreja” estranha que não nos garante a eternidade e a certeza de um dia contemplarmos face a face como Ele é.

Jesus fez grandes coisas na vida dos apóstolos Pedro e Paulo estava com eles até nos momentos difíceis e mesmo na prisão se mantiveram confiantes e esperaram no Senhor pela sua libertação e viram a glória de Deus brilhar.

Interessante Jesus muda seus nomes de Saulo perseguidor dos cristãos que inclusive matou a muitos que anunciavam Jesus, tem seu encontro pessoal e conversão profunda e passa a ser Paulo, no caminho pra Damasco cai de seu cavalo e junto com esta queda caem também as traves de seus olhos e Ele desperta para uma Nova Vida de anúncio do Evangelho e de Jesus às Nações.

Pedro humilde pescador, antes chamado Simão, e passa a se chamar Pedro, quer dizer pedra, Cefas, a rocha forte na qual iria ter como base a sua igreja, a estrutura, o alicerce. Homem simples, pescador e sem estudo ou cultura, mas Deus usa dos simples para confundir os grandes, dos pequenos ergue seu império e manifesta o seu poder.

Ele fica responsável por apascentar o rebanho do Senhor aqui na terra e de levantar esta Igreja do Senhor e estar à sua frente como primeiro Papa e até hoje assim se faz presença por sua intercessão e na sucessão no longo desses mais de dois mil anos pelos Papas.

É dia também de rezar na intenção do nosso Santo Padre o Papa Bento XVI, para que Deus lhe dê força, saúde, paz e muita sabedoria e que derrame sobre ele a unção do Espírito Santo para conduzir sua Igreja nos caminhos deste mundo rumo aos céus.

Assim suplicamos no dia de hoje: São Pedro e São Paulo, rogai por nós!

Abençoai-nos o Deus todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Diógenes Guedes.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!