Pesquisar no blog

domingo, 11 de julho de 2010

Informativo Alma Missionária


A Igreja celebra hoje o 15º Domingo do Tempo Comum. Hoje somos convocados a abraçar o mandamento do amor, que se traduz em obras concretas de fraternidade, como ressalta a parábola do “bom samaritano”. Este mandamento está ao nosso alcance, desde que seja colocado em nosso coração pela Palavra que ouvimos com fé e professamos com entusiasmo. Leia o comentário desse domingo com Diógenes Guedes.



15º Domingo do Tempo Comum – Cor Litúrgica – Verde.

Ele é o primogênito da criação. Tudo o que existe foi Nele criado, Nele encontramos a Redenção!

1ª Leitura – Deuteronômio 30, 10-11.

Salmo Responsorial – Sl. 68 ou 18b

2ª Leitura – Colossenses 1, 15-20.

Evangelho – Luas 10, 25-37.

Com a Igreja e a Liturgia estamos percorrendo o Tempo Comum que nos traz os ensinamentos da vida de Jesus e tudo aquilo que Ele passou a seus discípulos e ao seu povo através da Palavra de Deus.

Na Primeira Leitura retirada do Livro do Deuteronômio vemos o próprio Moisés exortando e ensinando o seu povo, a ouvir a voz de Deus, seguir seus ensinamentos, buscando a sincera conversão, a transformação espiritual pra sua vida.

E o próprio profeta nos mostra que tais ensinamentos não são tão difíceis assim de observar e seguir. A Palavra de Deus não é algo estranho a nós, distante, mas sim está dentro de nós, do nosso coração.

Pronunciamos muito com os nossos lábios a Palavra de Deus, mas será que o nosso coração e a nossa vida, condizem realmente com aquilo que professamos ou dizemos? Ou será que somos um povo que só louva a Deus com palavras e com os lábios e o nosso ser e o nosso coração estão distantes Dele?

No Salmo 68, o Salmista nos convida a buscarmos o Senhor de coração e Ele nos alcançará com a sua mão. “Humildes buscai a Deus e o vosso coração reviverá!”

Na Segunda Leitura retirada da Carta de São Paulo aos Colossenses nos mostra que Jesus é a imagem do Deus invisíveis, aquele que não o vimos e nem se manifestou a nós, mas está presente na figura do seu Filho amado. Nos diz Jesus: “Quem me vê, vê o Pai.”

Tudo foi criado por causa dele e para Ele. Ele existe antes mesmo de todas as coisas visíveis e invisíveis, e tudo tem Nele sua consistência.

Ele detém a primazia, é a cabeça do corpo, que é a Igreja. É o princípio, o primogênito dentre os mortais.

Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude e reconciliar todos os seres Nele, trazendo a paz no céu e na terra por seu sangue vertido na cruz.

No Evangelho segundo Lucas vemos Jesus contar a parábola do bom samaritano, ao ser indagado por alguém que dizia: “Senhor, que posso fazer para ganhar a vida eterna?” Jesus pergunta: “Mas como lês a lei?” o homem como o resumo dos mandamentos, sintetizando em dois apenas, os mais importante. “Amarás o Senhor teu Deus e o teu próximo como a ti mesmo.”

Jesus diz a Ele: “Observa e faz isso e viverás!” Contudo o Mestre o questiona: “E quem é o teu próximo?”

Após isso contou-lhe a parábola do bom samaritano. Ao qual vinha um homem pela estrada com o seu cavalo e foi assaltado, onde levaram tudo o que tinha e o espancaram o deixando quase morto na estrada.

Um sacerdote passou viu a cena, o homem no estado que estava o mesmo aconteceu com um levita, chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante pelo outro caminho.

Contudo, um samaritano que estava viajando o viu e se aproximou e sentiu compaixão. Fez-lhe curativos e derramou o óleo sobre suas feridas. Colocando o homem em seu cavalo e seguindo até uma pensão para que cuidasse dele.

No dia seguinte deu duas moedas de prata ao dono da pensão para que cuidassem dele e que quando ele voltasse pagaria o que o mesmo consumiu.

Jesus então pergunta: “Qual dos três foi o próximo daquele homem?” E ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. E disse Jesus: “Vá e faça a mesma coisa!”

Neste Evangelho vemos claramente a Misericórdia de Jesus, que ama, perdoa, reencaminha o seu povo.

Um desconhecido que é ajudado por um homem de bom coração. Que graça de Deus se abrir ao outro, aos anseios, a misericórdia, ao perdão e a acolhida.

Ir de encontro aquele que precisa de nós, os que sofrem, padecem as dores, os sofrimentos. Em todos podemos ver o rosto de Jesus, se ajuda um de meus irmãos pequeninos é a mim que o ajudais e fazeis, diz Jesus.

Só quem ama é capaz de sair de si e do seu egoísmo e olhar as necessidades do outro. Cuidar, sarar as feridas, curar as chagas dos que padecem de tantos males e doenças na nossa atualidade.

Os males vão além do físico e do corpo, atingem a alma, o espírito, a essência da pessoa.

Estender a mão e abrir o coração, acolher, compartilhar e perdoar, é fazer o céu cumprir o seu papel, já na terra tem que vigorar. Já diz uma linda canção do tempo pascal.

Quem ama traz o céu aqui, faz da terra o céu. Assim como o vosso Pai é Misericordioso, sede misericordiosos com os vossos irmãos.

Próximo não é aquele que só convive conosco, que está conosco, contudo, é preciso agir com misericórdia e amor para com todos. Somos irmãos, filhos do mesmo Pai, vivemos no mesmo planeta, merecemos o mesmo respeito, o mesmo céu nos é prometido. Somos imagem e semelhança de um Deus que ama imensa e incondicionalmente a cada um de nós.

Que neste dia possamos viver o amor, a acolhida, o perdão e a misericórdia para com os nossos irmãos e semelhantes. Pois assim como amarmos e perdoarmos receberemos de Deus a justa recompensa.

Abençoai-nos o Deus todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Diógenes Guedes.


Blog Alma Missionária no Orkut?



Sim, agora você pode adicionar o orkut do nosso blog. Para o melhor funcionamento e divulgação do blog, criamos agora um orkut onde será possível você entrar em contato facilmente conosco. O objetivo do orkut é reunir os leitores do blog em um só lugar para que assim os mesmos possam dá sugestões. Mas o único meio de você entrar em contato conosco não é somente pela rede social do orkut, mas sim também pelo e-mail do blog que é alma-missionaria@hotmail.com, caso você deseja algo mais privado ou se você não tem orkut, o e-mail é uma opção.

Mas agora o Orkut do blog é o ponto principal de publicação do blog?

Não, o orkut é um meio de divulgação, vai servir pra divulgarmos as coisas do blog. Publicação de notícias, formação, reflexão, comentário será somente aqui no blog Alma Missionária.

Como posso encontrar o Orkut do blog?

É simples, basta você clicar aqui.

Então, se você quiser adicionar o orkut do blog, é simples e fácil. Lá você encontra as fotos das atrações do blog e o resumo de cada uma delas.

Então resumindo, duas opções para entrar em contato conosco.

1- Pelo e-mail alma-missionaria@hotmail.com

2- Pelo orkut clicando aqui.



A Igreja celebrou no último dia 09 de julho o dia de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Foi uma religiosa ítalo-brasileira canonizada em 19 de Maio de 2002 pelo Papa João Paulo II. Aqui no Brasil foi construído um santuário para a santa na cidade de Nova Trento no estado de Santa Catarina. Desde muito cedo, atuante nos serviços religiosos da sua paróquia, emite os votos em 1895 e torna-se Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Amábile dá início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Em 1903 deixa Nova Trento e, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, ocupa-se de crianças órfãs e de ex-escravos abandonados.


Você que é pai, você tem dado toda a atenção que o seu filho merece? Leia a reflexão abaixo e entenda...


Reflexão - Quanto você ganha por dia?

Um menino com uma voz tímida e os olhos de admiração, pergunta ao pai quando ele chegava do trabalho: Papai quanto o senhor ganha por hora?

O pai num gesto severo, claro já cansado, irritado pelos problemas do dia-a-dia, falta de dinheiro, enfim ele responde duramente: Escuta aqui meu filho, isso nem a sua mãe sabe, não me amole que estou cansado tá!

Mas o filho insiste: Papai, por favor só me fala quanto o senhor ganha por hora.

Então aí o pai respondeu: Ta bom meu filho. Aí ele fez os cálculos rapidamente, três reais, por que você quer saber?

Aí então o filho disse: Então pai, o senhor poderia me emprestar Um Real?

O pai já cheio de ira e tratando o filho já com mais brutalidade, respondeu: Há então era essa a razão que você queria saber quanto eu ganho né, só me procura por dinheiro, vá dormir e não me amole mais seu aproveitador!

Já era noite e o menino foi dormir, uma lágrima caiu no canto dos seus olhos e o pai então depois do banho deitou na cama e começou a refletir o que havia acontecido, e se sentiu culpado.

Talvez o filho precisasse comprar alguma coisa , querendo aquele um real. Foi aí então que pensou em aliviar a sua consciência que estava pesada, afinal ele era pai. Foi até o quarto do filho e em voz baixa perguntou: Filho, você ainda está dormindo?

Não papai, respondeu o filho sonolento.

Olha aqui está o dinheiro que você me pediu, ta feliz meu filho?

Puxa papai, muito obrigado, disse o filho levantando da cama e retirando mais dois reais da caixinha que estava debaixo da cama dele.

Disse ao pai: Papai, agora já completei o dinheiro, tenho Três Reais. Você poderia me vender uma hora do seu tempo?

Sabe pai, é tão bom ter você sempre por perto e saber que eu posso contar com você, você é tão ocupado e não tem tempo para mim, então eu precisei comprar uma hora do seu tempo.

Quanto vale seu tempo? Você vai disponibilizar o seu tempo para o seu filho ou o seu filho vai ter que comprar o seu tempo?

(Autor: Desconhecido)



Cansado e pensando em desistir de tudo? Se você está passando por um momento de aflição em sua vida, um momento em que você que todos ao seu redor somem, se você está se achando sozinho, o blog Alma Missionária tem uma dica pra você. Olha só...

Deus é a solução para todos os seus problemas. Ele que cuida de você com o seu amor de Pai, se o pecado amarga o seu coração, Deus o unge com seu grandioso amor, Deus ressuscita a alegria e o amor.


Está sofrendo? Reze!


Seja qual for o seu sofrimento, deve saber amá-lo e aceitá-lo

Quando você sofre, deve manter presente duas coisas: 1) Deus não quer o sofrimento porque é o Deus da vida, do amor, da felicidade. 2) O sofrimento faz parte da situação finita, passageira e humana do nosso ser.

Sabemos que pelo pecado entrou no mundo todo tipo de sofrimento. É necessário saber olhá-lo não com desespero, fuga, revolta, mas com tranqüilidade e paz interior.

Não é possível viver sem doença, sem sofrimento, sem conflitos. Eles fazem parte do nosso ser humano. Nós os encontramos presentes na vida de todos: dos santos e dos pecadores, na vida de Jesus, de Nossa Senhora e de todas as pessoas amadas por Deus.

Não podemos fugir à "deterioração" do nosso corpo que envelhece, adoece e morre. Diante disso, é necessário mudar de enfoque e contemplar tudo isso como caminhos que nos levam à maturidade, nos enriquecem de experiências e nos preparam para "céus novos e terras novas", onde não haverá mais dor nem lágrimas.

Hoje, não sabemos mais ser alegres porque rejeitamos os ferimentos e nos desesperamos até o ponto em que, para fugir da dor, há quem pregue como remédio a morte, a eutanásia, o suicídio. É claro que esses meios são contrários à vontade de Deus e contra a nossa natureza humana, que é feita para viver. Seja qual for o seu sofrimento, deve saber amá-lo e aceitá-lo, procurando, sem dúvida, todos os meios para aliviá-lo.

Não é necessário nem ir ao encontro do sofrimento nem pedir sofrimentos, é só aceitar os que encontramos no nosso caminho.

O pior serviço que podemos prestar a Jesus é apresentá-Lo como Aquele que vai em busca da morte, da dor, do sofrimento. Pelos Evangelhos, podemos ver Jesus diante da dor da qual Ele nos ensina a fugir. Recorda?

Quando Jesus é procurado par ser jogado do alto do monte, o que Ele faz? Foge. Quando os guardas O procuram para prendê-Lo no templo, o que o Senhor faz? Foge. E quando estão tentando matá-Lo? Jesus também foge. Ele sempre foge... Mas quando a cruz, a morte, o sofrimento se tornam o único caminho de fidelidade ao Pai, ao projeto de Deus em sua vida, Ele os assume.

"Quando ouviram isso, todos os que estavam na sinagoga ficaram furiosos. Levantaram-se, arrastaram-no para fora da cidade e o conduziram até o alto do monte onde estava construída a cidade, para dali o precipitarem. Mas, passando por meio deles, Jesus foi embora" (Lc 4,28-30).

"Depois de assim falar, Jesus retirou-se e se escondeu deles" (Jo 12,36).

"Por isso, Jesus já não andava em público entre os judeus. Retirou-se, em vez disso, para a região mais próxima ao deserto, para uma cidade chamada Efraim, e ali morava com os discípulos" (Jo 11,54).

"De novo procuraram prendê-lo, mas Ele se esquivou de suas mãos" (Jo 10,39).

Esta deve ser a nossa atitude. Quando o sofrimento é o único caminho de fidelidade a Deus e aos irmãos, devemos aceitá-lo com amor.

Tente identificar a origem de seus sofrimentos: físicos, espirituais, morais. Veja se lhe é possível aliviá-los ou fugir deles e depois reze, peça a Deus a força para poder assumir a cruz como dom do mesmo amor de Deus. Afinal, pela fé sabemos que "completamos na nossa carne o que falta à paixão de Jesus Cristo". Escute estas palavras de Elisabete da Trindade:

"Ó meu Cristo amado, crucificado por amor; quisera ser uma esposa para vosso Coração, quisera cobrir-vos de glória, amar-vos... até morrer de amor! Sinto, porém, minha impotência e peço-vos revestir-me de vós mesmos, identificar a minha alma com todos os movimentos da vossa, submergir-me, invadir-me, substituir-vos a mim, para que minha vida seja uma verdadeira irradiação da vossa" (Elevação à Ssma. Trindade).

E de João da Cruz:

"Crucificada interior e exteriormente com Cristo, viverá nesta vida em fartura e satisfação de sua alma, possuindo-a na paciência" (Ditos 85).

"Que lhe baste Cristo crucificado! Com Ele sofra e descanse; mas para isso há de aniquilar-se em todas as coisas exteriores e interiores" (Ditos 90).

Nem todos os sofrimentos são iguais, devemos saber distingui-los para não "fazer tempestade num copo de água". Alarmar-se exageradamente nunca faz bem à nossa saúde física, mental, espiritual e emocional. É necessário sempre redimensionar as coisas. E, diante dos problemas da vida, saber o que podemos mudar porque algo depende de nós; e o que não podemos mudar é porque não depende de nós.

O cristão, porém, nunca vai assumir uma atitude "estóica e determinista". Ele sabe que, para não ser agredido pelos sofrimentos, é necessário aceitá-los pelo caminho do amor. O que muito nos pode ajudar é meditar a Paixão do Senhor Jesus: veja os capítulos 26-27 do Evangelho segundo Mateus; capítulos 14-15 de Marcos; capítulos 18-19 do Evangelho de João e o belíssimo caminho de Jesus apresentado pelo apóstolo Paulo:

"Ele, subsistindo na condição de Deus, não pretendeu reter para si ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo, tornando-se solidário com os homens. E, apresentando-se como simples homem, humilhou-se, feito obediente até a morte, até a morte da cruz. Pelo que também Deus o exaltou e lhe deu o Nome que está sobre todo nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho de quantos há no céu, na terra, nos abismos. E toda língua proclame, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é o Senhor" (Fl 2,6-11).

Minha experiência

Na minha vida, como na de todos, não tem faltado sofrimentos e dores de todo tipo. Mas com a graça de Deus e com a ajuda dos místicos do Carmelo, tenho conseguido compreender que o sofrimento é um "palácio", um "dom de Deus". Quando me encontro no sofrimento, tomo em minhas mãos o crucifixo e fixo, atentamente, o olhar em Jesus crucificado, e aí recebo toda a coragem e a força para não desanimar. E vejo a verdade das palavras de Jesus:

"Na verdade eu vos digo: se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, ficará só; mas se morrer, produzirá muito fruto" (Jo 12,24).

(Extraído do livro "Quando rezar?" de Frei Patrício Sciadini)

Frei Patrício Sciadini

(Fonte – Canção Nova)



Maria, mãe de Deus


Theotokos - título criado pelos cristãos

A contemplação do mistério do nascimento do Salvador tem levado o povo cristão não só a dirigir-se à Virgem Santa como à Mãe de Jesus, mas também a reconhecê-la como Mãe de Deus. Essa verdade foi aprofundada e compreendida como pertencente ao patrimônio da fé da Igreja, já desde os primeiros séculos da era cristã, até ser solenemente proclamada pelo Concílio de Éfeso no ano 431.

Na primeira comunidade cristã, enquanto cresce entre os discípulos a consciência de que Jesus é o filho de Deus, resulta bem mais claro que Maria é a Theotokos, a Mãe de Deus. Trata-se de um título que não aparece explicitamente nos textos evangélicos, embora eles recordem “a Mãe de Jesus” e afirmem que ele é Deus (Jô. 20,28; cf. 05,18; 10,30.33). Em todo o caso, Maria é apresentada como Mãe do Emanuel, que significa Deus conosco (cf. mt. 01,22-23).

Já no século III, como se deduz de um antigo testemunho escrito, os cristãos do Egito dirigiam-se a Maria com esta oração: “Sob a vossa proteção procuramos refúgio, santa Mãe de Deus: não desprezeis as súplicas de nós, que estamos na prova, e livrai-nos de todo perigo, ó Virgem gloriosa e bendita” (Da Liturgia das Horas). Neste antigo testemunho a expressão Theotokos, “Mãe de Deus”, aparece pela primeira vez de forma explícita.

Na mitologia pagã, acontecia com freqüência que alguma deusa fosse apresentada como Mãe de um deus. Zeus, por exemplo, deus supremo, tinha por Mãe a deusa Reia. Esse contexto facilitou talvez, entre os cristãos, o uso do título “Theotokos”, “Mãe de Deus”, para a Mãe de Jesus. Contudo, é preciso notar que este título não existia, mas foi criado pelos cristãos, para exprimir uma fé que não tinha nada a ver com a mitologia pagã, a fé na concepção virginal, no seio de Maria, d’Aquele que desde sempre era o Verbo Eterno de Deus.

No século IV, o termo Theotokos é já de uso freqüente no Oriente e no Ocidente. A piedade e a teologia fazem referência, de modo cada vez mais freqüente, a esse termo, já entrado no patrimônio de fé da Igreja.

Compreende-se, por isso, o grande movimento de protesto, que se manifestou no século V, quando Nestório pôs em dúvida a legitimidade do título “Mãe de Deus”. Ele de fato, propenso a considerar Maria somente como Mãe do homem Jesus, afirmava que só era doutrinalmente correta a expressão “Mãe de Cristo”. Nestório era induzido a este erro pela sua dificuldade de admitir a unidade da pessoa de Cristo, e pela interpretação errônea da distinção entre as duas naturezas – divina e humana – presentes n’Ele.

O Concílio de Éfeso, no ano 431, condenou as suas teses e, afirmando a subsistência da natureza divina e da natureza humana na única pessoa do Filho, proclamou Maria Mãe de Deus.

As dificuldades e as objeções apresentadas por Nestório oferecem-nos agora a ocasião para algumas reflexões úteis, a fim de compreendermos e interpretarmos de modo correto esse título.

A expressão Theotokos, que literalmente significa “aquela que gerou Deus”, à primeira vista pode resultar surpreendente; suscita, com efeito, a questão sobre como é possível que uma criatura humana gere Deus. A resposta da fé da Igreja é clara: a maternidade divina de Maria refere-se só a geração humana do Filho de Deus e não, ao contrário, à sua geração divina. O Filho de Deus foi desde sempre gerado por Deus Pai e é-Lhe consubstancial. Nesta geração eterna Maria não desempenha, evidentemente, nenhum papel. O Filho de Deus, porém, há dois mil anos, assumiu a nossa natureza humana e foi então concebido e dado à luz Maria.

Proclamando Maria “Mãe de Deus”, a Igreja quer, portanto, afirmar que Ela é a “Mãe do Verbo encarnado, que é Deus”. Por isso, a sua maternidade não se refere a toda a Trindade, mas unicamente à segunda Pessoa, ao Filho que, ao encarnar-se, assumiu dela a natureza humana.

A maternidade é relação entre pessoa e pessoa: uma mãe não é Mãe apenas do corpo ou da criatura física saída do seu seio, mas da pessoa que ela gera. Maria, portanto, tendo gerado segundo a natureza humana a pessoa de Jesus, que é a pessoa divina, é Mãe de Deus.

Ao proclamar Maria “Mãe de Deus”, a Igreja professa com uma única expressão a sua fé acerca do Filho e da Mãe. Esta união emerge já no Concílio de Éfeso; com a definição da maternidade divina de Maria, os Padres queriam evidenciar a sua fé a divindade de Cristo. Não obstante as objeções, antigas e recentes, acerca da oportunidade de atribuir este título a Maria, os cristãos de todos os tempos, interpretando corretamente o significado dessa maternidade, tornaram-no uma expressão privilegiada da sua fé na divindade de Cristo e do seu amor para com a Virgem.

Na Theotokos a Igreja, por um lado reconhece a garantia da realidade da Encarnação, porque – como afirma Santo Agostinho – “se a Mãe fosse fictícia seria fictícia também a carne... fictícia seriam as cicatrizes da ressurreição” (Tract. In Ev. loannis, 8,6-7). E, por outro, ela contempla com admiração e celebra com veneração a imensa grandeza conferida a Maria por Aquele que quis ser seu filho. A expressão “Mãe de Deus” remete ao Verbo de Deus que, na Encarnação, assumiu a humildade da condição humana, para elevar o homem à filiação divina. Mas esse título, à luz da dignidade sublime conferida à Virgem de Nazaré, proclama, também, a nobreza da mulher e sua altíssima vocação. Com efeito, Deus trata Maria como pessoa livre e responsável, e não realiza a Encarnação de seu Filho senão depois de ter obtido o seu consentimento.

Seguindo o exemplo dos antigos cristãos do Egito, os fiéis entregam-se Àquela que, sendo Mãe de Deus, pôde obter do divino Filho as graças da libertação dos perigos e da salvação eterna.

Extraído do livro A virgem Maria
João Paulo II

(Fonte – Canção Nova)


O objetivo desse informativo é informar coisas boas da Igreja Católica. Portanto essa próxima notícia é uma coisa horrível, e nós católicos precisamos saber disso por isso publicamos aqui e vê do que as pessoas hoje em dia são capazes de fazer por dinheiro. Em Portugal uma revista pornográfica em sua edição decidiu “homenagear” um falecido escritor chamado José Saramago com uma capa em que se vê Jesus em um bordel sustentando sobre uma cama uma mulher nua e na qual se lê o título de uns de seus livros "O Evangelho segundo Jesus Cristo". A capa causou grande indignação entre os católicos portugueses e de outras latitudes. Esta edição também mostra fotos em que Jesus contempla uma cena lésbica.

Uma coisa terrível isso, pois existem pessoas que gostam disso, que gostam de ver esse tipo de cena, esse tipo de imagem, esse tipo de revista. Onde se vê graça em tudo isso? Pior, amigos leitores não é a primeira vez que isso acontece, algum tempo passado no México também uma revista mostrava em sua capa uma mulher semi-nua que simulava ser a Virgem Maria. Com Deus não se brinca, mais cedo ou mais tarde Jesus está vindo e iremos prestar contas com ele, então, vamos pensar no que estamos fazendo no nosso dia-a-dia, vamos pedir a Deus mais consciência para que possamos viver melhor, na dignidade, na santidade, na fé e no amor.


Cristoteca em Palhano

Próxima semana aqui no blog Alma Missionária, você irá ficar sabendo de tudo o que aconteceu na cristoteca na cidade de Palhano no Ceará. A cristoteca que foi realizada na noite de ontem reuniu muitos jovens do Brasil. Sem dúvidas um maravilhoso evento abençoado por Deus e você irá conferir aqui no blog Alma Missionária andou acontecendo por lá na semana com nossas postagens e uma cobertura especial próximo domingo.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!