Pesquisar no blog

domingo, 18 de julho de 2010

Informativo Alma Missionária

A Igreja celebra hoje o 16º Domingo do Tempo Comum. Ao celebrar a Eucaristia, somos acolhidos por Deus em sua casa e sentamos aos pés de Jesus para escutá-lo. O evangelho de hoje nos desafia a ter coração hospitaleiro de Maria e as mãos laboriosas de Marta. Leia agora o comentário da semana com Diógenes Guedes.



16º Domingo do Tempo Comum – Cor Litúrgica Verde.

“Senhor, quem morará em vossa casa? Quem ficará em vossa Santa habitação!”

1ª Leitura – Gênesis 18,1-10.

Salmo Responsorial – Salmo 14.

2ª Leitura – Colossenses 1,24-28.

Evangelho – Lucas 10,38-42.

Estamos continuando a ver a passagem da vida de Jesus sobre esta terra e o Reino de Deus já aqui entre nós.

Na Primeira Leitura retirada do Livro do Gênesis, vemos o trecho em que Deus se apresenta a Abraão quando ainda estava ele em sua tenda. Levantando Abraão vê três homens de pé, perto dele. Assim que os viu ele, correu ao seu encontro e prostrou-se por terra. O próprio Abraão convida o Senhor para que esteja junto com ele em sua viagem. Abraão manda assim preparar água, comida, matar e assar um novilho e que sua mulher preparasse e assasse pães.

Abraão permanece em pé junto a árvore enquanto eles comiam, após isso perguntaram-lhe: “Onde está a tua esposa?” Ele disse: “Está na tenda”. Eles disseram: “Voltarei sem falta no ano que vem, e neste tempo sua mulher Sara já terá um filho”.

Vemos a presença de Deus que se cumpre na vida de Abraão onde sua bênção recai sobre ele e sua descendência, serás pai de uma numerosa nação, assim como as estrelas do mar e as areias da praia.

No Salmo 14, o salmista pergunta a Deus: “Senhor, quem morará em vossa casa?” Ele mesmo dá em seguida a sua resposta, quem não caminha no pecado e no mal, quem não calunia. Aquele que não prejudica o seu irmão, aquele que não se une ao homem mal e ímpio, mas que honra e respeita o Senhor.

Na Segunda Leitura, retirada da Carta de São Paulo aos Colossenses, o próprio Paulo diz que sofreu muito e procurou unir seu sofrimento da carne as tribulações sofridas por Cristo e em solidariedade a seu Corpo, a sua Igreja.

Veja o amor de Paulo pela igreja, a qual ele transmitia a Palavra de Deus. Revela a mensagem de Deus enriquecendo as Nações com as promessas, bênçãos e graças de Deus.

Paulo transmite todo o ensinamento de Deus, admoestando a todos com sabedoria proporcionando a perfeita união com o Cristo.

O Evangelho segundo Lucas contemplamos o encontro de Jesus com as irmãs Marta e Maria, onde Jesus amigo das mesmas resolve ir visitá-las.

E chegando lá Maria então para e fica aos pés de Jesus ouvindo o que Ele dissera. Marta estava em seu ofício ocupada com o trabalho. Ela então se aproxima de Jesus e o indaga: “Senhor, não te importas que a minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda que ela venha me ajudar!”. Jesus porém responde: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada com muitas coisas. Porém uma só coisa é necessária. Maria, porém escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

Podemos até pensar. Jesus não gosta do trabalho? Não é nada disso. Trabalhar é necessário para manter nossa vida, nossa subsistência. O próprio Deus disse quando Adão e Eva pecaram comerás do suor do teu rosto.

O que não podemos é fazer do trabalho um tudo, nossa única preocupação e existência. Nossa razão de viver.

Note que há pessoas que vivem só para o trabalho, é como se fosse um refúgio, é seu tudo, é sua vida, seu porto seguro, coloca sua confiança no trabalho, no emprego e quando perde porque nada é eterno, só Deus é eterno, as pessoas se desesperam, entram em depressão, querem morrer, ficam doentes, parece que a vida terminou.

Há pessoas que trabalham anos e anos na mesma empresa, estão tão acostumadas com tudo parecem máquinas, ligou funcionou e certo dia são demitidas ou remanejadas, o chão se abre, parece que tudo acabou. Quem nunca ouviu esta frase: “Dei tantos anos da minha vida por esta empresa e agora estou na pior, na rua, demitido!”

Tudo há que se ter um ponto de equilíbrio e de sustento e nós enquanto pessoas humanas precisamos encontrar este ponto. Quantas pessoas só trabalham e cumulam dinheiro, esquecem do companheiro, do marido, da esposa, dos filhos, da sua família. Há uma troca de valores, de sentido de viver e de ser, há a entrada da má companhia aos filhos, das drogas, traições, desamor, rancor, famílias são destruídas por tantas obstinações que levam ao fracasso. Lutar tanto pra acabar sem nada de mais valor, de que adianta cumular dinheiro, bens, riquezas e não ter amor, paz, saúde, tranqüilidade.

Jesus assim diz a Marta que Maria ficou com a melhor parte que não lhe será retirada nunca. Isso quer dizer ela ficou com a Palavra viva que é Jesus, com o Reino Eterno este que não passará, que ficará por toda a eternidade.

Somos criados não pra viver aqui e morrer e acabou. Somos cidadãos do infinito, do céu, como nos diz padre Zezinho em uma de suas canções.

De que nos vale ganhar o mundo, tudo aqui e perder nossa alma e sofrer os tormentos por toda a eternidade? Na casa de meu Pai tem muitas moradas e não quero que nenhum dos meus se perca este é o sonho de Jesus a todos nós, peregrinos neste mundo, mas permanentes no céu e na graça de Deus.

Marta estava agitada, coração atribulado, cansado o Senhor certamente a convidou descanse e se acalme em mim como faz tua irmã Maria, eu posso realizar em você grandes coisas.

Quantas coisas nos deixam agitados, nos tiram a paz, a razão, o motivo de ser, mudam nosso humor, nossa essência, coisas que nos afastam de Deus, nos tiram de sua presença, substituem o lugar que por direito é de Deus.

Marta abre a porta, acolhe e recebe Jesus, porém lhe dá pouca atenção, pois seu trabalho estava em primeiro lugar e era mais importante naquele momento. Jesus ficaria pra depois, um segundo plano. E nós que lugar damos a Jesus? Que plano em nossa vida Ele está e se faz presente?

Quais os valores e pessoas fundamentais em nossa vida? Indagações que devemos fazer a nós mesmos e buscar a resposta em nosso íntimo ser, em nosso coração.

É preciso optar, escolher, acolher o melhor e o que não passa em nossa vida. E dizer: Jesus entra em minha vida e fica comigo Senhor! O Senhor é importante pra mim, é o meu maior e melhor bem. A ti eu paro e dou todo o meu louvor, a minha adoração. Minha atenção e o meu coração se voltam a ti, ouve minha prece e oração. Amém!

Abençoai-nos o Deus Todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Diógenes Guedes.



No ultimo dia 16 de julho, a Igreja festejou Nossa Senhora do Carmo, também conhecida como Nossa Senhora do Monte Carmelo, uma de suas principais características é sempre carregar consigo o escapulário, que representa estar a serviço do reino de Deus e traz benefícios a quem assume este sinal e esta proposta como seus, entre novenas e leilões beneficentes, o blog Alma Missionária também festejou Maria com um maravilhoso artigo, contando um pouco sobre a história de Nossa Senhora do Carmo, sobre o escapulário e a Ordem do Carmo. Se você não viu e quer ler, basta acessar o link Eis aí tua Mãe, lá está o texto de Nossa Senhora do Carmo e muitos outros textos referentes à Maria.



TVs Católicas organizam debate

O debate com os candidatos à presidência da republica que será realizado pelas TVs católicas, Rede Aparecida e Canção Nova já está marcada, será dia 23 de agosto ao vivo, a partir das 22h00min e terá temas de interesse católico. Até o momento três candidatos já estão confirmados. Basta você ver quais as melhores propostas para melhorar o nosso país e votar com consciência, pois é o futuro do país em nossas mãos.

Papa escreve aos católicos da Terra Santa pedindo união

O Papa Bento XVI enviou uma carta aos católicos da Terra Santa, por meio do Patriarca Latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal. A ocasião foi o agradecimento pela viagem apostólica realizada à República de Chipre, de 4 a 6 de junho.

Segundo o site do Patriarcado Latino de Jerusalém, que publicou a Carta, Bento XVI agradece a Dom Twal "pelo caloroso acolhimento" que lhe foi reservado durante a visita. "Fiquei muito feliz em comprovar pessoalmente como muitos católicos cipriotas de antiga tradição latina tenham permanecido fiéis a seu rico patrimônio, graças ao seu atencioso cuidado pastoral" – escreve o Pontífice, declarando-se ainda satisfeito por constatar que a comunidade católica continua a se enriquecer de fiéis latinos locais e também de imigrantes oriundos de outros continentes, em especial da Europa, da África e da Ásia.

"A minha oração – conclui Bento XVI – é que todos os católicos latinos da Terra Santa, com suas línguas, seus costumes e suas respectivas tradições, se empenhem em colaborar como irmãos e irmãs para se tornarem exemplo luminoso de união indissolúvel na caridade, sinal distintivo da Igreja una, santa, católica e apostólica".

(Fonte – Rádio Vaticano)

Quer ser feliz?



“Decida-se não parar diante das situações frustrante”

O ser humano constantemente busca a felicidade. Tudo o que as pessoas empreendem e visam tem como meta encontrar uma realização. Desde os gestos mais simples, como suprir as necessidades básicas, até os mais audaciosos projetos, são impulsionados pelo desejo de satisfação interior.

Essa procura pelo preenchimento da alma está inscrita no coração do homem. Deus nos fez para sermos felizes.

O Catecismo da Igreja Católica afirma: "Somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar" (CIC 27). É no Senhor que descobrimos a feliz vivência e a verdade acerca de todas as coisas, inclusive a nosso próprio respeito.

Em vários trechos da Sua Palavra, o Altíssimo nos dá princípios e ordens que nos orientam como proceder para sermos contagiados pelo bem-estar que vem d'Ele: "A alegria do Senhor será a vossa força" (Ne 8, 10); O Sermão da Montanha (Mt 5, 1-11); Honra teu pai e tua mãe para que sejas feliz e tenhas vida longa sobre a terra (Ef 6,2); e muitos outros.

Só desencaminha-se de tal desígnio divino aquele que procura ser feliz fora de Deus, que busca a sua própria verdade e realização (como se assim pudesse existir), motivado por uma noção inexata de como alcançar a felicidade. Em vez de construir uma Alegria incorruptível, procura gozo imediato sem projetar as consequências posteriores.

É essa a tentação que foi oferecida a Jesus no deserto (cf. Mt 4; Lc 4) e que também hoje o demônio usa para nos seduzir. Ele quer arrancar-nos a identidade através das ilusões do Ser, do Ter e do Poder, assim, cedemos aos impulsos que trarão satisfação apenas momentaneamente, colocamo-nos no lugar de deuses, perdemos a consciência da verdade a nosso respeito e consequentemente idolatramos aquilo que nos dá prazer.

Para vivermos a felicidade, desde já, é preciso renunciar a essas três tentações (ser, ter poder), trabalhando em nós virtudes que são inversas a elas, as quais nos restabelecem a verdade de sermos criaturas e de que somente em Deus obteremos a alegria.

São práticas contrárias às tentações:

O Louvor: palavras de agradecimento, de exaltação ao Senhor, que O colocam em primeiro plano na nossa vida, rendendo adoração Àquele que é e tudo pode em nós, por nós e em meio a nós. Louvar tira do ser humano a tentação do ser, pois só Deus é.

Mesmo em meio à tribulação louve, pois “todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam Deus” (Rm 8,28). Só um coração agradecido confia verdadeiramente nisso, pois louva a Deus diante de sua impotência e conta com o Deus Misericórdia, acreditando que mesmo do sofrimento algo de proveito virá.

Amaldiçoar nessa hora é não acreditar que o Senhor manifestará seu socorro.

Outro fator, é que aquele que não murmura, torna-se mais agradável no convívio com outras pessoas. Causam boa impressão onde passam. “A boca fala daquilo de que o coração está cheio” (Lc 6,45).

A Gratuidade: faça coisas sem esperar retribuição. Muitas das decepções que temos na vida vêm por esperarmos demais dos outros. Gratuidade liberta nosso coração de apegos e méritos, livra-nos da obrigação de recompensas, inclusive de nossas cobranças com nós mesmos. Quem não cobra do irmão, aprende a valorizar a pessoa em primeiro lugar a partir da experiência consigo.

Tenha iniciativa você, quando o outro não merece é sinal de que precisa ainda mais.

Agir com gratuidade é confiar na Divina Providência, já que proporciona o dom que se obteve de Deus em favor de quem está ao lado: “Recebestes de graça, de graça dai!” (Mt 10,8) e subtrai do coração a inclinação de ter.

O amor só é pleno quando é com gratuidade: “não é interesseiro, desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo” (I Cor 13, 5-6).

A Decisão: Aja para que sua felicidade aconteça. Tenha metas a pequeno, médio e longo prazo. A felicidade vem por meio de um projeto de vida. Se hoje não deu certo, não desista! Deus está nos seus sonhos. Sonhos podem ser o indicativo do Pai para a sua vocação.

Decida-se não parar diante das situações frustrantes. Isso comporta uma predisposição do coração em não se prostrar mediante os percalços e imprevistos do dia a dia. É natural ficar pesaroso diante de algo que venha a ferir os sentimentos, mas não se deve arrastar o problema ou supervalorizá-lo. O sofrimento tem que ser fecundo. Aprendemos com a dor. Mas tudo nesta vida passa! Nada permanece, a não ser Deus.

Lembre-se de que a pessoa que decide viver bem o seu dia, não se abate com alguns minutos que não foram favoráveis.

Decidir pela felicidade em Deus, investe contra o anseio de poder, pois busca motivos interiores para ser feliz e não se sujeita a estar bem por conquistar bens ou por ter pessoas subordinadas. É errônea a concepção de que só se é feliz quando se conquista algo.

Por fim, é possível não somente chegar à alegria terrena, na nossa natureza humana, como também ao júbilo espiritual, pois a felicidade é um dom para o ser humano no seu todo.

O Pai quer realizar-nos por completo, dando-nos a identidade de sermos filhos, que junto a Ele têm a posse do Seu Reino e de um dia podermos dividir da Sua glória. Aí está a verdade da felicidade.

Deus o abençoe.

Missionário Canção Nova

Sandro Ap. Arquejada
sandroarq@geracaophn.com

(Fonte – Canção Nova)


No porta-malas...


Aconteceu na cidade de LONDRINA/PR uma cidade de 500 mil habitantes um fato que chamou

muito a atenção dos bombeiros no inicio do mês de setembro de 2.004.

Uma jovem de 19 anos que começou a beber e usar drogas saiu para mais uma de suas "noitadas" com mais quatro jovens entre eles um menor de idade, com apenas 13 anos de idade.

Os rapazes passaram em sua casa chamaram a moça e pelo que tudo indica já estavam

embriagados com o som do carro em alto volume e bebendo.

A mãe da moça desesperada acompanhou-a até o carro e disse a seguinte frase para eles: - Deus acompanhe vocês... Ouviu-se uma gargalhada dentro do carro e a moça tirou a cabeça para fora e disse

para sua mãe: - Só se ele for no porta-malas, porque aqui está lotado...

Não demorou muito o motorista em alta velocidade perdeu o controle do carro em uma avenida

e bateu de frente em um poste, os cinco ocupantes do carro vieram a falecer.

Havia drogas e bebidas dentro do carro. Quando a perícia técnica e os bombeiros chegaram ao local

ficaram surpresos, pois o carro estava totalmente destruído, mas o porta-malas estava intacto.

Quando os bombeiros abriram o porta-malas ficaram assustados com o que viram: Havia dentro do porta-malas uma bandeja com 34 ovos e nenhum deles se quebrou.

Muitos são chamados, mas poucos os escolhidos!


Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!