Pesquisar no blog

sábado, 17 de julho de 2010

Semeando o Amor de Deus com Diógenes Guedes

16º Domingo do Tempo Comum – Cor Litúrgica Verde.

“Senhor, quem morará em vossa casa? Quem ficará em vossa Santa habitação!”

1ª Leitura – Gênesis 18,1-10.

Salmo Responsorial – Salmo 14.

2ª Leitura – Colossenses 1,24-28.

Evangelho – Lucas 10,38-42.

Estamos continuando a ver a passagem da vida de Jesus sobre esta terra e o Reino de Deus já aqui entre nós.

Na Primeira Leitura retirada do Livro do Gênesis, vemos o trecho em que Deus se apresenta a Abraão quando ainda estava ele em sua tenda. Levantando Abraão vê três homens de pé, perto dele. Assim que os viu ele, correu ao seu encontro e prostrou-se por terra. O próprio Abraão convida o Senhor para que esteja junto com ele em sua viagem. Abraão manda assim preparar água, comida, matar e assar um novilho e que sua mulher preparasse e assasse pães.

Abraão permanece em pé junto a árvore enquanto eles comiam, após isso perguntaram-lhe: “Onde está a tua esposa?” Ele disse: “Está na tenda”. Eles disseram: “Voltarei sem falta no ano que vem, e neste tempo sua mulher Sara já terá um filho”.

Vemos a presença de Deus que se cumpre na vida de Abraão onde sua bênção recai sobre ele e sua descendência, serás pai de uma numerosa nação, assim como as estrelas do mar e as areias da praia.

No Salmo 14, o salmista pergunta a Deus: “Senhor, quem morará em vossa casa?” Ele mesmo dá em seguida a sua resposta, quem não caminha no pecado e no mal, quem não calunia. Aquele que não prejudica o seu irmão, aquele que não se une ao homem mal e ímpio, mas que honra e respeita o Senhor.

Na Segunda Leitura, retirada da Carta de São Paulo aos Colossenses, o próprio Paulo diz que sofreu muito e procurou unir seu sofrimento da carne as tribulações sofridas por Cristo e em solidariedade a seu Corpo, a sua Igreja.

Veja o amor de Paulo pela igreja, a qual ele transmitia a Palavra de Deus. Revela a mensagem de Deus enriquecendo as Nações com as promessas, bênçãos e graças de Deus.

Paulo transmite todo o ensinamento de Deus, admoestando a todos com sabedoria proporcionando a perfeita união com o Cristo.

O Evangelho segundo Lucas contemplamos o encontro de Jesus com as irmãs Marta e Maria, onde Jesus amigo das mesmas resolve ir visitá-las.

E chegando lá Maria então para e fica aos pés de Jesus ouvindo o que Ele dissera. Marta estava em seu ofício ocupada com o trabalho. Ela então se aproxima de Jesus e o indaga: “Senhor, não te importas que a minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda que ela venha me ajudar!”. Jesus porém responde: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada com muitas coisas. Porém uma só coisa é necessária. Maria, porém escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

Podemos até pensar. Jesus não gosta do trabalho? Não é nada disso. Trabalhar é necessário para manter nossa vida, nossa subsistência. O próprio Deus disse quando Adão e Eva pecaram comerás do suor do teu rosto.

O que não podemos é fazer do trabalho um tudo, nossa única preocupação e existência. Nossa razão de viver.

Note que há pessoas que vivem só para o trabalho, é como se fosse um refúgio, é seu tudo, é sua vida, seu porto seguro, coloca sua confiança no trabalho, no emprego e quando perde porque nada é eterno, só Deus é eterno, as pessoas se desesperam, entram em depressão, querem morrer, ficam doentes, parece que a vida terminou.

Há pessoas que trabalham anos e anos na mesma empresa, estão tão acostumadas com tudo parecem máquinas, ligou funcionou e certo dia são demitidas ou remanejadas, o chão se abre, parece que tudo acabou. Quem nunca ouviu esta frase: “Dei tantos anos da minha vida por esta empresa e agora estou na pior, na rua, demitido!”

Tudo há que se ter um ponto de equilíbrio e de sustento e nós enquanto pessoas humanas precisamos encontrar este ponto. Quantas pessoas só trabalham e cumulam dinheiro, esquecem do companheiro, do marido, da esposa, dos filhos, da sua família. Há uma troca de valores, de sentido de viver e de ser, há a entrada da má companhia aos filhos, das drogas, traições, desamor, rancor, famílias são destruídas por tantas obstinações que levam ao fracasso. Lutar tanto pra acabar sem nada de mais valor, de que adianta cumular dinheiro, bens, riquezas e não ter amor, paz, saúde, tranqüilidade.

Jesus assim diz a Marta que Maria ficou com a melhor parte que não lhe será retirada nunca. Isso quer dizer ela ficou com a Palavra viva que é Jesus, com o Reino Eterno este que não passará, que ficará por toda a eternidade.

Somos criados não pra viver aqui e morrer e acabou. Somos cidadãos do infinito, do céu, como nos diz padre Zezinho em uma de suas canções.

De que nos vale ganhar o mundo, tudo aqui e perder nossa alma e sofrer os tormentos por toda a eternidade? Na casa de meu Pai tem muitas moradas e não quero que nenhum dos meus se perca este é o sonho de Jesus a todos nós, peregrinos neste mundo, mas permanentes no céu e na graça de Deus.

Marta estava agitada, coração atribulado, cansado o Senhor certamente a convidou descanse e se acalme em mim como faz tua irmã Maria, eu posso realizar em você grandes coisas.

Quantas coisas nos deixam agitados, nos tiram a paz, a razão, o motivo de ser, mudam nosso humor, nossa essência, coisas que nos afastam de Deus, nos tiram de sua presença, substituem o lugar que por direito é de Deus.

Marta abre a porta, acolhe e recebe Jesus, porém lhe dá pouca atenção, pois seu trabalho estava em primeiro lugar e era mais importante naquele momento. Jesus ficaria pra depois, um segundo plano. E nós que lugar damos a Jesus? Que plano em nossa vida Ele está e se faz presente?

Quais os valores e pessoas fundamentais em nossa vida? Indagações que devemos fazer a nós mesmos e buscar a resposta em nosso íntimo ser, em nosso coração.

É preciso optar, escolher, acolher o melhor e o que não passa em nossa vida. E dizer: Jesus entra em minha vida e fica comigo Senhor! O Senhor é importante pra mim, é o meu maior e melhor bem. A ti eu paro e dou todo o meu louvor, a minha adoração. Minha atenção e o meu coração se voltam a ti, ouve minha prece e oração. Amém!

Abençoai-nos o Deus Todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Diógenes Guedes.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!