Pesquisar no blog

sábado, 3 de julho de 2010

Vivência dos Sacramentos com Adriano Marques


O Puro amor


S. Margarida Maria Alacoque

“Minha filha, ame-Me puramente, por Mim mesmo, sem levar em conta nem o castigo ou a recompensa”. Apontando-lhe a nossa santa Irmã Margarida Maria, cujo olhar “devorava” o Coração de JESUS: “Esta amou-Me com amor puro, e unicamente por Mim mesmo!” E a Irmã Maria Marta procurava amar com esse mesmo amor. Como uma fornalha imensa, o Sagrado Coração atraí a si por indizíveis ardores... Ela lançava-se para o seu Bem-Amado com impulsos de amor que a consumiam... mas que, ao mesmo tempo, deixavam na sua alma uma suavidade toda divina!E Nosso Senhor fez-lhe compreender as condições e os frutos maravilhosos da íntima união ao Seu Divino Coração: “A esposa que não se coloca sobre o peito do Esposo nas suas tristezas, no seu trabalho, desperdiça o seu tempo. Quando comete faltas, que ela se lance sobre meu Coração com grande confiança. Nesta fornalha ardente desaparecem as vossas infidelidades; o amor queima-as, consome-as todas!... É preciso amar-Me, abandonar tudo a Mim. Deveis repousar sobre o Coração do vosso Mestre como S. João. Dais-lhe uma tão grande alegria ao amá-Lo assim” (N. S. Jesus Cristo em “As Santas Chagas de Jesus Cristo e a Irmã Maria Marta Chambon)


O amor de Maria

“Sou a mãe do puro amor, do temor de Deus, do conhecimento e da santa esperança” (Eclo 24,24).

Santa Catarina ouviu Deus dizer-lhe: “Tu pedes-me para Me conhecer e para Me amar, a Mim, a Verdade suprema. Eis a via para quem quer chegar a conhecer-Me plenamente e a apreciar-Me, a Mim, a Verdade eterna: não saias nunca do conhecimento de ti e, abaixada no vale da humildade, em ti mesma Me conhecerás... Nenhuma virtude tem vida em si própria, se a não tira da caridade; ora, a humildade é a ama e a governanta da caridade.” Deus deixou claro a santa que a Humildade é valiossíma para uma alma que busca amar a Deus.

Nos diz S. Afonso em Glórias de Maria que Maria ao mesmo que contemplava nitidamente a grandeza e perfeição Divina se aprofundava no conhecimento de sua pequenez. O olhar com que Maria contemplava a Grandeza de Deus sem perder de vista o seu nada, arrebatou de tal modo o Coração de Deus, que Ele dignou descer do Céu e vir ao seu seio puríssimo. Este é o amor que Deus quer de nós, o PURO AMOR! Ou seja, o amor que ama a Deus não por temor de castigo ou por recompensa, e que nem olha a si mesmo, mas unicamente ama a Deus por Ele mesmo! Peçamos a SS. Virgem que nos ensine a amar a Deus desta forma pois “mais fácil é separar-se do sol a luz, que Maria apartar-se de Jesus”; e também peçamos ao Bom Mestre que nos ensine a amá-lO com este amor que Ele tanto deseja.

Adriano Marques

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!