Pesquisar no blog

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Hoje a Igreja celebra o dia de Santa Clara de Assis

Hoje a Igreja celebra Santa Clara de Assis, seguidora de São Francisco de Assis no qual fundou a Segunda Ordem Franciscana, ou as Clarissas. Santa Clara nasceu como Chiara d'Offreducci em Assis na Itália, no dia 16 de Julho de 1194, e falecida em Assis, no dia 11 de Agosto de 1253. Segundo a tradição, o seu nome vem de uma inspiração dada à sua religiosa mãe, de que haveria de ter uma filha que iluminaria o mundo.

Pertencia a uma nobre família e era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, tanto que, ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência religiosa de segui-lo.

Enfrentando a oposição da família, que pretendia arranjar-lhe um casamento vantajoso, aos dezoito anos Clara abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isto foi ao encontro de São Francisco de Assis na Porciúncula e fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana, também conhecido por "Damas Pobres" ou Clarissas. Viveu na prática e no amor da mais estrita pobreza.

A ordem das Clarissas



Em 1212, a jovem Clara de Assis seguiu o exemplo de São Francisco de Assis e viveu, dentro da clausura e na contemplação, o ideal de pobreza evangélica. Surgiu, assim, a Ordem das Clarissas, ou a Segunda Ordem Franciscana.

A Ordem de Santa Clara que se fundou no Convento de São Damião, em 1212, sob a orientação de Santa Clara e de S. Francisco e que teve sempre o apoio dos Frades Menores, depressa se estendeu por toda a Europa e constitui hoje, com cerca de 1500 mosteiros em todos os continentes, a Ordem de Clausura mais numerosa em toda a Igreja.

As Irmãs Clarissas chegaram a Portugal pouco depois da morte de Santa Clara, em 1254. A primeira comunidade instalou-se em Lamego, passando em 1259 para Santarém. Quando saiu o decreto a extinguir a vida religiosa em Portugal, em 1834, havia cerca de 100 mosteiros de irmãs Clarissas em Portugal. Com a morte da última religiosa todos os mosteiros passavam para a fazenda pública. Assim nos fins do século XIX foram encerrando todos os mosteiros.

A vida claustral das Clarissas começou a organizar-se a partir de 1928, com algumas jovens que cresceram nos antigos mosteiros, conhecendo assim o carisma de Santa Clara. Com esses pequenos núcleos e com um grupo de Irmãs vindas de Espanha começaram-se a formar as primeiras comunidades, primeiro no Louriçal, em 1928 e na Ilha da Madeira, em 1931. Atualmente são 10 os Mosteiros constituídos e 1 em fase de aprovação.


Santa Clara de Assis, rogai por nós!

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!