Pesquisar no blog

domingo, 8 de agosto de 2010

Informativo Alma Missionária

A Igreja celebra hoje, o 19º Domingo do Tempo Comum. Somos convidados a celebrar o Dia do Senhor, e rezar por todas as famílias, cuja vocação é ressaltada no segundo domingo do mês vocacional. Hoje também é dia é dia dos pais, rezemos por todos os pais do Brasil, para que sejam verdadeiros exemplos para seus filhos, peçamos a Deus para que fortaleça os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida. Leia agora o comentário da semana que Diógenes Guedes.



19º Domingo do Tempo Comum – Cor Litúrgica – Verde.

“Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!”

1ª Leitura – Sabedoria 18, 6-9.

Salmo Responsorial – Salmo 32.

2ª Leitura – hebreus 11, 1-2. 8-12.

Evangelho - Lucas 12, 32-48.

Estamos dando prosseguimento ao Tempo Comum na Igreja, período este que nos reporta a meditar sobre a vida de Jesus, sua ação entre os homens, seus prodígios, ensinamentos e sobretudo nos ensinando como a viver melhor em nosso dia-a-dia.

Na Primeira Leitura retirada do Livro da Sabedoria, vemos o relato da noite da libertação do povo oprimido do Egito para a terra prometida, como prêmio e recompensa para os justos e como perdição aos inimigos que foram derrotados pelo poder de Deus.

Se de um lado houve punição para uns, houve grande bênção e salvação para outros. Era necessário que houvesse de um lado a queda do mal e de outro a exaltação do bem.

No Salmo 32, o Salmista nos diz “Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!”, isto é, feliz o povo que tem Deus como seu Senhor e Libertador, que põe toda sua confiança no Deus verdadeiro que fez e faz tantos prodígios e maravilhas a seu povo.

O Senhor, só Ele é o nosso auxílio e proteção, é a rocha e a salvação da nossa vida.

A Segunda Leitura retirada da Carta de São Paulo aos Hebreus, vem nos revelar o verdadeiro sentido e fundamento da nossa fé. A fé é a realização e a antecipação das coisas celestes aqui já no nosso tempo e no nosso meio.

Cita o autor o exemplo da fé de Abraão que o fez pai de uma nação numerosa de povos e raças e que pela fé partiu para a terra onde o Senhor o enviou.

Ainda cita também o exemplo de Isaac e Jacó que seguindo a promessa de Deus residirem em terra estrangeira, pois esperavam a cidade alicerçada que o Senhor lhes havia prometido.

Prossegue mencionando Sara a mulher estéril que deu a luz a filho, mulher esta já em idade avançada que pela natureza e pela ciência da época não gerar mais filhos.

E de um homem marcado pela morte, Jesus Cristo surge uma numerosa multidão comparada às estrelas do céu e as areias das praias do mar.

Então vemos como tem que ser a nossa fé, alicerçada em seu fundamento primeiro em Deus, naquele que nos criou e tudo pode fazer. É Ele que tudo pode mudar, refazer, transformar qualquer situação, transmudar a nossa sorte, trazer aquilo que nós precisamos sempre e nos dar toda a sua graça e redenção.

Ter fé não é simplesmente ir à igreja, ir às missas, rezar não... É professar com a vida, eu creio Senhor, confio e espero em ti, faça a sua santíssima vontade sobre minha vida, fazei o que quiseres de mim, o que lhe aprouver.

Hoje nos questionamos e deixamos esta pergunta: Será que temos fé? E como está a nossa fé?

O Senhor mesmo nos fala se vocês tiverem a fé do tamanho de um grãozinho de mostarda poderão ordenar aos montes e montanhas saiam de um ponto e vão para o outro.

E ainda que esmoreçamos façamos na fé e na crença a Deus como Tomé que disse frente a sua incredulidade: Meu Senhor e meu Deus! Eu Creio Senhor, mas aumentai a minha fé! Assim como Pedro ao caminhar sobre o mar ao encontro de Jesus: Senhor, salva-me Senhor, estou afundando em minha fé!

Jesus foi o exemplo máximo de fé, orava e acreditava nos desígnios e na vontade do Pai sempre, ensinou os apóstolos a orar e a se dirigir a Deus.

O Evangelho segundo Lucas, nos traz Jesus ensinando os discípulos sobre o Reino dos Céus, ao desapego das coisas materiais, do materialismo exacerbado, do acúmulo dos bens aqui onde a traça corrói e os ladrões roubam. Jesus mesmo diz: “Ajuntai tesouros nos céus, o vosso tesouro está onde está o teu coração”.

O Senhor pede dos discípulos atenção, oração e vigília, pois é necessário estar atento a voz de Deus, a seu chamado, não se sabe o dia e nem a hora do encontro com o Pai.

Ele faz a comparação dos empregados que estão atentos a volta do seu Senhor que está prestes a chegar de uma festa, eles devem estar atentos a chegada do Senhor para abrirem-lhe a porta.

Já trás neste Evangelho sinais de sua segunda vinda. “Ficais atentos se o dono da casa soubesse quando viria o ladrão, ele mandaria guardas e ficaria atento a espera do ladrão e não o deixaria roubar.” “Ficais, atentos quando menos esperais virá o Filho do homem”

O Senhor diz que está comunicada a sua espera, a vigilância é a todos nós, pois Ele certamente retornará e virá colher aquilo que deixou plantado. E diz em forma de parábola o empregado que souber da vontade de seu patrão e nada fizer este sim será castigado muitas vezes.

O empregado não poderá ficar distraído, espancar os criados, embriagar-se imaginando meu patrão não virá tão cedo, vou aproveitar, pois o Senhor pode chegar imediatamente.

Porém o empregado que não conhecia a vontade de seu patrão e fizer coisas ruins e que este não aprouver será castigado poucas vezes. A quem muito foi dado muito será pedido e a quem muito foi confiado muito será exigido.

Através dessa Palavra o Senhor nos pede que tenhamos fé necessária, juntamente com a vigilância e a espera naquele que virá novamente entre nós.

Não é pra nos causar medo, pânico e espanto a vinda de Jesus entre nós e sim esperança como nos diz Paulo: “Eu lutei o bom combate, guardei minha fé e agora vou receber a coroa da vitória!”

A vinda de Jesus deve causar medo e espanto à aqueles que vivem no mal, no pecado, nas trevas e na iniqüidade pois terão suas obras aniquiladas, extintas e pagarão o preço de não ouvir e não seguir a voz e a vontade do nosso Deus.

O Senhor é misericordioso, porém justo juiz, a aquele que conhece sua vontade, a sua Palavra lhe será cobrado sim na medida certa, terá que prestar contas de tudo aquilo que fez e de como conduziu sua vida e sua história.

Temos responsabilidades perante Deus conosco mesmo, com nossos irmãos e irmãs, com as suas coisas, enfim com tudo aquilo que Ele nos deu para cuidarmos, porque sabemos que tudo é dele e tudo dele provém.

A quem não conhece Deus será tolerante e misericordioso. Deus é Pai de todos e não quer o nosso mal, não quer que nenhum de nós se perca, pelo contrário quer que todos nós alcancemos a salvação e a vida eterna junto dele.

É ocasião de nos perguntarmos a nós mesmos: “Como estamos cuidando e lidando com as pessoas, coisas que Deus nos emprestou, nos deu para cuidarmos e como entregaremos tudo isso quando Ele voltar e de nós pedir contas?”

Não podemos esquecer também que neste final de semana dia 08 de Agosto comemoramos o Dia dos Pais. Assim, parabéns a todos os Pais, Deus abençoe, ilumine e guarde a todos com a sua paz, que continuem sendo este exemplo vivo de fé, força, trabalho, amor e carinho junto aos seus filhos, ensinando-os o caminho certo que conduz a Deus e que por intercessão de São José Pai adotivo de Jesus e de Deus o Pai maior e de todos recebem uma bênção especial, muita saúde, paz, graças, alegrias e plenitude nesta missão tão linda de colaborar com Deus no mistério da geração da vida e da educação dos vossos filhos!

A todos os Pais jovens, idosos, da cidade, dos campos, da terra, da indústria, pai estudado, pai vivido, pai sofrido que luta e batalha para por o pão nosso de cada dia na mesa da sua família, os pais doentes, esquecidos num asilo pelos filhos ingratos o meu FELIZ DIA DOS PAIS, DEUS OS ABENÇOE E OBRIGADO POR TUDO QUE TEM FEITO E FAZEM POR NÓS FILHOS!!!!

A bênção do Deus Todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Diógenes Guedes.


A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lança uma campanha pra doação de “Um milhão de Bíblias”

A CNBB pretende distribuir, gratuitamente, um milhão de Bíblias para as famílias mais pobres das dioceses do país. Denominado “Campanha Nacional de Doação de um milhão de Bíblias”, o projeto foi lançado no sábado, 6, nas dioceses de Teresina, Picos, Oeiras e Campo Maior, no estado do Piauí, pelo secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa.

As quatro dioceses já receberam, até o momento, 55 mil exemplares do texto sagrado. Além da Bíblia, a família ganha também uma Bíblia infantil, um exemplar do catecismo “Eu creio” e um livreto com orientações sobre a leitura da Bíblia.

“A Campanha não é uma distribuição indiscriminada de Bíblias e de outros textos evangelizadores, mas uma iniciativa de valorização [da Palavra de Deus]. O pedido das Bíblias é feito pelas dioceses com um projeto de evangelização”, explica dom Dimas.

“A Campanha Nacional de Doação de um milhão de Bíblias é um serviço prestado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) às dioceses, para que elas possam distribuir a Palavra de Deus aos que não têm condições de comprar a Bíblia, aumentando assim o poder evangelizador, utilizando-se da leitura orante [da Bíblia]”, disse a coordenadora da Campanha, Sônia Minder, que acompanhou o secretário geral, juntamente com o coordenador do Projeto da CNBB “O Brasil na Missão Continental”, padre José Altevir.

A Cáritas do Paquistão está ajudando as vítimas das piores enchentes do país.

Segundo a ONU, até agora as inundações deixaram cerca de 4 milhões de desabrigados e 1.600 mortos.

Os voluntários da Cáritas estão distribuindo água potável, alimentos, cobertas, tendas e kits de higiene às famílias atingidas pelas enxurradas.

A maior dificuldade dos voluntários é chegar aos povoados mais distantes.

A conferência Episcopal Italiana (CEI) doará um milhão de euros, e convida as comunidades eclesiais a apoiaram as iniciativas de solidariedade promovidas pela Cáritas do Paquistão.

O Programa Mundial de Alimentos (PAM) da ONU também está agindo no Paquistão, e, através de helicópteros, ajuda a acelerar as operações de resgate e levar alimentos às pessoas que ficaram isoladas.

"No meio de tanta destruição, com as estradas interrompidas e pontes destruídas pelas águas, estes helicópteros são os únicos meios para levar comida a milhares de pessoas dispersas e famintas", disse a diretora executiva do PAM, Josette Sheeran. (MJ)

Com informações da Rádio Vaticana

Saúde em ação está de volta no blog


Após um tempo sem ser publicada, voltou nesse sábado à coluna Saúde em Ação, trazendo temas relacionados à sua saúde. É um espaço criado para informar e ajudar você com sua saúde. Nesse sábado foi publicado um artigo falando sobre os riscos do cigarro, e informou como deixar de vez esse vício que faz muito mal a saúde. Todo sábado Saúde em Ação entra no blog, sempre com o objetivo de informar a ajudar os leitores. O próximo tema ainda será estudado para ser publicado sábado, informaremos aos leitores qual será o tema do próximo artigo.


Igreja recorda 32 anos da morte do Papa Paulo VI

A Igreja recordou na ultima sexta-feira, 6, o 32º aniversário de morte do Papa Paulo VI. O pontífice Giovanni Battista Montini faleceu no dia 6 de agosto de 1978 enquanto repousava na residência apostólica de Castel Gandolfo. Para homenageá-lo, o bispo de Albano (diocese onde está localizada Castel Gandolfo), Dom Marcello Semararo, presidiu uma Missa na Basílica Vaticana.

Em sua homilia, o prelado ressaltou a grande sensibilidade missionária do Papa Montini, que foi o primeiro pontífice na história a fazer viagens ao exterior. O seu lema episcopal, e depois papal, mostrava o total abandono ao Senhor na realização do seu chamado: "In nome Domini". Mostrava também a total disponibilidade, ressaltada na homilia do bispo de Albano.

O prelado afirmou que o Papa Paulo VI tinha uma programa missionário de evangelização que ficou claro em sua encíclica "Evangeli nuntiandi". Segundo ele, a vocação da Igreja para a missão "é um dom e dever, apelo, chamado e resposta, identidade da Igreja, obediência na fé e na fidelidade desta vocação".

"A Igreja é amor que cuida, uma realidade que retifica, uma fortuna para se possuir e um chamado apologético, pastoral e apostólico". Bento XVI, falando sobre a figura de Paulo VI durante as primeiras vésperas na solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo, quando anunciou a criação do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, sublinhou a sensibilidade missionária de Paulo VI, que foi "sábio da complexidade da obra evangelizadora" e destacou que "esteve viva nele a percepção da fratura entre Evangelho e Cultura.

Em 1965, Paulo VI conclui o Concílio Vaticano II, iniciado por seu antecessor, João XXIII. Além da evangelização, Paulo VI se dedicou também ao diálogo interreligioso. Faleceu em Castel Gandolfo, para onde partira já doente para exprimir sua proximidade espiritual aos cidadãos durante a Festa da Transfiguração do Senhor.

(Fonte – Canção Nova)


Homenagem ao Dia dos Pais



Hoje aqui no Brasil, comemoramos o dia dos Pais. Cada país tem um dia próprio para celebrar o dia dos pais, aqui no Brasil, comemoramos no segundo domingo de agosto. Dentro do Informativo Alma Missionária, preparamos uma pequena homenagem aos pais de todo o Brasil. Alguns textos retirados da internet e alguns vídeos com as mais belas canções homenageando os pais. Feliz dia dos pais, a todos os pais que visitam nosso blog! Deus abençoe cada um, dê muita luz e paz.

Muito Obrigado, Pai

Por ter me entendido enquanto eu crescia
e por ter aceitado minhas tão rápidas mudanças.
Deve ter sido difícil manter-se em calma comigo,
mas você sempre tentou e quase sempre conseguiu.

Por ter me ouvido e ter me dado claras e breves respostas
às dúvidas e perguntas que eu levava a você.
Por ter reforçado minha confiança para continuar
revelando meus pensamentos e sentimentos.

Por ter me aplaudido quando fui verdadeiro,
por ter me compreendido quando eu disse mentiras,
por ter me provado que elas maculam nosso caráter.

Por ter me falado sobre os seus erros e sobre
as coisas que você aprendeu com eles.
Isso fez com que eu aceitasse meus próprios
erros, que também aprendesse e que me perdoasse.

Por prestar-me atenção e gastar tão grande
parte do seu tempo comigo.
Isso levou-me a acreditar que sou importante
e que tenho muito valor.

Por agir sempre do modo que desejou que eu agisse.
Foi assim que você me deu um modelo positivo para seguir.

Por confiar em mim e me respeitar mesmo
quando eu era menor do que você.
Por ter considerado meus sentimentos e necessidades,
e ter me mostrado muitas vezes
que elas eram semelhantes às suas.

Pelos elogios e pelos incentivos.
Foi sempre por isso que eu me senti bom
e quis continuar sendo digno da sua fé em mim.

Por ajudar-me a explorar meus talentos e potenciais.
Por ter me ensinado que para ser feliz
eu tinha que ser eu mesmo e não como você
ou igual a outros que você admirava.

Por ser você mesmo e por não desistir da felicidade.
Com isso eu aprendi a buscar uma vida feliz,
bem sucedida e satisfatória.

Obrigado, Pai
Por sempre ter me ouvido.

Ouça-me mais uma vez agora:
EU AMO VOCÊ!

Silvia Schmidt
*Humancat*
No livro "Nossas Raízes"

Uma das mais belas canções de Fábio Junior, “Pai”, uma das mais lindas homenagens para nosso pai. Vejamos o clipe...

Tô chegando, Pai!

Pai, desde que fui semeado aqui, minha Vida não tem sido ruim.
No começo eu fui tomando forma, fui crescendo, crescendo e,
agora, eu já pareço uma cópia (meio achatadinha) de você.

Pai, como tem água aqui!

Antes de sair, quero lhe dizer que não estou com medo.
Alguns anjinhos me contaram que vou morar num lugar
apelidado de "Planeta Água".
Então, creio que não vou estranhar muito.

Quero avisar-lhe que na hora em que eu sair, vou abrir
um berreiro daqueles, tá?
Afinal, vou dar de cara com um baita espaço e muita
gente estranha em volta de mim !

No começo vou dar um pouquinho de trabalho, viu?
Até eu me habituar, muitas vezes vou acordá-lo
por causa de dorzinhas de barriga, de ouvido, resfriadinhos
e aquelas coisas próprias de gente muito pequena.

Ah! ... não fique com ciúme da mãe, viu?
Por algum tempo ela deixará você meio em segundo plano,
pois estará por demais ocupada com a grande
novidade chamada EU.
Isso não quer dizer que o Amor dela por você terá diminuído.

Na continuação, tudo irá se ajeitando, o Amor que teremos
um pelo outro aumentará cada vez mais e, um belo dia,
você se verá encomendando uma correntinha com um
pingente de ouro incrustado com meu primeiro dente de leite.
Isso sem falar nas minhas botinhas, que você levará
penduradas no espelho retrovisor do carro!

Mais adiante irei para a escola, nos finais de semana brincaremos
juntos e, finalmente, um dia estarei crescido, talvez do seu
tamanho ou até maior.

Lembrarei com saudade dos maravilhosos momentos que
teremos passado juntos e, em todos os meus aniversários,
eu lhe darei mais um daqueles emocionados abraços, dizendo:

"Segura mais esse, Pai!
Filho criado é trabalho dobrado!”

Silvia Schmidt
*Humancat*
No livro "Nossas Raízes"

Rick e Renner cantando, Te amo, Pai!

FELIZ DIA DOS PAIS!



Ser padre, ser pai



“Um padre é convidado para ser pai de toda uma comunidade”

Começo com um testemunho. Quando fui ordenado sacerdote, aos 24 anos, após 10 anos de intensa preparação, senti-me um "peixe dentro d'água". Era como se o tempo todo eu dissesse: "Aqui é o meu lugar!" Como alguém me disse antes da ordenação: "Você carregará pela vida a terrível certeza de que você foi chamado e escolhido!" No local da minha ordenação, Pavilhão de Exposições do Parque Industrial, no dia 8 de dezembro de 1990, havia uma faixa com a seguinte mensagem: "Tu és sacerdote para sempre!" Agora, quase 19 anos depois, recordo-me com carinho de tudo isso.

Celebrando o Ano Sacerdotal, louvo a Deus por minha vocação e peço a Ele que me faça sempre fiel. "Fidelidade de Cristo, Fidelidade do Sacerdote" é o lema deste ano. Que eu possa viver esse ideal no comprometimento com a construção do Reino de Deus e com o entusiasmo que todos os que se dedicam ao Evangelho devem ter. As preces de vocês neste sentido – por mim e por todos os sacerdotes que passaram ou passam por nossas vidas – são fundamentais.

Continuo com um paralelismo: sacerdote e pai, pai e sacerdote. Também me vem ao coração uma outra ideia: ser padre é ser pai! Com a celebração do Dia dos Pais, penso no desafio e no dom que é a paternidade e imagino o quanto temos em comum – padres e pais – na missão que cumprimos. Amar cada filho conforme a necessidade de cada um e no jeito de cada um. Mostrar-lhe que ama a todos indistintamente e sem impor condições para amar. Acompanhá-lo e formá-lo para a vida.

Ser autoridade, mas também saber dar a liberdade e, de fato, colocar a todos num caminho de crescimento. Perseverar no amor, mesmo nas horas de incompreensão e de desafeto. Ser misericordioso e compassivo em todas as circunstâncias. Não deixar nunca de manifestar o amor, torná-lo visível.

Um padre é convidado para ser pai de toda uma comunidade, assim como cada pai é convidado para ser o sacerdote do lar. Nós padres oferecemos Deus à humanidade e a humanidade a Deus. Vocês pais, falam de Deus aos filhos e dos filhos a Deus! Enfim, somos pais-sacerdotes, somos sacerdotes-pais, na mais linda liturgia que o ser humano pode oferecer ao Senhor, a liturgia do amor vivenciado a cada instante e sem cessar!

Que Deus, o Pai dos pais, Pai do Sumo e Eterno Sacerdote Jesus Cristo, encaminhe-nos num cumprimento mais perfeito de nossas missões!

São José, patrono das famílias, rogai por nós!

São João Maria Vianney, patrono dos padres, rogai por nós!

Padre Rinaldo Roberto de Rezende
Cura da Catedral de São Dimas – SJC

(Fonte – Canção Nova)


Entre em contato conosco

É sempre bom lembrarmos as formas em que você pode entrar contato conosco. Portanto, temos duas formas. A primeira é a através do nosso e-mail, prático e simples, em um clique você fala conosco, o e-mail é alma-missionaria@hotmail.com você poderá dá sua sugestão no que você quer ver aqui no blog e pode também nos ajudar com matérias e vídeos. Outra forma de entrar em contanto é também pela rede social Orkut, clicando aqui, você terá acesso ao nosso Orkut se você tiver um login do mesmo. Então, estamos esperando o seu e-mail ou o seu recado pelo Orkut.


Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!