Pesquisar no blog

domingo, 22 de agosto de 2010

Informativo Alma Missionária

Hoje a Igreja celebra o 21º Domingo do Tempo Comum. Somos convidados a celebrar a eucaristia. Mas não basta “comer e beber na presença do Senhor”; precisamos passar pela porta estreita que leva ao banquete do reino. Celebremos em comunhão com os vocacionados para vários ministérios e serviços na comunidade. Rezaremos por todos os que assumem algum compromisso na vida comunitária. Precisamos valorizar esses homens e mulheres que doam seu tempo e seus dons para o crescimento da comunidade. Agora o comentário da semana com Diógenes Guedes.


21º Domingo do Tempo Comum – Cor Litúrgica – Verde.

“Proclamai o Evangelho a toda a criatura!”

1ª Leitura – Isaías 66, 18-21.

Salmo Responsorial – Salmo 116.

2ª Leitura – Hebreus 12,5-7.11-13.

Evangelho – Lucas 13,22-30.

Ainda no grande Ciclo do Tempo Comum, a Igreja hoje nos convida e nos convoca juntamente com todos os Vocacionados neste Mês de Agosto e das Vocações a meditarmos sobre os ensinamentos de Jesus e sobre toda a sua trajetória aqui nesta terra entre os homens nos ensinando a verdadeiramente a buscar o Reino dos céus através do anúncio da Boa Nova do seu Evangelho a todos os povos, raças, línguas e nações.

A Primeira leitura retirada do Livro do profeta Isaías, o Senhor nosso Deus é claro ao dizer que conhece todas as nossas obras e pensamentos, Ele sabe tudo de nós.

Reunirá todas as gentes, línguas, raças e nações e assim poderão contemplar a sua glória, e ainda colocará em nosso meio os sinais visíveis de sua presença constante e acolhedora já aqui nesta terra, para que assim todos o conheçam e chegam a plena verdade do Evangelho e da Salvação.

E o glorificarão e o exaltarão em seu Templo Santo, em sua casa, na sua morada assim nos diz o Deus Altíssimo, prestando seus louvores e ação de graças oferecendo o que tem de melhor ao seu Senhor.

No Salmo 116, o Salmista nos faz um convite maravilhoso e mais que isto, nos chama a missão e a vocação de todos os batizados e batizadas, daqueles que são marcados pelo selo de Deus e do Espírito Santo. “Proclamai o Evangelho a toda a criatura!”

Na Segunda Leitura, que é da Carta de São Paulo dirigida aos Hebreus, traz uma exortação sobre um Deus que é Pai e por nos amar assim nos corrige e nos repreende quando necessário com seu amor e com sua Palavra. “Irmãos: Já esquecestes as palavras de encorajamento que vos foram dirigidas como filhos: “Meu filho, não desprezes a educação do Senhor, não desanimes quando ele te repreende; pois o Senhor corrige a quem ele ama e castiga a quem aceita como filho”. É para a vossa educação que sofreis, e é como filhos que Deus vos trata. Pois qual é o filho a quem o pai não corrige?”

O Pai que ama seus filhos verdadeiramente os corrige, chama a sua atenção, faz com que olhem para seus erros e assim corrijam suas falhas e melhorem como pessoas. Só quem não ama não corrige e não exorta deixa o mal tomar conta, diz que se importa com a pessoa, mas na verdade não se importa, assim também nós devemos amar as pessoas, contudo, não compactuar com o erro e com o pecado, com as obras das trevas, do mal, como cristãos e pessoas que amam umas as outras exortar e corrigir com amor, com benignidade e sobretudo com caridade, essa é a verdadeira receita de quem ama verdadeiramente e se importa com a vida e o bem estar dos seus amados.

No momento a correção não alegra causa dor, certo mal estar, afinal todos gostamos de elogios, temos um ego aguçado e queremos sempre ouvir palavras doces, contudo, não se faz um caminho de crescimento pessoal, espiritual, profissional, como chefes de famílias, filhos, desta forma. É preciso aprender com os erros, fazer das pedras novas estradas, novos caminhos, um impulso pra vitória com as quedas, fazer do limão azedo uma verdadeira limonada.

Depois que vem a correção colhem-se os frutos tais como de justiça e de paz para aqueles que acolhem a verdade por mais difícil que seja e lhe custe em sua vida.

O apóstolo Paulo nos diz: “firmai as mãos cansadas e os joelhos enfraquecidos; acertai os passos dos vossos pés”, para que não se extravie o que é manco, mas antes seja curado.

Assim é precioso também acertar a nossa vida estar configurado e em plena harmonia com nosso Deus, estar em sintonia com o criador, acertar os erros para alcançar a meta maior a Salvação e a vida feliz na eternidade.

O Evangelho segundo Lucas, vai mostrando Jesus atravessando povoados e levando seus ensinamentos, a Palavra de vida eterna. Já em Jerusalém, alguém do povo lhe pergunta: “Senhor, é verdade que poucos se salvam?”

Jesus então responde sua pergunta com uma perfeita indicação quando se refere a uma porta estreita, assim é o céu e o qual devemos fazer todo o esforço possível para entrar nesta porta estreita, apertada e pequena.

E assim através de exemplos práticos Jesus cita o exemplo do dono de casa que está do lado de dentro e tendo uma pessoa do lado de fora bate e diz: “Senhor, abre-nos a porta!”

E ele de dentro de sua casa dirá: “Eu não vos conheço!”. E eles do lado de fora da casa dirão: “Nós comemos e bebemos contigo, vimos o Senhor pregar em nossas praças!” Ele porém vos dirá: “Não sei de onde és. Afastai-vos de mim todos vós que praticais injustiças!”

Diz Jesus neste dia assim os que merecerem tais atos serão lançados fora do Reino dos céus, no lugar que há choro e ranger de dentes, junto com os maus, com os perversos e os ímpios e todos aqueles que praticam injustiças e verão Abraão e os profetas gozarem da vida eterna diante de si mesmos.

Jesus diz ainda que: “Virão homens do norte e do sul, do ocidente e do oriente para tomar lugar junto ao Reino de Deus e à mesa sagrada da eternidade”. Isto quer dizer, o Reino é para todos os povos, línguas, raças e nações, Deus ama a todos e Jesus morreu por todos pra conquistarmos esta vitória da eternidade feliz.

Conclui o Evangelho dizendo aquela Palavra que todos conhecemos: “Os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros”.

A Liturgia de hoje, sobretudo, nos remete a uma séria conversão e volta para a Deus, a nos empenhar, lutar com todas as forças a voltarmos verdadeiramente aquele que nos Salvou e buscar esse tesouro e esse prêmio eterno que Jesus já conquistou pra nós com sua morte de cruz e ressurreição.

As portas do paraíso estão abertas a todos, contudo, não é fácil o próprio Jesus diz esforçai-vos, praticai o bem, a caridade, o amor fraterno, pois a porta é estreita que leva ao céu e a porta que leva a perdição eterna ou ao inferno é larga, caminho bastante espaçado.

Muitos tem medo do inferno, por ser um lugar de tormentos, alguns imaginam de fogo, mas o inferno verdadeiro é ficar pra sempre distante do seu Deus, do seu criador, ao contemplar o Reino que ele preparou para nós, Jesus disse: “Na casa de meu Pai, tem muitas moradas!”

Ficar privado de contemplar a face de Deus por uma eternidade que se perdura para sempre, isso sim é o verdadeiro inferno.

E o Senhor nos dá tantas oportunidades e chances de conversão fala conosco através da Palavra, da Eucaristia, da Igreja, do Santo Padre o Papa, de nossos Sacerdotes, Bispos, Diáconos, Leigos e Leigas, Consagrados, Religiosos e Religiosas, da natureza, de nossa família, dos amigos, das pessoas a quem convivemos e amamos e será que o escutamos?

Estamos no Mês de Agosto, Mês dedicado as Missões na Igreja, será que estamos abertos ao chamado de Deus? A voz que fala ao nosso coração? Jesus fala e continua chamando homens e mulheres em nossos tempos atuais, mas sua voz é baixa e suave, corremos sério risco de deixar a voz do mundo e das preocupações temporais, abafar ou não deixar-mos ouvir este apelo, este chamado a nossa vida.

É necessário pedir e sobretudo saber ouvir, apresentar-se diante do Senhor da Messe. “Eis-me aqui Senhor, pra fazer tua vontade e pra viver no teu amor!” Atender os apelos e o convite a nova vida e uma nova missão de filhos e filhas, vocacionados sobretudo a viver o amor e o testemunho neste mundo de trevas.

Obrigado Senhor por todos aqueles que se dedicam a pregação do teu Evangelho, do Reino de Deus e se põe a testemunhar que és fiel, justo e benigno.

Abençoai-nos o Deus Todo-Poderoso. Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, Amém!

Diógenes Guedes.

O blog Alma Missionária agora está com um novo visual.


O blog Alma Missionária sempre procurando inovar cada vez mais para melhorar o conteúdo. E desta vez, apresentamos um novo visual, mais moderno possibilitando assim você ver por completo o blog em todos os navegadores. No antigo modelo do blog, alguns leitores que usavam outro tipo de navegador sem ser o Mozilla Firefox ficava sem ver o blog direito, algumas coisas que ficam na lateral, eles ficavam abaixo das postagens. Agora com esse modelo, em qualquer navegador você pode ver todo o conteúdo do nosso blog. Estamos sempre procurando deixar o blog com um clima acolhedor, pra você amigo que evangeliza conosco.



Resultado da enquete “Do que você mais gosta de ver aqui no blog?”...

Essa enquete diferente das outras permitia votar em mais de uma opção. Com 37% dos votos ficou as noticias. Empatados cada um com 50% dos votos, ficaram, Reflexões, formações e testemunhos. Com 62% ficaram os vídeos. O campeão dessa enquete foi o Comentário da Liturgia com Diógenes Guedes que teve 87% dos votos. Obrigado a todos que votaram e ajudam a melhorar ainda mais o conteúdo do nosso blog através de suas opiniões. Agradecemos.

A Igreja também celebra hoje Nossa Senhora Rainha



Nossa Senhora sempre foi reconhecida pela Igreja como Rainha. É proclamada, pela Igreja, Rainha por doze vezes: Rainha dos anjos, dos patriarcas, dos profetas, dos apóstolos, dos confessores, das virgens, dos mártires, de todos os Santos, do Santíssimo Rosário, da paz, concebida sem pecado original e levada aos céus.

Ainda é proclamada Rainha de Misericórdia, pois seu maior exemplo é pois seu trabalho é exercer a compaixão e alcançar o perdão de Deus para os homens. Parece ter a função de repartir os tesouros da misericórdia de Deus.

Nossa Senhora Rainha, rogai por nós!


Pela primeira vez, emissoras de inspiração católica promovem debate eleitoral

Acontecerá amanhã, dia 23, o primeiro debate político entre presidenciáveis realizado por TV’s Católicas Rede Aparecida e TV Canção Nova aqui no Brasil. O encontro acontece às 22h no auditório da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, e será transmitido ao vivo para todo o Brasil através das emissoras de inspiração católica, entre outras emissoras parceiras. O encontro vai contribuir para que os católicos possam refletir com mais profundidade temas que outros debates não evidenciam tanto como o aborto, o uso de células-tronco embrionárias. A estimativa de público que vai acompanhar o debate é de 100 milhões de pessoas. O debate será as 23h00min.

Salvador sedia encontro de bispos e agentes da Pastoral Afroamericana e Caribenha

Terminou na tarde de quinta feira, 19, em Salvador (BA), o encontro dos bispos e agentes de pastoral responsáveis pela Pastoral Afroamericana e caribenha. Participaram representantes das Conferências Episcopais da Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Haiti, México, Panamá e Venezuela.

Durante o encontro os participantes partilharam as experiências de trabalho pastoral em seus respectivos países. Em seguida foi feita a partilha dos desafios que se apresentam aos afroamericanos e os possíveis encaminhamentos na perspectiva da ação evangelizadora sintonizada com a realidade apresentada.

“Objetivando compreender a história da Pastoral Afro no Continente, foi feito um resgate histórico das Conferências do Episcopado Latino-americano e Caribenho e dos Encontros de Pastoral Afroamericana (EPAs), destacando-se os principais elementos de fundamentação da ação evangelizadora inculturada”, afirmou um dos participantes do evento e assessor da Pastoral Afro-brasileira da CNBB, padre Ari Antônio dos Reis.

A partir do estudo do Documento de Aparecida, feito na manhã de quarta feira, 18, o grupo de 17 participantes procedeu com a revisão das linhas pastorais sugeridas a partir do primeiro encontro dos bispos, realizado no Equador, em 2002.

Ao final do encontro foi lida e aprovada uma mensagem que foi enviada a todas as Conferências Episcopais.
Mensagem do Encontro dos Bispos e Agentes responsáveis da Pastoral Afroamericana

Reunidos na cidade de Salvador-BA, nos dias 16-19 de agosto de 2010, nós Bispos Latinoamericanos (Brasil, Haiti, Panamá, Venezuela, Equador, Colômbia) e Agentes responsáveis pela Pastoral Afroamericana, tivemos a oportunidade de desfrutar de um ambiente de acolhida cristã, oração e escuta da palavra, enriquecido diversidade de expressões culturais nacionais.

Constatamos através da leitura da realidade que a grande maioria da população Afroamericana continua vivendo em condições de pobreza e exclusão social nos diferentes países, como afirma o Documento de Aparecida: “a história dos Afroamericano tem sido atravessada por uma exclusão social econômica, política e, sobretudo racial onde a identidade étnica é fator de subordinação social” (DAp 96), o que nos desafia na ação eclesial mais efetiva visando a superação destas realidades que implicam em uma vida de privações e dificuldades.

A luta pela inclusão social e a superação do racismo que atinge os afro americanos está no horizonte missionário da Igreja, pois “A missão evangelizadora da Igreja abraça com o amor de Deus a todos e especialmente os pobres que sofrem. Por isso não pode separar-se da solidariedade com os necessitados e da promoção humana integral... Os pobres são os destinatários privilegiadas do evangelho e um bispo, modelado segundo a imagem do Bom Pastor, deve estar particularmente atento em oferecer o divino balsamo da fé sem descuidar do pão material” (DAp 550).

Partilhamos com alegria as diferentes iniciativas de revitalização da cultura de origem africana na América Latina e no Caribe, processo reconhecido e apoiado pela Conferência de Aparecida que reconhece nos Afro americanos a riqueza trazida para o continente manifesta na expressividade corporal, enraizamento familiar e sentido de Deus (Cf. DAp 56).

Reafirmamos que a Pastoral Afroamericana é uma opção da Igreja Latinoamericana e Caribenha, que tem sido assumida pelo magistério e expressa em as diferentes Conferências Gerais. Não é uma mera expressão emotiva, nostálgica e folclórica; nem um caminho eclesial isolado e paralelo, nem um movimento reivindicativo, nem uma utopia política ou uma expressão do racismo ou sectarismo á inversa, se não, na Igreja um espaço de comunhão, inculturação e participação e na sociedade, um espaço de mutua estima, reconciliação e solidariedade.

Iluminados pelas Conferências de Santo Domingo e pela trajetória eclesial dos Afroamericanos na América Latina e no Caribe, expressadas nos Encontros de Pastoral afro americana (EPAS), projetamos o futuro através das linhas pastorais, elaboradas a partir do primeiro encontro dos Bispos, realizado em Quito, Equador em setembro 2002, que foram revisadas e atualizadas neste encontro à luz da Conferencia de Aparecida.

Reiteramos o nosso compromisso de caminhar em comunhão com as decisões pastorais do Episcopado Latino americano aprofundando a opção pela pastoral de conjunto e a missão continental, plasmadas pela necessária conversão pastoral, desafio de toda a Igreja.

Sob a proteção de Nossa Senhora de Guadalupe e guiados pelo Cristo bom Pastor rogamos as bênçãos e Deus as Igrejas particulares presentes na América Latina e Caribe.

Bispos e Agentes de Pastoral Afroamericana presentes no encontro!

(Fonte – CNBB)

Os jovens de Madri estão em contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011.

O evento acontecerá na capital espanhola e será realizado entre os dias 16 e 21 de agosto.

São esperados cerca de 2 milhões de jovens de todo o mundo.

Para marcar a data, a organização do encontro lançou uma nova campanha, com vídeos promocionais e novidades para quem deseja colaborar com o Fundo de Solidariedade - iniciativa que pretende viabilizar a participação de jovens de países economicamente desfavorecidos na JMJ.

Inscrever-se na JMJ de Madrid ajudará os jovens com menos recursos econômicos a participar neste evento.

Parte do dinheiro obtido com as inscrições vai para o fundo de solidariedade, que apóia a participação de jovens provenientes de países em vias de desenvolvimento.

Clique aqui e visite o site oficial do evento.

(Fonte – A12) A12.com


O que falta para você dizer 'sim'?



“Ninguém erra por buscar a vontade de Deus!”

É impressionante perceber como Deus quer se manifestar em nossa vida cada vez de forma mais surpreendente. Ele não mede limites para nos proclamar o Seu Amor "constrangedor" e vê nas nossas limitações e misérias uma oportunidade de nos surpreender a todos, demonstrando no instrumento incapaz a plenitude da Sua manifestação.

Deus tem uma fascinação especifica por aqueles que se demonstram mais limitados, mais pecadores e por isso os separa, os consagra e os lança para o Seu povo. É assim que um chamado, com um "sim" decisivo dado a cada dia, se torna vida e felicidade para quem segue a voz do Bom Pastor. Um "sim" dado para sempre, mas que se renova a cada momento, a cada passo que damos rumo à realização plena da vontade de Deus.

Há uma pedagogia própria do Senhor para atrair aqueles que foram escolhidos por Ele. Ele usa daquilo que faz parte da vida do homem e manifesta a Sua vontade. A alguns Ele chama em meio aos campos, nas "praias" da vida e a outros, em meio ao barulho das cidades de um mundo que grita, tentando impedir-nos de escutar a doce voz que nos elegeu. Basta estarmos atentos aos sinais e poderemos perceber há quanto tempo Ele vem esperando que lancemos um simples olhar em Sua direção, para que então possa nos revelar – pouco a pouco – a Sua vontade.

Deus Pai escolhe quem quer, por isso não adianta tentarmos demonstrar o quanto somos fracos para tão grande missão, escondendo e justificando os nossos medos atrás de nossas misérias, pois o Senhor nos conhece mais do que nós mesmos, por essa razão nos chamou. Assim a nossa vida passa a ser um reconhecimento de que nada somos, mas que n'Ele tudo é possível. Reconhecemos que não merecemos esse chamado, por isso mesmo transformamos a nossa vida em um ato de louvor ao Senhor, com uma gratidão eterna que precisa ser demonstrada em fidelidade concreta.

Se Deus não mede esforços para nos demonstrar isso, – e mais do que isso –, para nos convencer de que Ele nos escolheu, porque ainda estamos perdendo tempo? O que mais nos falta para dizermos "sim" e nos lançarmos na vontade do Senhor? Coragem? Decisão? Abandono? Confiança?

Não podemos negar que é muito difícil romper com toda a ideologia depositada em nossa consciência, a qual nos leva a querer seguranças e tranquilidade. Fomos formados em uma sociedade imediatista, que quer o agora e na qual tudo é para ontem. Por isso é tão difícil. Mas não é impossível!

A cada dia cresce o número de jovens, rapazes e moças, que abandonaram tudo e decidiram viver abandonados em um Amor muito maior do que eles mesmos. Mais do que seguranças é o olhar de plena felicidade e realização interior que testemunham como vale a pena seguir a voz do Amado. Jovens que tiveram a coragem de romper com tudo e se lançar na novidade que o Evangelho nos oferece a cada dia. Eles são, com suas vidas, a prova concreta de que vale a pena.

Por que você ainda continua perdendo tempo? Se for uma palavra direta ou um sinal concreto de que você precisava para dar o primeiro passo, ao ler esse texto você o encontrou. Deus, mais uma vez, está falando com você! Pode ser que o medo do "novo" seja grande, mas onde está a ousadia própria da juventude? Você já foi corajoso para fazer muita coisa que não prestava na sua vida, por que então não demonstrar toda essa coragem agora, entregando sua existência nas mãos d'Aquele que verdadeiramente o ama?

O que, uma vez, escrevi, eu reafirmo: ninguém erra por buscar a vontade de Deus! Nunca me arrependi de ter dado um passo na direção da vontade de Deus para a minha vida; pelo contrário, à medida que continuo dando passos mais realizado e mais feliz eu sou, porque mais perto do Senhor eu estou.

Antes de tudo é para isto que o Todo-poderoso nos chama: para sermos d'Ele. E nessa Divina Vontade está o segredo da felicidade de tantos homens e mulheres, sorridentes em meio a um mundo triste. Por essa razão, não tenha medo de entregar ao Senhor aquilo que Lhe é de direito: a sua vida. Experimente como é maravilhoso ser amado e ser instrumento desse Amor maior. Deus está gritando! O que falta para você dizer "sim"?

Seu irmão,

Renan Félix
renan@geracaophn.com

(Fonte – Canção Nova)

Hoje no dia de Nossa Senhora Rainha, uma pequena reflexão dedicada a Maria.

Maria, passa na frente!


Caiu em minhas mãos, há algum tempo atrás, um jornal da

"Associação Maria Porta do Céu", onde Denis Bougene

narra a sua última estada na França e como ele viveu

a sua experiência de ter que passar pela alfândega com

um excesso de peso muito superior ao que podia carregar.

O que ele trazia era Material de Evangelização.

Humanamente seria impossível embarcar com tanta bagagem.

Foi quando, ele contou a sua preocupação ao capelão da

Basílica do Sagrado Coração em Monteaste, e ele lhe disse:

"Denis, chegando ao aeroporto diga: "Maria, passa na frente!"...

E Ela cuidará de tudo!

Ela cuidará de todo material que você leva para o seu

filho Jesus, como Mãe, mas também é a Porteira.

Por isso, abrirá os corações das pessoas e as portas pelo caminho.

É só pedir para Ela passar na frente.

Eu faço isso dezenas de vezes por dia, disse-me ele.

Antes de lutar com alguém, antes de tomar uma decisão,

no telefone, no ônibus, quando estou em dificuldade.

E a Mãe indo na frente, os filhos estão protegidos, não?

Não é preciso contar o resto, você já deve ter concluído.

O nosso amigo Denis imediatamente pôs em prática

o que o Padre lhe aconselhou, se pôs a rezar.

Maria, passa na frente!

Foi fácil? Não, mas a confiança no Senhor através da Mãe,

deixaram cair todas as suas preocupações, e a providência pôde acontecer.

O amigo que o acompanhava não acreditava no que tinha visto,

104 Kg de excesso de bagagem haviam sido perdoados pelo

Diretor da Alfândega, vendo o que acontecera exclamou:

"Que sorte você tem!" Ele pensou consigo:

"Este amigo, não entendeu nada!"

Não foi uma questão de sorte, mas uma questão de família.

Eu tenho o privilégio de ter Maria como Mãe e poder lhe dizer:

"Maria, passa na frente para resolver o que eu

sou incapaz de resolver.

Cuida do que não está ao meu alcance

. Tu tens o poder para isso".

Quem pode dizer que já foi decepcionado por Ti,

depois de ter Te chamado?

É isso, fiz questão de passar para você, esta receita.

Desde que li esta mensagem, como Denis, comecei

a colocar em prática.

Tenho exclamado muitas vezes ao dia e nas diferentes situações:

"Maria, passa na frente para resolver o que eu sou

incapaz de resolver", e eu posso lhe garantir o quanto

tem sido eficaz, consolador e imediato o socorro da Mãe.

Estou-lhe convidando a assumir juntos, colocando tudo

nas mãos de Nossa Senhora, pedindo sempre:
"Maria, passa na frente!".

Serão situações das mais variadas como o próprio capelão expressou.

Hoje, por exemplo, já comece a fazer esse exercício de fé,

tome as suas situações concretas e diga:

"Maria, passa na frente!".

Durante todo o tempo vamos entregar à Mãe de Deus
as nossas necessidades.


Ela cuidará de todos os detalhes, muito mais que nós.
Ela é a Mãe, mas também Ela é a Porteira.

Por isso, abrirá o coração das pessoas e as portas pelo caminho!

É só pedir para Ela passar a frente.

É isso que a Canção Nova vai ver daqui pra frente,

é isso que eu vou dizer e viver,

"Maria, passa na frente para resolver o que eu

sou incapaz de resolver!"

Deus lhe abençoe.

Viver muitas maravilhas juntos com a graça do Senhor,

com intercessão de Santa Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe.

Com toda a minha gratidão pela sua amizade e fidelidade a nós.

Pe. Jonas Abib



Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!