Pesquisar no blog

domingo, 29 de agosto de 2010

Informativo Alma Missionária

Hoje a Igreja celebra o 22º Domingo do Tempo Comum. O Senhor no convida a “vir mais para cima”, a participar do banquete em sua casa, banquete do reino, onde não há privilégios. A eucaristia é momento favorável para conhecermos as preferências de Deus. Hoje também é o Dia Nacional do Catequista, celebremos a vida e doação de tantos homens e mulheres a serviço da catequese. Estamos concluindo também o mês vocacional, durante qual fomos esclarecidos sobre os vários tipos de vocações que assumir como compromisso prático. Leia agora o comentário da semana com nosso amigo Diógenes Guedes.


22º Domingo do Tempo Comum – Cor Litúrgica – Verde.

“Quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”

1ª Leitura – Eclesiástico 3, 19.21 – 30-31.

Salmo Responsorial –Salmo 67.

2ª Leitura – Hebreus 12, 18-19. 22-24a

Evangelho – Lucas 14,1-7-14.

Com grande alegria a Igreja vive o seu período litúrgico mais extenso o tempo comum, no mês de agosto dedicado às vocações, hoje sobretudo a dos nossos catequistas que tanto colaboram em nossas comunidades no ensino do Evangelho e da fé cristã de nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos. Lembrando que os nossos primeiros catequistas são nossos pais, que nos ensinam a fé em sua simplicidade, as primeiras orações cristãs e o amor a Jesus e a Igreja.

Na Primeira Leitura retirada do livro do Eclesiástico encontramos a figura do filho zeloso que cuida de seus afazeres e os faz com amor, com carinho e gratidão exercendo a plena generosidade. Nos exorta que quanto maiores formos mais humildes devemos ser, pois assim o Pai se alegrará e encontrará graça diante do Senhor.

O Senhor revela os mistérios do seu Reino aos humildes, não aos soberbos e altivos, o Senhor é grande e se revela aos pequeninos, aos pobres e humildes.

O orgulhoso tem um mal profundo que está dentro dele, dentro do seu coração, o amargor de sua alma, o torna duro e ressequido, ele confia nele mesmo e se faz o seu senhor e sua fortaleza. Ele não compreende o mal que faz a si mesmo e as pessoas que o rodeiam.

O homem inteligente se faz humilde ele reflete sobre a palavra dos sábios, e deseja assim a sabedoria, pois o próprio Deus nos diz: “Quereis sabedoria então pedis”. O Seu Deus pode mais e tudo faz por ele, não o desampara, torna-se seu escudo, a sua rocha e proteção, é em seu Deus que está a paz, o amor e a salvação, a luz que o norteia nos caminhos e nas dificuldades da vida.

No Salmo 67, o Salmista vem confirmar o que nos diz a leitura: “Com carinho preparastes uma mesa para o pobre!”. Pobre é aquele que tem seu coração humilde, aquele que põe toda a sua confiança e esperança no Senhor, aquele em que se faz tudo depender do Senhor, não faz nada sem as orientações do Senhor. É muito mais que pobreza material, mas é a pobreza e a humildade de coração.

A Segunda Leitura da Carta de São Paulo aos Hebreus, vem nos ensinar a enxergarmos com os olhos da fé aquilo que o Senhor tem para nós, a morada do Deus Altíssimo, a Jerusalém Celeste, a cidade do Deus vivo, onde estão todos aqueles que aqui souberam amar a Cristo e aos seus irmãos, que fizeram a vontade de Deus acontecer já aqui nesta terra, buscando a graça do amor, da paz, da misericórdia e do perdão. Lá o Cordeiro de Deus nos espera, pois é Ele o mediador da Nova Aliança.

No Evangelho segundo Lucas, mostra Jesus fazendo sua refeição na casa de um fariseu, pois o próprio Cristo mesmo sabendo e conhecendo todo o coração humano e a maldade que havia no coração dos fariseus e mestres da lei não isola, não exclui ninguém, o Reino de Deus é inclusivo, sempre se achega a quem precisa dele.

Jesus com sua sabedoria divina percebe que os convidados todos se achegavam ao banquete e já queriam sentar nos primeiros lugares daquela festa. E Jesus contou-lhes uma parábola, uma história para assim entenderem todo o contexto. Imaginem numa festa de casamento todos vocês correndo pra pegar e sentar nos primeiros lugares achando-se importantes, pode ter gente muito mais importante que vocês, que mereça estes lugares! E vocês correm o risco do dono da festa chegar e pedir pra você ceder seu lugar a estes e assim ficarão envergonhados e se sentarão nos últimos lugares.

E Jesus assim, sobretudo, ensina o Evangelho, o Reino dos Céus, sobretudo, uma conduta de cavalheirismo, de bons modos, de etiqueta também, ao dizer senta-te nos últimos lugares que o dono da festa te chamará para sentar-te mais acima. “Fazendo isso vocês serão honrados por todos os convidados, pois os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos!” ainda nos diz Jesus: “Quem se eleva será humilhado e quem se humilha será exaltado!”

Ainda Jesus nos ensina no Santo Evangelho desta liturgia, outro ponto importante, o amor gratuito, a consideração ao próximo sem nada lhe exigir, ou cobrar em troca. Hoje vemos tantos “eu te amo”, mas são de puro interesse, se baseiam na regra do “toma lá, dá cá”, eu te dou ou faço tal coisa, se você me der ou fizer tal coisa.

Sempre queremos algo em troca de algo, percebemos isso em nossas relações. Quanta falsidade, mal caratismo, falta de moralidade, de sobriedade em nosso meio! Pessoas que não confiam em outras, inseguranças, maus exemplos, uma sociedade que vive do ter e do poder exacerbado, o capitalismo selvagem que impera em nosso meio e no mundo.

Eu preciso ter e ter mais e mais, não tem fim, vivo em constante exploração do capital e do ser humano, quero ser amigo do fulano ou do beltrano porque ele tem um carro legal, uma roupa legal da moda, uma casa chique, tem uma conta grande no banco, porque ele é da sociedade, das altas rodas de relacionamentos e por ai vai, tantos amores falsos, amizades falsas, relações falsas por ai nos dias atuais.

Jesus nos ensina quando vocês quiserem dar uma festa, um banquete em sua casa chame os pobres, os simples, os humildes, os aleijados, os coxos, os cegos, então você será sensato e feliz, pois, não receberá sua recompensa aqui nesta terra, mas na ressurreição, no céu, na vida eterna.

Se convidar os das altas rodas sociais, os da grana, do poder vocês já tem a sua recompensa, a sua paga aqui nesta terra nos diz Jesus, mas convide os menos favorecidos, os excluídos da sociedade aqueles que não tem nada pra te dar aqui nesta vida, mas que tem muito a oferecer pra sua eternidade feliz e assim cada um escolhe se quer ter a sua recompensa aqui já com os ricaços ou se quer ter a sua recompensa no Reino dos Céus e na eternidade.

O Reino dos céus é feito para os humildes, para os pequenos, para os simples e pobres de coração, Jesus mesmo diz: “É mais fácil um camelo passar por um buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos céus!” “Felizes os pobres em espírito porque deles é o Reino dos céus” “Aquele que se humilha será exaltado e o que se exaltar será humilhado”

Como já disse não é a pobreza muitas vezes material, conheço e você também deve conhecer muita gente pobre, porém orgulhosa, altiva, cheia de marras e que não quer nem saber de Deus, que vive de aparências perante a Sociedade e de outro lado tem pessoas com um poder aquisitivo bom, são até ricas materialmente falando, mas, que tem um coração simples, aberto, confiam e amam a Deus, mais que a tudo e que ajudam muito aqueles que nada tem, que precisam delas, repartem o que tem, pois entendem que tudo que tem foi porque Deus lhes deu e são profundamente agradecidas.

Por fim, não poderíamos esquecer deste Dia tão bonito, último do mês de agosto, dedicado às vocações, sobretudo, a nossos catequistas que doam boa parte de seu tempo nas comunidades deste nosso imenso Brasil ao ensino do Evangelho, da fé em Jesus e as pessoas a serem mais de Deus, o nosso muito obrigado como Igreja de Jesus a todos vocês queridos catequistas, Deus lhes pague, lhes dê saúde, paz, amor e muita fé para continuarem firmes nesta missão confiada por Ele a cada um de nós. “Ide a todo universo e pregai o Evangelho a toda a criatura!”

Abençoai-nos o Deus Todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Diógenes Guedes


Novenas de São Francisco e Santa Teresinha começam em setembro

O blog Alma Missionária já está preparando duas novas novenas pra você nesse mês de setembro. Dois grandes santos da Igreja Católica serão celebramos aqui no blog. A partir do dia 22 de setembro daremos inicio as novenas de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira do blog Alma Missionária, as novenas de Santa Teresinha vai até o dia 01 de outubro. Também em setembro a partir do dia 25, começam as novenas de São Francisco de Assis até o dia 04 de Outubro. Dois santos serão celebrados aqui no blog, e nos estamos preparando novenas para que você possa pedir a intercessão dos mesmos e ainda aumentar sua fé e a devoção pelos santos. Participe das novenas, mande seu comentário. As novenas serão postadas em horários diferentes, como serão duas no mesmo período, uma será postada as 07h00min da manhã e a outra às 19h00min da noite.

Encontro marcado de 22 de setembro a 01 de outubro Novena de Santa Teresinha e de 25 de setembro a 04 de outubro Novena de São Francisco.



Candidatos falam de assuntos de interesse católico em debate

Cerca de 100 milhões de brasileiros acompanharam as duas horas e 15 minutos do primeiro debate promovido pela TV Canção Nova e Rede Aparecida, nesta segunda-feira, 23. Estiveram presentes os candidatos José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio Arruda (PSOL). A candidata do PT, Dilma Rousseff, não confirmou presença alegando problemas com a agenda.

Serra afirmou que foi um "excelente debate" e pôde "falar com franqueza". Segundo ele, houve divergência e até coincidências de opiniões entre os candidatos, mas "caberá ao eleitor fazer seu julgamento".



A candidata Marina comentou sobre a variedade de temas, os quais lhes permitiram falar sobre assuntos de vários segmentos da sociedade e, assim "ampliar a visão (dos eleitores) sobre a proposta dos candidatos, a forma como cada um lida com as questões". Ela afirmou que "defendeu o que acredita", tratando com seriedade os temas.

Plínio disse que a Canção Nova e a Rede Aparecida marcaram um "gol" com esse debate. O candidato elogiou a estrutura do evento, no qual "todos tiveram oportunidades iguais, com o mesmo tempo", e criticou a ausência da candidata do PT, Dilma, afirmando que "poucos conhecem o que ela pensa". "Ela é uma incógnita", afirmou.

.: Veja fotos no Flickr

.: Assista aos vídeos do debate
.: Confira a cobertura completa do debate

Debate

No primeiro bloco, os três candidatos à presidência do país foram questionados sobre a necessidade ou não de um presidente acreditar em Deus, em seguida, em respostas particulares, Marina falou sobre a reforma agrária
[resposta], Plínio sobre a presença de símbolos religiosos em locais públicos [resposta] e Serra sobre economia atual do país [resposta].

No segundo bloco, jornalistas abordaram questões particulares para cada um dos candidatos. Raphael Leal, da TV Canção Nova, questionou o candidato Plínio a respeito de sua opinião sobre o projeto que pretende criminalizar a homofobia
[resposta], perguntando-lhe se ele assinaria o projeto. Em seguida, o jornalista questionou Marina sobre sua postura diante da aprovação do aborto no Brasil [resposta] e ao candidato Serra indagou se este apoiaria a distribuição de materiais que valorizem a castidade e a fidelidade conjugal como formas de prevenir a Aids [resposta].

O jornalista Martin Andrada, da TV Século XXI, interrogou o candidato Plínio a respeito da democratização dos meios de comunicação, questionando-o sobre a possibilidade de a medida abrir precedentes para a censura
[resposta]. Ao abordar José Serra, Martin perguntou o que o candidato fará para reverter o quadro da pesquisa, no qual Dilma aparece com vantagem em relação a ele [resposta]. Já Marina foi questionada sobre a segurança pública, como ela resolveria essa questão [resposta].

José Maria Mayrink, do jornal O Estado de São Paulo, questionou o candidato do PSDB sobre sua posição com relação ao projeto de construção do trem-bala, da transposição do Rio São Francisco e da hidrelétrica de Belo Monte
[resposta]. Ao candidato do PSOL, o jornalista perguntou se ele acredita que há espaço no Brasil para um socialismo radical [resposta]. E a candidata do PV foi indagada se ela acreditava ser possível governar sem troca de favores [resposta].

Dando continuidade ao debate, no terceiro bloco, os candidatos Serra e Marina falaram sobre a redução da maioridade penal, respondendo à pergunta feita por Dom Leonardo de Miranda, representando a Pastoral do Menor
[resposta]. Logo após, Marina e Plínio responderam à pergunta do coordenador nacional da Pastoral Familar, Raimundo Veloso Leal, sobre o PNDH-3 e sobre a opinião pessoal deles sobre a vida e a família [resposta].

A terceira pergunta do bloco foi feita pelo coordenador nacional da Pastoral Carcerária, padre Valdir João Silveira, aos candidatos Plínio e Serra, questionando-os, com relação ao atual sistema carcerário, se pretendem manter o sistema ou investir em outras alternativas para reduzir a criminalidade
[resposta].

O último bloco do debate foi dividido em dois módulos. No primeiro, os candidatos responderam a perguntas sorteadas. Marina falou sobre a política habitacional
[resposta]; Plínio sobre a contradição entre os recordes na produção da agricultura e tantos que ainda passam fome [resposta]; e Serra falou sobre a lei do aborto, comentando se questãos morais devem ser decididas em plebiscito pelo povo [resposta]. No segundo módulo, os três candidatos deram sua opinião sobre o ensino religioso na educação fundamental [resposta].

Os três candidatos à presidência presentes concluíram o debate com suas considerações finais. [Veja as considerações finais]

Cobertura

O Portal Canção Nova disponibilizou a cobertura completa do debate -
minuto a minuto - e através de vídeos. A tag #debatetvcatolica atingiu o topo no Twitter durante o debate. Apenas durante o tempo de duração do debate, a tag foi postada 9.043 vezes e entrou nos Trending Topics (TT). Nesse mesmo intervalo de tempo, o link da página especial [http://noticias.cancaonova.com/debate], criada especialmente para a cobertura ao vivo do evento, apareceu 10.680 vezes no Twitter.

O debate foi retransmitido simultaneamente pelas emissoras católicas - TV Nazaré, Terceiro Milênio, Horizonte, Milícia da Imaculada e Século XXI, além de ser transmitido pelas duas emissoras responsáveis pelo evento [TV Canção Nova e TV Aparecida]. A transmissão também feita por toda a Rede Católica de Rádio, que conta com aproximadamente 300 emissoras espalhadas por todo o país e pela Rede Canção Nova de Rádio, que conta com cerca de 20 emissoras. Por volta de 150 jornalistas credenciados participaram do evento.

Ao todo, mais de 80 profissionais do Sistema Canção Nova de Comunicação trabalharam no debate. Somandos à equipe da Rede Aparecida o número passou de 150 pessoas diretamente envolvidas em todo o processo.

(Fonte – Canção Nova)

Padre César reflete: 'As pesquisas eleitorais influenciam os eleitores?'

Em todas as suas edições, o TJ APARECIDA, programa exibido pela REDE APARECIDA diariamente, faz uma reflexão sobre assuntos que predominaram as discussões da imprensa brasileira durante aquele dia.

Na última edição, o diretor da TV Aparecida, padre César Moreira, refletiu a necessidade das pesquisas de intenção de voto.

Abaixo o internauta pode conferir a reflexão na íntegra.

Uma pergunta me intriga: seria possível fazer eleições hoje sem as pesquisas de intenção de voto? Não sei que resposta o prezado telespectador daria. Mas, desde que o palanque eletrônico da televisão substituiu os comícios, abafou o trabalho dos cabos eleitorais e obrigou os candidatos a obedecerem aos marqueteiros, a pesquisa ganhou força. E mais, virou um modo de influenciar os eleitores. Basta ver o que acontece nesse momento da campanha: até a imprensa já começa a falar de como será o futuro governo.

Tomei conhecimento de um fato intrigante: o ditador espanhol Franco trabalhava com pesquisas e propagava que o povo estava do seu lado. Com isso, dispensava qualquer idéia de eleição, pois seria um gasto inútil. Mudados os tempos e a forma de governo, resta uma certeza: a pesquisa eleitoral hoje vale como um atestado de legitimidade da escolha feita com antecedência. Quanto mais forte aparece um candidato, por conta das circunstâncias em que se dá a eleição, menor a liberdade da escolha do eleitor.

O contexto que se cria a partir das pesquisas leva à formação de uma bola de neve que soterra qualquer ato livre. Assim, os políticos espertos e oportunistas fogem em busca do vencedor; os partidos aliados fazem o rateio dos cargos; a oposição é declarada morta. E o eleitor nem votou. A pesquisa, instrumento que servia a um ditador no passado para evitar eleição, pode servir hoje para ferir a democracia. Aliás, essa só será preservada quando o direito de cada um de escolher e de decidir conforme sua consciência for respeitado.

O Tj Aparecida vai ao ar de segunda a sexta-feira, pela Rede Aparecida, das 12h30 às 13h.

(Fonte – A 12)

Homenagem aos catequistas

Hoje dia do catequista, o blog Alma Missionária, homenageia os catequistas de todo o Brasil. Louvamos a Deus por esses homens e mulheres empenhados no serviço de catequisar crianças, adultos e idosos. Rezemos a oração do catequista.

Senhor,
chamaste-me a ser Catequista
na Tua Igreja
e na minha Paróquia.
Confiaste-me a missão
de anunciar a Tua Palavra,
de denunciar o pecado,
de testemunhar,
com a minha vida,
os valores do Evangelho.
É pesada, Senhor,
a minha responsabilidade,
mas confio na Tua graça.
Faz-me Teu instrumento
para que venha o Teu Reino,
Reino de amor e de Paz,
de Fraternidade e Justiça.

Amém.

Que Deus, com largueza e profusão, abençoe nossos catequistas, homens e mulheres que, espontaneamente, se dedicam a transmitir ensinamentos cristãos. Para todos os catequistas um belo texto do Prof. Felipe Aquino.




Os catequistas

Muitas pessoas não conhecem a doutrina católica

Se eu tivesse de dar uma medalha de ouro para alguém na Igreja, seria para o Catequista. Hoje é o que mais precisamos na Igreja: bons cristãos, bem preparados, conhecedores da doutrina católica, que formem as crianças, os jovens, e mesmo os adultos, na verdadeira religião. Infelizmente, a maioria dos nossos jovens já não conhece os Mandamentos, os Sacramentos, a Liturgia, e as coisas básicas da nossa fé, porque não foram catequizados.

Por isso, no Jubileu do ano 2000 o saudoso Papa João Paulo II pediu à Igreja uma “Nova Evangelização”, com “novos métodos, novo ardor e nova expressão”, a fim de reavivar a fé do povo católico e também de trazer de volta para a Igreja aquelas ovelhas desgarradas que as seitas levaram embora.

Muitos filhos da Igreja foram levados para seitas porque não conheciam a doutrina católica nem mesmo na sua fundamentação básica; foram enganados pelos “falsos pastores”; Jesus avisou que estes viriam como cordeiros, mas que, na verdade, eram lobos ferozes (cf. Mateus 7,15). E isso acontece porque esse bom povo católico não foi evangelizado, especialmente não foi catequizado nem pelos pais nem pela Igreja.

Nos últimos decênios a catequese diminuiu muito; em primeiro lugar por conta da crise da família provocada pelo divórcio, pela falta de formação dos pais e por tantos outros fatores. Antigamente a catequese infantil tinha início no colo dos pais, mas isso foi diminuindo gradativamente; por outro lado, muitos segmentos da Igreja a [catequese] desviaram quase que exclusivamente para o campo social, deixando as crianças e os jovens à mingua com relação aos Sacramentos, ao Credo, à Moral católica e à vida de piedade e oração. O povo, então, foi buscar a fé nas outras comunidades.

Portanto, urge que se estabeleça uma “nova catequese” para as crianças e jovens de modo especial. São Paulo, São Pedro e São João nos mostram o cuidado dos Apóstolos em preservar a “sã doutrina” (cf. I Timóteo 1,10). A apóstolo dos gentios fala do perigo das “doutrinas estranhas” (cf. I Timóteo 1,3); dos “falsos doutores” (cf. I Timóteo 4, 1-2); e recomenda a São Timóteo: “guarda o depósito” ( cf. I Timóteo 6,20).

O Concílio Vaticano II convocou de modo especial os leigos para essa urgente retomada na catequese: “Grassando em nossa época gravíssimos erros que ameaçam inverter profundamente a religião, este Concílio exorta de coração todos os leigos que assumam mais conscientemente suas responsabilidades na defesa dos princípios cristãos” (Concílio Vaticano II - Apostolicam Actuositatem, 6).

E o Documento de Santo Domingo, do IV CELAM, insistiu no mesmo ponto: “Instruir o povo amplamente, com serenidade e objetividade, sobre as características e diferenças das diversas seitas e sobre as respostas às injustas acusações contra a Igreja” (Doc. Santo Domingo, n.141).

Para sentirmos a gravidade das seitas hoje, basta dizer que o Parlamento Europeu declarou, em 1998, que nos últimos anos nasceram 20.000 (vinte mil) seitas em todo o mundo (12.000 no Ocidente e 8.000 na África), um fenômeno que envolve cerca de 500 a 600 milhões de pessoas (cf. L'Osservatore Romano, n. 35; 29/08/1998 – 12 (476).

Como enfrentar essa situação? Somente com uma boa catequese desde a infância. O Catecismo da Igreja Católica (CIC) lembra que: “Os períodos de renovação da Igreja são também tempos fortes da catequese. Eis por que, na grande época dos Padres da Igreja, vemos Santos Bispos dedicarem uma parte importante de seu ministério à catequese” (CIC § 8).

Em 1979 o saudoso Papa João Paulo II, também preocupado com esse assunto [catequese], escreveu a “Catechesi tradendae” e chamou a Igreja a assumi-la; e aprovou em 1992 o novo Catecismo da Igreja, a pedido dos bispos que participaram do Sínodo dos Bispos de 1985. O Santo Padre endossou o pedido dos prelados reconhecendo que "este desejo responde plenamente a uma verdadeira necessidade da Igreja universal e das Igrejas particulares" (cf. CIC §10).

O mesmo saudoso Sumo Pontífice pediu “aos Pastores da Igreja e aos fiéis que acolham este Catecismo... e o usem assiduamente ao cumprir sua missão de anunciar a fé e convocar para a vida evangélica”. Insistindo que ele é “uma exposição da fé da Igreja e da doutrina católica, testemunhadas ou iluminadas pela Sagrada Escritura, pela Tradição Apostólica e pelo Magistério da Igreja (...) uma norma segura para o ensino da fé” (cf. Fidei Depositum).

Resta-nos agora empunhar o Catecismo e formar as crianças principalmente. O futuro da Igreja passa por elas. Mais do que nunca hoje é preciso formar bons catequistas, para formar na fé as crianças e os jovens. Mas, para isso, eles [catequistas] precisam estudar o “Catecismo da Igreja Católica”, a fim de ensinar o que a Igreja manda e não o que eles querem. Quem evangeliza o faz em nome da Igreja e não em seu próprio nome.

Só uma boa catequese poderá recuperar o que se perdeu em nosso país de formação católica e de amor à Igreja.

Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com

Parabéns, a todos os catequistas.


REZE COMO CRIANÇA


Quiido Papai do xéu:
Pu favoi, põe bastante zuízo nas zentes gandes.
Ensina eles a respeitá os bicinhos,
as forzinhas, as matas, os rios, as paias, o mar e todo o ar do céu, pa zente num picisá inalação nem inzeção qui cura dodói e faz oto dodói.

Ensina eles a num bigá, num fazê tanta cala feia, num zogá tanta bomba,
num dessá tanta zente sem casinha, sem papai, sem mamãe, sem papinha.

Ensina eles, Papai do Céu, a ficar bem

quetinhos no seu colinho,
qui cura tudo lá dento du coração,
aí eles vão ficá bem milor, bem mais bunitinhos!
I a zente vai podê tê futuio nessa Terra linda qui cê deu pa nóis!
Tem pacênça, Papai do xéu, eles apende!

Muito bigado. Amém, um bezo de tudas as quianças.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!