Pesquisar no blog

sábado, 4 de setembro de 2010

Semeando o Amor de Deus com Diógenes Guedes

23º Domingo do Tempo Comum – Cor Litúrgica – Verde.

“Quem não toma sua cruz diária e me segue não é dígno de mim!”

1ª Leitura – Sabedoria 9, 13-18.
Salmo Responsorial – Salmo 89.
2ª Leitura – Filêmon 9b-10.12-17.
Evangelho – Lucas 14, 25-33.

                  A Igreja segue o grande ciclo do Tempo Comum, nos convidando hoje ao seguimento do Senhor Jesus, pois o discipulado consiste no amor e na disposição de deixar tudo por Ele, pois seu amor é a maior recompensa que podemos receber.
                  Na Primeira Leitura retirada do Livro da Sabedoria, vem de encontro a nós, a nosso limitado e curto saber e entendimento, vem questionar até mesmo a ciência e a tecnologia atual em relação a Deus. “Qual é o homem que pode conhecer os desígnios de Deus? Ou quem pode imaginar o desígnio do Senhor?”
                  O corpo corruptível e o saber limitados do ser humano não pode sequer imaginar os caminhos, os juízos do Senhor que são muito maiores em relação a nós, pois seu saber e sua ciência são inimagináveis.
                  Mal sabemos o que contém nesta vastidão terrena a qual vivemos, que dirá podemos imaginar o que tem nos altos céus e o que nos aguarda na glória sem fim. Os olhos jamais contemplaram o que Deus nos preparou!
                  A ninguém é dada a sabedoria de conhecer a Deus com sua sabedoria senão a aqueles que recebem o Espírito Santo de Deus. Só assim por tal graça do alto nós podemos saber o que agrada a Deus em nossa vida e o que Ele quer de nós pela Sabedoria do alto que nos infunde o coração e todo o nosso ser.
                 No Salmo 89, o Salmista vem exaltar e glorificar a presença de Deus como seu abrigo, sua rocha, o seu refúgio seguro no qual pode se abrigar nas tempestades da vida e é Nele que colocamos toda a nossa confiança e a nossa esperança. “Vós fostes ó Senhor, um refúgio para nós!”
                Na Segunda Leitura retirada da Carta de São Paulo a Filêmon, Paulo já de idade e se entrega totalmente como servo de Cristo vai recomendar a Filêmon para que cuide de seu “filho”, ou seja, aquele que conseguiu que fosse convertido na prisão Onésimo. Paulo faz então esta recomendação que está mandando para que possam assim cuidar com zelo do mesmo, pois faz parte de sua vida e de seu coração. Tendo em vista que Onésimo era escravo de Filêmon.
                 Paulo assim pede a Filêmon para que não seja forçado a fazer isso porque simplesmente ele pede, mas sim que o faça espontaneamente e de coração. Complementa sua fala dizendo se ele te foi retirado como escravo é para que o receba de volta como irmão querido a ti e como pessoa humana. Paulo diz que ao recebê-lo como pessoa, como irmão é a ele mesmo que o recebe.
                 Da condição de escravo Onésimo passa a ser irmão, reconhecido como pessoa humana, a ser amado e a ser querido.
                Como reflexão da segunda leitura a nós... Quantos irmãos estão vivendo na condição de escravos hoje e não os recebemos como irmãos nossos, amados e queridos?
                 O Evangelho segundo Lucas, Jesus estava pregando a uma grande multidão e Ele volta-se a ela e diz: “Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo”.
                Jesus cita o exemplo de uma torre que está pra ser construída, os construtores sentam e calculam quanto vai de material, pois se não o fizeram serão caçoados pelos outros que não puderam terminar a obra.
E um outro exemplo de um rei que vai enfrentar outro e sai com uma tropa de soldados menor que a do outro. E se vê que não pode deve enviar mensageiros para estabelecer a condição de paz antes.
                Termina por dizer da mesma forma cada um de vocês se não renunciarem o que vocês tem, não podem ser dignos e chamados meus discípulos.
                Para seguir Jesus é preciso além de boa vontade, do querer, disponibilidade para buscar seu Reino. Muitos alegam: Eu trabalho demais, eu estudo demais, não tenho tempo de ir à Igreja, de buscar a Deus, mas eis o grande desafio irmãos e irmãs, buscar a Deus não é ter todo o tempo ocioso e disponível do mundo e sim adaptar, adequar seus horários.
              Todos temos obrigações e muitas obrigações diárias, nossa rotina de trabalhos e estudos, porém será que não podemos dar o de melhor para o Senhor o nosso tempo diário seja de 10, 15, 20 minutos para a oração, para a Evangelização ao menos dos nossos, os que estão mais próximos de nós.
Que tal no trabalho, na escola, ser melhor com os outros assim como Paulo mesmo preso cuida com amor de seu irmão encarcerado.
              A humanidade padece do grande mal eu não tenho tempo, conversa com um eu não tenho tempo, conversa com o outro eu estou atrasado e vivemos numa loucura, numa correria, não se tem tempo mais pra nada, nem pras coisas caras a nós, a família, os filhos, o esposo, a esposa, os amigos de verdade a quem presamos e amamos, os pais.
              E a Deus o criador, a Jesus que deu a vida por ti? Quanto tempo dedica a eles através da oração, da evangelização? Setembro é o mês da Bíblia, a Palavra de Deus, quanto tempo dedica a sua leitura e meditação? A CNBB recomenda a nós hoje a chamada leitura orante da Bíblia, você a pratica ou ao menos sabe o que é?
           Depois perdemos a quem mais amamos, os filhos pras drogas, os pais que falecem e filhos se arrependem sobre os seus caixões, por nunca terem dado um abraço, um beijo de amor e carinho, a culpa por não dizer me perdoa, te amo, você é importante pra mim, vocês são a coisa mais preciosa que tenho neste mundo!
          Dá um nó imenso na garganta, uma vontade de chorar... Porque será que precisamos notar as pessoas que nos cercam, que estão ao nosso lado na perda?
          Temos tanto tempo pro trabalho, tem gente que se faz escravo, hoje é preciso ter dois, três trabalhos para ganhar mais colocar tudo dentro de casa materialmente falando, mas de que adianta falta amor, falta afeto, falta carinho, falta o mais importante nas famílias hoje a presença real de Deus!
          Na mente da sociedade capitalista sobra dinheiro, sobra bens, sobra posses... uma pena!
Ainda temos tempo pras novelas, pra TV, pro computador, enfim pra tantas e tantas coisas, mas não pra oração, pra ir à Missa, pra evangelizar, pra dialogar com os nossos, para conhecer nossos vizinhos que muitos hoje nem conhecem, nem sabe quem são.
         Quando Jesus nos diz tomem a sua cruz, ainda que pesada, com seus problemas, dificuldades, dores e limitações e me sigam e larguem tudo por mim, família, bens, casa, pais, filhos, amigos ele quer dizer busquem primeiro as coisas do alto, sirvam o Reino, se alicercem em Deus e no Evangelho e as outras coisas lhes virá por acréscimo, pois buscai o mais importante e o que está em primeiro lugar.
          E nós que lugar da nossa vida, do trabalho, de casa nós damos e dedicamos a Deus, àquele que nos dá 24 horas diárias, vida, saúde, disposição, o Senhor da nossa vida? Será que só pedimos e não agradecemos em nada?
          Ser cristão é ser fiel a Deus, ao Evangelho não é fácil requer ousadia, colocar a mão na massa, ser fermento vivificador, ter autenticidade de fé e de testemunho de vida pra levar o Nome de Jesus e o Reino de Deus aos que de nós precisam. Ser discípulos e missionários de Jesus Cristo, mesmo cansados, sobrecarregados com nossos fardos, anunciar a Boa Nova da libertação dos pobres e cativos e o Ano da graça do Senhor.
           Neste Mês de Setembro tantas datas especiais, contudo temos ai o Mês da Bíblia, da Palavra de Deus, meu irmão e minha irmã, vamos fazer um propósito de nos comprometer com Deus de pelo menos lermos um salmo, um capítulo e um versículo da Bíblia por dia, valorizar este presente que Deus nos deu, sua Palavra entre nós. Se for dar presentes este mês sugiro dê uma bíblia, difunda a importância da Palavra de Deus a seus filhos, a sua família, marque um horário, um tempinho para meditação e diálogo em Família daquele trechinho lido.
         Vamos divulgar a Palavra de Deus é o livro mais vendido no mundo, porém é o menos apreciado principalmente por muitos católicos, só serve de amuleto está abertos ou no salmo 23 ou no salmo 90 só como enfeite nas estantes tomando pó, ou guardada no fundo do baú, lemos e meditamos muito pouco a Palavra de Deus, este manual do cristão.
         Assim como um eletrodoméstico vem o manual de instruções para saber como usar e manusear aquele produto da maneira correta e melhor aproveitamento dele, o cristão tem como manual de instrução a Bíblia, lá tem resposta para tudo que se passa na nossa vida. É o livro escrito por homens, mas inspirados por Deus!
        “Quero fazer valer Senhor, a tua Palavra em mim pra que o doente tenha onde se curar e pra que o mundo saiba que Tu és o Senhor!”  “Fazei ressoar, a Palavra de Deus, em todo o lugar!”
          E como o padre Zezinho nos diz em uma canção: “Palavras de Salvação, somente o céu tem pra dar, por isso o meu coração se abre para escutar!”
                    Abençoai-nos o Deus todo Poderoso. Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
                      Diógenes Guedes.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!