Pesquisar no blog

domingo, 10 de outubro de 2010

Informativo Alma Missionária

Hoje a Igreja celebra o 28º domingo do tempo comum. Eucaristia é ação de graças, reconhecimento do agir curativo de Deus em favor de cada um de nós. A exemplo do doente samaritano, reconhecemos que nossa vida é tecida pelo desígnio amoroso de Deus, nosso Pai. Hoje a Igreja em todos o país, por orientação da CNBB, lembra os irmãos hansenianos e reza por eles. A hanseníase é uma doença que causa muita dor, pois atinge os nervos, e provoca até deformidades. Somos convidados a nos irmanar no propósito de contribuir para tornar as informações sobre a lepra, ou seja, sobre a hanseníase, mais conhecidas e mais bem compreendidas. Unidos com toda a Igreja do Brasil, lembramos a vida e a dor dos hansenianos, que sofrem também com o preconceito. Ajudemos na superação do preconceito e do estigma que ainda existem e acabam dificultando o diagnóstico, preventivo e o tratamento da doença. Agora, o comentário da liturgia da semana com Diógenes Guedes.



28º Domingo do Tempo Comum – Cor Litúrgica – Verde.

“Levanta-te e vai. Tua fé te salvou!”

1ª Leitura - 2º Reis 5,14-17.

Salmo Responsorial – Salmo 97.

2ª Leitura - 2º Timóteo 2,8-13.

Evangelho - Lucas 17,11-19.

O Senhor Jesus nos convida a participarmos de seu Reino sendo agentes da Paz e do amor, semeando as sementes de Vida Nova. Ele nos cura e nos liberta de todos os males, pois a fé é alimento firme na caminhada. Com toda a Igreja Missionária queremos seguir o grande Mestre e Senhor!

Na Primeira leitura retirada do Segundo Livro dos Reis, mostra a figura de Naamã, o sírio que sofria com feridas pelo seu corpo todo que ao obedecer a voz de Deus e mergulhar no Jordão sua carne se torna limpa e pura como a de uma criança.

Em seguida ele volta com os seus para junto do homem de Deus Eliseu e reconhece que não há outro Deus forte e poderoso como o nosso Deus, por tão grande maravilha, a sua cura ele queria se por à serviço de Eliseu.

Eliseu, contudo, não aceita tal serviço, pois sabe que fora instrumento nas mãos de Deus para proporcionar a cura por meio da fé a Naamã.

Naamã propõe já que Eliseu não queria ser servido que levasse então dois jumentos seus para o auxiliar no carregamento de suas coisas e a partir daí não serviria mais deuses estranhos, mas só o Senhor, o nosso Deus.

A cura pela fé tem que nos proporcionar isso, sou curado, não somente por ser curado e liberto, mas sim para servir. E servir quem? Servir ao Deus criador de todas as coisas, pois é por seu amor e por seu poder que realiza grandes coisas em minha vida e a meu favor.

No Salmo 97, o salmista nos traz o grande reconhecimento desta força e do poder do Nosso Deus. “O Senhor fez conhecer a salvação e as Nações revelou sua justiça!”

A Segunda leitura retirada da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo, vem Paulo dizer a comunidade que ele está sofrendo e padecendo certas privações e castigos por causa do Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo e por sua Palavra. Contudo, esta Palavra não está algemada ela é viva, eficaz e atuante em nosso meio.

Paulo mesmo diz que sofre pela salvação daqueles que o perseguem e o maltratam para que alcancem a glória eterna em Cristo Jesus.

“Merece fé esta palavra: se com ele morremos, com ele viveremos. Se com ele ficamos firmes, com ele reinaremos. Se nós o negamos, também ele nos negará. Se lhe somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.”

Portanto vemos no final desta Leitura que Deus é fiel e cumpre a sua Palavra e as suas promessas de amor a nós, ainda que sejamos infiéis, fracos, falhos e imperfeitos.

O Evangelho retirado de Lucas, mostra Jesus caminhando para Jerusalém e no caminho ao passar entre Samaria e Galiléia, ele para em um povoado e encontra dez leprosos. Todos eles desesperados com sua enfermidade e sabendo que por ali passada Jesus aquele que tudo pode realizar suplicaram por compaixão e por sua cura.

Aos vê-los Jesus manda que se apresentem ao sacerdote e enquanto iam ao encontro do sacerdote no caminho mesmo já foram curados. Um deles ao observar que tinha sido curado volta imediatamente até Jesus e se prostra a seus pés e o agradece, este era samaritano.

Jesus assim pergunta, mas, como pode não eram dez os curados? Cadê os outros nove? Só um voltou a agradecer e ainda estrangeiro?

Jesus assim levanta o homem e lhe diz: “Levanta-te e vai, a tua fé te salvou!”

O Evangelho é tão atual a nós em nossos dias, hoje a lepra tem cura e é conhecida entre nós como hanseníase é só diagnosticada a doença ir até algum posto de saúde e fazer o tratamento gratuitamente.

Mas no tempo de Jesus era uma doença grave e incurável, onde aqueles que a tinham ficavam a margem da sociedade e isolados, ninguém sequer queria se achegar perto das pessoas com esta doença. Ao longe quem os avistava pelos caminhos dizia: “Impuro, Impuro!” para saber quem ouvisse que ali estava um doente, um desgraçado pela vida.

E Jesus assim entra na vida e toca o coração das pessoas, proporcionando sobre tudo a cura interior de si mesmas, para depois curar a doença. A dor da doença era intensa, mas a dor do coração e a falta de amor pela rejeição e pela exclusão social eram maiores ainda.

Jesus assim cura dez leprosos, os limpa, os livra da doença que os fazia infeliz e que aprisionava, a lepra é uma doença que aos poucos vai fazendo com que se apodreça partes do corpo e vai caindo os membros onde ela está.

Assim dos dez curados somente um retorna para agradecer a Jesus e este que voltou ainda era Samaritano. Os samaritanos e os judeus não se davam, contudo nos mostra o texto também a questão da gratidão.

E Jesus fica intrigado e questiona ué eu curei dez e só um volta agradecer e cadê os outros nove? Vemos que tão triste é a ingratidão, e como dói um coração que ama e faz de tudo por aqueles que amamos e em troca recebemos a ingratidão, o virar as costas. Não há maior dor ao coração de Deus do que a ingratidão, um Deus que tanto faz por nós, nos ama imensamente a ponto de nos dar seu próprio filho, que morreu numa cruz e de braços abertos pra nos acolher e demonstrarmos ingratidão e indiferença a Ele.

E assim aquele que retorna para agradecer se prostra aos pés de Jesus e o louva e bendiz e Jesus diz a Ele: “Levanta-te e vai, a tua fé te salvou!” Isto é vida nova, esqueça as dores e sofrimentos passados, você tem uma nova oportunidade, uma nova vida, uma nova chance de ser feliz, o mal que aprisionava cessou e te deixou.

Quantas vezes nós tratamos as pessoas doentes mal, não queremos nos aproximar pensando, será que eu posso pegar esta doença, será contagioso, se eu der um aperto de mão eu pego? E se eu abraçar eu pego? Quer dizer que o nosso amor ainda é pequeno e muito menor está a nossa fé em Deus.

Vivemos há um ano atrás a questão da gripe A nossa que medo de pegar a tal gripe vamos correr, nos isolar, máscaras e esquecemos que as vezes a pior doença é o desamor, a exclusão, a rejeição, a indiferença humana que brota de dentro de nós mesmos e vai de encontro ao outro.

Hoje a lepra, a doença incurável da atualidade pode ser o câncer avançado, a Aids. E nós como tratamos as pessoas portadoras destas enfermidades? Como pessoas criadas a imagem e semelhança de um Deus que é amor? Ou então as vemos e como no tempo de Jesus gritamos impuros, impuros, para afastarmos estas pessoas de receberem amor, carinho, afeto, aconchego nos momentos de tanta dor e desolação.

Peçamos a cura hoje do nosso coração que ainda não sabe e não aprendeu a amar suficientemente, que é pequeno e mesquinho e que pelo egoísmo atual só pensa em nós mesmos, que se abra, ame, agradeça a Deus e respeite as pessoas no amor de Deus cada vez mais. E saibamos também pedir é necessário, somos eternos pedintes do Senhor, pois sempre precisamos de Deus, de sua ação salvadora em nossa vida, mas não sejamos ingratos e saibamos agradecer também, louvar e bendizer o Senhor no serviço aos mais pobres e necessitados, em nossas Comunidades de fé, na Paróquia, na Escola, no trabalho, com os amigos e conhecidos, enfim onde estejamos!

Sejamos meus irmãos e irmãs Missionários de Deus a serviço do Reino e dos irmãos e irmãs! Amém!

Abençoai-nos o Deus Todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Diógenes Guedes.

Em favor da vida



Vídeo feito pelo blog Alma Missionária, em favor da vida! Nesse segundo turno vote em favor da vida. Não podemos votar na candidata que legaliza o aborto. Pois quem legaliza o aborto, já está excomungado nos céus. Veja esse vídeo, pare e pense. A vida é o dom mais precioso, e deixar viver é mais ainda. Não nos tornaremos assassinos de crianças, sejamos a favor vida. Viva e deixe viver.

ABORTO...ABORTE ESSA IDÉIA!

“O mundo que Deus nos deu é mais do que suficiente, segundo os cientistas e pesquisadores, para todos; existe riqueza mais que de sobra para todos”. É só uma questão de reparti-la bem, sem egoísmo. O aborto pode ser combatido mediante a adoção. Quem não quiser as crianças que vão nascer que as dê a mim. Não rejeitarei uma só delas. Encontrarei uns pais para elas". (Madre Tereza de Calcutá)

Um dos grandes problemas de nosso mundo é o aborto. Milhares de vidas são sacrificadas a cada dia por capricho, medo e irresponsabilidade. Uma criança não merece pagar pela falta de planejamento ou erro cometido por duas pessoas, pois a mulher tem o pleno direito sobre o corpo (claro que Deus é o detentor supremo!), mas a mulher não tem o direito sobre a vida da criança que está nela. A vida é um direito de todos. Já imaginou se seu pai ou sua mãe resolvessem te abortar? Eu não gostaria que isso tivesse acontecido e creio que você também não. Venha nos ajudar a divulgar a vida!!!!

Uma nação que legaliza o aborto não merece subsistir.
A partir do dia em que o aborto se tornar lei, não haverá apenas uma mudança quantitativa nos assassinatos intra-uterinos. Haverá uma mudança qualitativa essencial: o Brasil terá se tornado formalmente uma

nação inimiga de Deus.

“Em verdade vos digo:Todas as vezes que fizerem mal a esses pequeninos,foi a mim mesmo que o fizestes”(Mt 25-40)

“Antes que no seios fosses formado eu já te conhecia...antes de teu nascimento eu já te havia consagrado” (Jr 1,5)

Entre na guerra contra essa monstruosidade que é o aborto.... A vida de milhares de crianças estão em nossas mãos!!!

A Igreja não é contra o aborto, mas sim a favor da vida.

Mentes abortivas



Cúmplices da destruição da criação de Deus

Deus disse para crescer e fecundar a Terra e não para crescer, se esquecer do criador e matar as criaturas.

Muitas vezes com linguagem sutil e discurso de liberdade, pessoas defendem a morte de seres inocentes e indefesos.

Muitas feministas afirmam que defender o aborto é defender o direito das mulheres de fazer o que quiserem com os próprios corpos. Isto é uma falácia já que se defende o direito da mulher de fazer o que quiser com o próprio corpo e se esquece que está tirando o dereito do outro (do bebê) e muitas vezes este outro que cresce e se desenvolve é uma "mulher" assim como a que aborta.

Fator interessante é que em certas situações o aborto é defendido porque uma criança ainda é um ser "inútil". Estas teorias tomam o ser humano por objeto onde se deve avaliar a utilidade da coisa em si. Sendo assim, do ponto de vista da utilidade ou não do ser humano, nós poderemos daqui uns anos matar também as pessoas que estarão fora do mercado de trabalho e não serão úteis ao sistema.

Tenhamos os olhos abertos: o ser humano não faz parte dos materiais descartáveis que usamos todos os dias! Ele é obra primordial de Deus que fez boas todas as coisas, mas sobretuto, se alegrou com a maior e melhor de todas as suas criaturas.

Vivendo em um país onde ser assassinado e estraçalhado é quase uma coisa normal, onde o ser humano em si não tem valor e onde os poderosos deste mundo usam de ideologia para contruir homens bombas (que na maioria são pessoas sem esperança de futuro), posso perceber que o que mais temos de bonito no nosso Brasil é a paz entre as pessoas, por mais que existam violência e crimes. Esta paz pode ser ameaçada com atitudes como aborto, eutanasia e outros mais, porque não digo somente do contexto social e jurídico, mas da mentalidade de aceitação do pecado contra a vida.

O pecado contra a vida é grave porque não prejudica somente a vida pessoal mas tira a vida de outro ser, tirando o direito do outro de gozar do Dom precioso doado pelo criador: a vida.

Muitas pessoas choram e se sensibilizam quando vêem as notícias de que tantas pessoas foram assassinadas na luta de gangues no Rio de Janeiro, na luta do tráfico em Belo Horizonte principalmente nos grandes conglomerados das periferias, nas catástofres naturais na Ásia, ou no quotidiano massacre na África e aqui no Oriente Médio, assim como nas guerras de guerrilhas em alguns recantos da terra como por exemplo na América Latina.

Toda esta comoção é diluída no apatismo social de pessoas que se sentem incapazes de fazer algo. Porque estas pessoas não começam por defender a vida em seus próprios bairros?

Talvez seja mais fácil chorar com as notícias da TV do que defender abertamente a vida e proclamá-la como dom de Deus quando sabemos que nossos próprios familiares e ou vizinhos planejam cometer um assassinato chamado aborto.

Talvez seja belo chorar quando se vê uma tragédia, mas não tão bonito ser tachado como "piegas" porque se defende a vida como dom de Deus.

A vida cristã mais do que nunca nos exige opções fundamentais pela vida e pelo autor de toda a vida. Não é coerente chamar Deus de "Pai Nosso" se tiramos o direito dos outros de virem à vida.

Se fazemos ou auxiliamos ao aborto cometemos o pecado próprio em si, mas se somos omissos com a mentalidade que legítima o aborto e eutanasia somos pecadores por omissão.

Pensem bem: o dever do cristão é defender e lutar a favor da vida. Mesmo que os governos aceitem estas crueldades, nós cristãos temos que lutar com a oração e com atos concretos para que a vida seja sempre defendida!

Faça a sua parte e saiba que Deus estará com você a defender a vida de seus filhos, nossos irmãos!


Aurélio Miranda
terrasanta@cancaonova.com

(Fonte – Canção Nova)

Pe Zezinho - scj: Não Abortarás


Por causa da sua doutrina sobre a vida, o amor, os bens deste mundo e os direitos e deveres dos seus fiéis, a Igreja Católica tem sofrido críticas e agressões. Sua posição muitas vezes é exigente e inarredável; coisa que também acontece com muçulmanos, evangélicos e outros grupos de fé. Uma dessas posições é a nossa pregação exigente em defesa do feto. Outros grupos de pensamento acreditam que o feto ainda não é um ser humano, portanto, ao extraí-lo do ventre materno, não se está extraindo um ser humano.

Para a Igreja Católica, aquele feto, que ainda é um projeto de pessoa humana, vai ser pessoa humana, é semente de pessoa humana já em fase de formação. Para Igreja, o feto humano não é um tumor a ser estirpado, não é um incômodo a ser tirado e não é, certamente, um monte de carne qualquer. Falando com a extrema franqueza, da mesma forma que os progressistas defendem os fetos das focas, das baleias, dos micos-leão-dourados, porque são animais raros em perigo de extinção, a Igreja defende o feto dos humanos, porque esse também é um animal raro em perigo de extinção.

Não é só por isso. A Igreja realmente acredita que o ser humano é um animal racional muito especial. Não deve ser sacrificado, nem mesmo quando é apenas feto. Se a Igreja aprova que se preservem os outros fetos, aprovará e lutará muito mais ainda para que se preservem os fetos dos senhores e das senhoras que se casaram ou, mesmo não se casando, conceberam um futuro ser humano.

Para nós, a vida é um mistério e não sabemos realmente quando ela começa. Mas sabemos que estão ali todas as características do ser humano que este feto será. E em função do ser humano que será, a Igreja não admite que se toque nele a não ser para melhorá-lo. Por isso ela é contra o aborto. Por isso tem sido criticada, é criticada, será criticada e chamada de conservadora e retrógrada, mas ela se considera progressista. Se os que defendem fetos de focas, leões marinhos e baleias são progressistas, por que não o seria quem defende o feto de uma mulher e de um homem? Aborto, não!

(Fonte: Pe. Zezinho – scj)




Quer participar do blog? Expressar suas idéias, ter seu próprio espaço? Então, nos envie um e-mail para alma-missionaria@hotmail.com e faça parte da nossa equipe. Assim você irá ajudar o blog a crescer mais e melhorar o conteúdo. Participe!

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!