Pesquisar no blog

sábado, 9 de outubro de 2010

Semeando o Amor de Deus com Diógenes Guedes


28º Domingo do Tempo Comum – Cor Litúrgica – Verde.
“Levanta-te e vai. Tua fé te salvou!”
1ª Leitura - 2º Reis 5,14-17.
Salmo Responsorial – Salmo 97.
2ª Leitura - 2º Timóteo 2,8-13.
Evangelho - Lucas 17,11-19.
O Senhor Jesus nos convida a participarmos de seu Reino sendo agentes da Paz e do amor, semeando as sementes de Vida Nova. Ele nos cura e nos liberta de todos os males, pois a fé é alimento firme na caminhada. Com toda a Igreja Missionária queremos seguir o grande Mestre e Senhor!
Na Primeira leitura retirada do Segundo Livro dos Reis, mostra a figura de Naamã, o sírio que sofria com feridas pelo seu corpo todo que ao obedecer a voz de Deus e mergulhar no Jordão sua carne se torna limpa e pura como a de uma criança.
Em seguida ele volta com os seus para junto do homem de Deus Eliseu e reconhece que não há outro Deus forte e poderoso como o nosso Deus, por tão grande maravilha, a sua cura ele queria se por à serviço de Eliseu.
Eliseu, contudo, não aceita tal serviço, pois sabe que fora instrumento nas mãos de Deus para proporcionar a cura por meio da fé a Naamã.
Naamã propõe já que Eliseu não queria ser servido que levasse então dois jumentos seus para o auxiliar no carregamento de suas coisas e a partir daí não serviria mais deuses estranhos, mas só o Senhor, o nosso Deus.
A cura pela fé tem que nos proporcionar isso, sou curado, não somente por ser curado e liberto, mas sim para servir. E servir quem? Servir ao Deus criador de todas as coisas, pois é por seu amor e por seu poder que realiza grandes coisas em minha vida e a meu favor.
No Salmo 97, o salmista nos traz o grande reconhecimento desta força e do poder do Nosso Deus. “O Senhor fez conhecer a salvação e as Nações revelou sua justiça!”
A Segunda leitura retirada da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo, vem Paulo dizer a comunidade que ele está sofrendo e padecendo certas privações e castigos por causa do Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo e por sua Palavra. Contudo, esta Palavra não está algemada ela é viva, eficaz e atuante em nosso meio.
Paulo mesmo diz que sofre pela salvação daqueles que o perseguem e o maltratam para que alcancem a glória eterna em Cristo Jesus.
“Merece fé esta palavra: se com ele morremos, com ele viveremos. Se com ele ficamos firmes, com ele reinaremos. Se nós o negamos, também ele nos negará. Se lhe somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.”
Portanto vemos no final desta Leitura que Deus é fiel e cumpre a sua Palavra e as suas promessas de amor a nós, ainda que sejamos infiéis, fracos, falhos e imperfeitos.
O Evangelho retirado de Lucas, mostra Jesus caminhando para Jerusalém e no caminho ao passar entre Samaria e Galiléia, ele para em um povoado e encontra dez leprosos. Todos eles desesperados com sua enfermidade e sabendo que por ali passada Jesus aquele que tudo pode realizar suplicaram por compaixão e por sua cura.
Aos vê-los Jesus manda que se apresentem ao sacerdote e enquanto iam ao encontro do sacerdote no caminho mesmo já foram curados. Um deles ao observar que tinha sido curado volta imediatamente até Jesus e se prostra a seus pés e o agradece, este era samaritano.
Jesus assim pergunta, mas, como pode não eram dez os curados? Cadê os outros nove? Só um voltou a agradecer e ainda estrangeiro?
Jesus assim levanta o homem e lhe diz: “Levanta-te e vai, a tua fé te salvou!”
O Evangelho é tão atual a nós em nossos dias, hoje a lepra tem cura e é conhecida entre nós como hanseníase é só diagnosticada a doença ir até algum posto de saúde e fazer o tratamento gratuitamente.
Mas no tempo de Jesus era uma doença grave e incurável, onde aqueles que a tinham ficavam a margem da sociedade e isolados, ninguém sequer queria se achegar perto das pessoas com esta doença. Ao longe quem os avistava pelos caminhos dizia: “Impuro, Impuro!” para saber quem ouvisse que ali estava um doente, um desgraçado pela vida.
E Jesus assim entra na vida e toca o coração das pessoas, proporcionando sobre tudo a cura interior de si mesmas, para depois curar a doença. A dor da doença era intensa, mas a dor do coração e a falta de amor pela rejeição e pela exclusão social eram maiores ainda.
Jesus assim cura dez leprosos, os limpa, os livra da doença que os fazia infeliz e que aprisionava, a lepra é uma doença que aos poucos vai fazendo com que se apodreça partes do corpo e vai caindo os membros onde ela está.
Assim dos dez curados somente um retorna para agradecer a Jesus e este que voltou ainda era Samaritano. Os samaritanos e os judeus não se davam, contudo nos mostra o texto também a questão da gratidão.
E Jesus fica intrigado e questiona ué eu curei dez e só um volta agradecer e cadê os outros nove? Vemos que tão triste é a ingratidão, e como dói um coração que ama e faz de tudo por aqueles que amamos e em troca recebemos a ingratidão, o virar as costas. Não há maior dor ao coração de Deus do que a ingratidão, um Deus que tanto faz por nós, nos ama imensamente a ponto de nos dar seu próprio filho, que morreu numa cruz e de braços abertos pra nos acolher e demonstrarmos ingratidão e indiferença a Ele.
E assim aquele que retorna para agradecer se prostra aos pés de Jesus e o louva e bendiz e Jesus diz a Ele: “Levanta-te e vai, a tua fé te salvou!” Isto é vida nova, esqueça as dores e sofrimentos passados, você tem uma nova oportunidade, uma nova vida, uma nova chance de ser feliz, o mal que aprisionava cessou e te deixou.
Quantas vezes nós tratamos as pessoas doentes mal, não queremos nos aproximar pensando, será que eu posso pegar esta doença, será contagioso, se eu der um aperto de mão eu pego? E se eu abraçar eu pego? Quer dizer que o nosso amor ainda é pequeno e muito menor está a nossa fé em Deus.
Vivemos há um ano atrás a questão da gripe A nossa que medo de pegar a tal gripe vamos correr, nos isolar, máscaras e esquecemos que as vezes a pior doença é o desamor, a exclusão, a rejeição, a indiferença humana que brota de dentro de nós mesmos e vai de encontro ao outro.
Hoje a lepra, a doença incurável da atualidade pode ser o câncer avançado, a Aids. E nós como tratamos as pessoas portadoras destas enfermidades? Como pessoas criadas a imagem e semelhança de um Deus que é amor? Ou então as vemos e como no tempo de Jesus gritamos impuros, impuros, para afastarmos estas pessoas de receberem amor, carinho, afeto, aconchego nos momentos de tanta dor e desolação.
Peçamos a cura hoje do nosso coração que ainda não sabe e não aprendeu a amar suficientemente, que é pequeno e mesquinho e que pelo egoísmo atual só pensa em nós mesmos, que se abra, ame, agradeça a Deus e respeite as pessoas no amor de Deus cada vez mais. E saibamos também pedir é necessário, somos eternos pedintes do Senhor, pois sempre precisamos de Deus, de sua ação salvadora em nossa vida, mas não sejamos ingratos e saibamos agradecer também, louvar e bendizer o Senhor no serviço aos mais pobres e necessitados, em nossas Comunidades de fé, na Paróquia, na Escola, no trabalho, com os amigos e conhecidos, enfim onde estejamos!
Sejamos meus irmãos e irmãs Missionários de Deus a serviço do Reino e dos irmãos e irmãs! Amém!
Abençoai-nos o Deus Todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Diógenes Guedes.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!