Pesquisar no blog

domingo, 2 de janeiro de 2011

Informativo Alma Missionária

Hoje dia de São Basílio Magno e São Gregório Nazianzano, Bispos, Confessores e Doutores da Igreja...

Os dois Santos celebrados conjuntamente pela Igreja foram amigos e seguiram carreiras paralelas. Ambos provinham de famílias de santos, ambos foram monges, bispos e lutaram contra o arianismo, a grande heresia da época. São Basílio era neto de Santa Macrina, filho de Santa Emélia e irmão de São Gregório de Nissa, de São Pedro de Sebaste e de outra Santa Macrina. Foi bispo de Cesaréia e escreveu a célebre Regra dos Monges do Oriente. São Gregório Nazianzeno era filho de São Gregório, o Velho e de Santa Nona, e irmão de Santa Gorgônia. Como Patriarca de Constantinopla, presidiu ao primeiro Concílio de Constantinopla, que definiu solenemente a Divindade do Espírito Santo. Foi perseguido pelos hereges arianos, que o forçaram a deixar sua cátedra, retornando então à vida de monge.

Hoje dois (2) de janeiro de 2011, a Igreja celebra a Epifania do Senhor. Com os magos, guiados pela estrela, caminhamos ao encontro do salvador da humanidade. A páscoa de Cristo se manifesta como luz que ilumina homens e mulheres ansiosos pela revelação do Filho de Deus e desejoso de unidade e paz. “Eis que veio o Senhor dos senhores, em suas mãos o poder e a realeza”.

Nesse dia da Epifania do Senhor, vamos refletir através do comentário do nosso amigo Diógenes Guedes da coluna Semeando o Amor de Deus.

Solenidade da Epifania do Senhor

“Vimos sua estrela no oriente e viemos adorar o Rei de todas as gentes!”

1ª Leitura - Isaías 60,1-6.

Salmo Responsorial – Salmo 71.

2ª Leitura - Efésios 3,2-3a.5-6.

Evangelho - Mateus 2,1-12.

Hoje a Igreja Celebra a Festa da Epifania do Senhor, ou seja, a manifestação do Senhor aos povos, raças e nações. O Deus que nasce em Belém no meio dos pobres e do povo humilde que recebe ouro, incenso e mirra dos reis magos do oriente, vindo visitar o menino e oferecer o que eles tinham de melhor.

A Primeira Leitura retirada do livro do Profeta Isaías, é um convite para que se levantem a luz da alegria porque a sua luz chegou. A terra está submersa nas trevas e na escuridão, sobretudo, brilha a maior luz que é o Senhor entre os povos, caminhando todos ao clarão desta luz.

Mostra uma multidão indo ao encontro do Senhor e as Nações trazendo seus presente ao Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.

O Salmo 71, o Salmista retrata bem o que foi dito na leitura acima “As Nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!”. Desde os mais pobres aos mais poderosos, os reis todos irão se dobrar e se prostrar perante o nosso Deus, vindo na figura de seu filho o Menino Jesus.

A Segunda Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios, o apóstolo Paulo mostra a Salvação que Deus concede a humanidade por meio de Jesus que se manifesta ao seu povo, agora em nossa geração. E que esta salvação veio para todas as nações, povos, línguas e raças sem exceção.

O Evangelho de Mateus, contempla ainda o nascimento de Jesus, a visita dos reis magos ao menino perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. Ao notícias sobre o menino Jesus Herodes e toda Jerusalém se sentem ameaçados e ficam perturbados.

Reunidos os Mestres da lei perguntavam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo”.

Então Herodes chamou os reis magos, com a intenção de encontrar e matar o menino enviando-lhes e dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”.

Ao verem a estrela sentiram grande alegria e ofereceram-lhe presentes tais como: ouro, incenso e mirra ajoelhando e adorando o Menino que estava com sua mãe Maria. Avisados em sonho para não voltarem para o mesmo caminho eles então voltam por um novo caminho confundindo assim Herodes.

Que possamos ser assim como os Reis magos adorando o Senhor, o nosso Deus, o menino de Belém nascido para a nossa Salvação e para cumprir os planos de Deus na história dos povos e de toda a humanidade.

Eles ofereceram a Jesus o que tinham de melhor, de grande valor, hoje nós também somos convidados a dar como presente ao menino Jesus o nosso coração, a nossa vida para que possa ser assim oferenda agradável a Deus. Que alegria estar com Jesus e poder adorá-lo e glorificá-lo!

Os presentes oferecidos a Jesus pelos reis magos, o ouro é para dizer Jesus é o Rei o dono de toda a riqueza desta terra, do ouro e da prata, o incenso quer dizer nossas orações e clamores que sobem aos céus incessantemente e a mirra que simboliza a dor e o amargor que Jesus passaria ao entregar sua vida a nós como prova de amor e para a nossa salvação.

Jesus é o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, que se manifesta a nós hoje, é o Deus Menino, a criança infante de Belém que vem ao nosso meio para nos revelar o amor e o rosto do Pai, sua bondade e a sua misericórdia.

Quanta alegria ao ver Maria com o seu Filho, os Reis magos prostrados adorando o Deus Menino, o Deus verdadeiro, ao nosso Rei. Possamos todos adorar a Jesus assim como os três Reis magos com o nosso coração e com a nossa vida e que neste novo ano possa nos abençoar com suas ricas graças e bênçãos do Senhor.

Abençoai-nos o Deus Todo Poderoso. Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Diógenes Guedes.


A Igreja celebrou ontem o dia de Maria, mãe de Deus

O dia 1º de janeiro é conhecido também como dia Mundial da Paz, esse dia é especial porque é o dia da Santa Mãe de Deus, Maria Santíssima. Essa data foi comemorada no blog através da estreia da nova coluna Momento com Maria.

O Papa, em sua mensagem para o dia Mundial da Paz, diz: “Tudo o que se opõe a dignidade do ser humano se opõe a busca da verdade e então pode ser considerado como liberdade religiosa”. A liberdade religiosa, “estando arraigada na própria dignidade humana e orientada a busca da ‘verdade imutável’, apresenta-se como a ‘liberdade das liberdades’” e é “autenticamente tal quando é coerente a busca da verdade e com a verdade do seu humano”.

REDE APARECIDA exibe programação especial de filmes nas férias

A partir da próxima segunda (3), a REDE APARECIDA exibe uma série de filmes especiais em sua programação.

Nas noites de quarta, o público confere grandes sucessos do cinema, como “A ameaça”, “Conflitos de Sangue” (com Brad Pitt), “O império de Barbarossa” e “Sentença de um assassino” – último filme do ator Patrick Swayze – na Super Quarta.

Aos domingos, histórias emocionantes tomam conta da telinha no Cine Família, com destaque para o filme “Maria Montessori”, que conta a história verídica da professora mais famosa do mundo.

E de segunda a sexta, tem muita diversão e aventura na Sessão de Férias, que estréia com um clássico do cinema japonês: “Gamera, a guardiã do universo”.

Veja a programação completa:

SUPER QUARTA (quarta, às 21h20)

.

05/01 - A ameaça (inédito)

12/01 - Conflitos de sangue (inédito)

19/01 - O império de Barbarossa (inédito)

26/01 - Sentença de um assassino (foto)

CINE FAMÍLIA (domingo, às 15h)

.

09/01 - Às margens do Rio Sagrado

16/01 - O milagre de Berna

23/01 - Maria Montessori (foto)

30/01 - Verão com lobos

SESSÃO DE FÉRIAS (de segunda a sexta, às 13h)

03/01 - Gamera, a guardiã do universo (foto)

04/01 - A lenda da vida

05/01 - As aventuras de Bobby

06/01 - Heidi

07/01 - A menina e o falcão

10/01 - O céu pode esperar (foto)

11/01 - O preço da vida

12/01 - Morte no Everest

13/01 - O jogo da vida

14/01 - No ritmo da vida

17/01 - Nunca me diga jamais

18/01 - Pompéia - Parte 1 (foto)

19/01 - Pompéia - Parte 2

20/01 - Uma lembrança no meu coração

21/01 - Rudy

24/01 - Eric na Terra dos Insetos (foto)

25/01 - Max e os bichos

26/01 - Um pato muito louco

27/01 - Franklin, o tesouro do Lago da Tartaruga

28/01 - Rick, o menino rapper

REDE APARECIDA

Você em boa companhia

www.a12.com/tv

www.twitter.com/tvaparecida

www.facebook.com/tvaparecida

(Colaboração – Milene Marques – Assessoria de Comunicação da TV Aparecida)

Blog Alma Missionária também teve seu especial de natal e fim de ano

No Natal todo dia uma frase de esperança e de paz, e não foi s isso não o blog preparou postagens especiais como os comentários de Diógenes Guedes sobre o Natal e a Sagrada Família que foram exibidas em dezembro, e também um dos especiais foi a matéria com o Ministério Divina Face. Conhecemos um pouco mais da história desse grupo da cidade de Várzea Paulista – SP. Se você não viu basta clicar aqui, e conhecer um pouco mais sobre o grupo.

Blog Alma Missionária tem mais dois novos colaboradores

O blog Alma Missionária tem o prazer de informar que tem mais dois novos colabores que vão nos ajudar a levar uma informação de boa qualidade pra você amigo leitor.

O primeiro é o Tiago, agradecemos a Deus pela sua colaboração conosco e também a Mari que será a nova colunista do Eia aí Tua Mãe, seção dedicada a Virgem Maria. Que Deus abençoe cada um de vocês, e vos dê forças para conseguir realizar esse trabalho de evangelização.

Novidade aqui no blog

Momento com Maria é a mais nova coluna do blog, um pequeno momento de oração com a Virgem Maria. Momento simples, assim como Maria é, simples e humilde. Momento com Maria, ainda não tem dia certo para ser postado, mas assim que tiver seu dia certo, informaremos aqui. Momento com Maria foi uma idéia de um dos administradores do blog, para levar a todos os leitores a devoção a Nossa Senhora. Para ver a primeira postagem da coluna basta clicar aqui.


Estou pronto agora!


Quando estarei pronta a entregar a vida e o coração ao Pai?

É comum abrirmos a caixa de e-mail e encontrarmos textos enviados em anexos com mensagens coloridas, palavras bonitas, músicas de fundo e tudo o mais. Particularmente não costumo abrir e-mails assim, talvez por falta de tempo ou medo de baixar um vírus. Mas, providencialmente, acabei lendo um desses textos dias atrás. Eu não imaginava que iria passar pela experiência por que passei, nem que o texto iria causar tanto efeito em minha vida. O autor é desconhecido, mas a mensagem é clara, e assim como Deus falou comigo por meio dela, talvez deseje falar-lhe agora também. Veja que interessante:

O capitão de um navio, que estava de saída, dirigia-se apressado para o porto. Estava muito frio... Diante da vitrine do restaurante, ele viu um menino quase maltrapilho, de braços cruzados e meio trêmulo.

- “O que está fazendo aí, meu pequeno?” - disse-lhe o capitão.

- “Estou só olhando quanta coisa gostosa tem aí para comer...”

- “Tenho bem pouco tempo antes da partida do navio. Se você estivesse arrumadinho, eu o levaria para que comesse algumas dessas coisas saborosas”.

O garoto, faminto e animado pelo fio de esperança de que aquele homem lhe ajudaria, passou a mãozinha sobre os cabelos em desalinho e falou:

- “Estou pronto agora!” Comovido, o capitão o levou como estava ao restaurante, fazendo com que lhe servissem uma boa refeição. E enquanto o garoto comia, perguntou-lhe:

- “Diga-me uma coisa: onde está sua mãe, meu pequeno?”

- “Ela foi para o céu quando eu tinha apenas quatro anos de idade” - Disse o menino sem entender ainda a vida.

- “E você ficou só com seu pai? Onde está ele agora? Onde ele trabalha?”

- “Nunca mais vi meu pai desde que minha mãe partiu...”

- “Mas, então, quem toma conta de você?”

Com um jeitinho resignado, o menino respondeu:

- “Quando minha mãe estava doente, ela disse que Deus tomaria conta de mim.

Ela ainda me ensinou a pedir isso todos os dias a Ele”.

O capitão, cheio de compaixão, acrescentou:

- “Se você estivesse limpo e arrumadinho eu o levaria para o navio e cuidaria de você com muita alegria”.

Novamente, o menino, alisando os cabelos sujos e malcuidados, voltou a repetir a mesma expressão:

- “Capitão, estou pronto agora!”

Vendo-o assim quase suplicante, aquele capitão levou o menino para o navio, onde o apresentou aos marinheiros e imediatos, dizendo:

- “Ele será o meu ajudante e será sempre chamado de ‘Pronto, agora’”.

Ali o garoto recebeu tudo o que carecia e as coisas transcorriam, aparentemente, bem. Até que um dia o garoto amanheceu febril. Foi medicado, mas a febre não cedia. Vendo-o piorar, o capitão, aflito, dirigiu-se ao médico:

- “Procure salvá-lo, doutor. Não posso perdê-lo!”

O médico fez tudo o que pôde, mas em vão.

Na tarde seguinte, o menino, chamando o capitão, lhe falou:

- “Eu o amo tanto! Você foi bom para mim. Gostei de estar aqui, mas ainda será melhor no céu. Eu estou pronto agora, vou me encontrar com o Papai do Céu, que também me ama”.

- “Sim, filho, tenho pensado nisso, e continuarei pensando... Mas quando?”

Segurando as mãos do menino, com lágrimas nos olhos, o capitão ouviu-o dizer pela última vez:

- “Estou pronto agora!”

Tenho pensado na maneira como estou me preparando para me encontrar com o Pai do Céu. Quando estarei pronta a entregar a vida e o coração ao Pai?

Outro dia, enquanto acompanhava uma irmã de Comunidade – num quarto de hospital após esta ter sido submetida a uma cirurgia – pensei: “Senhor, e se ela não voltar? Não superar os efeitos da anestesia... Será que ela está preparada para ir ao seu encontro?”

Pensei no texto que acabei de partilhar com você e refleti: “Mas, e eu, Senhor? Estou preparada?” O tempo foi passando lentamente e, no silêncio da noite, fui pensando na vida e na forma como tenho me preparado para encontrar o Pai do Céu.

Aquele garotinho, a quem o texto se refere, certamente estava preparado... Sua vida de miséria não havia corrompido sua esperança e sua fé.

Desejo que esta lição partilhada reavive em nossos corações a expectativa para encontrarmos o Senhor e nos leve a agir de maneira digna para com todos; assim, estaremos sempre prontos.

Dijanira Silva
dijanira@geracaophn.com

(Fonte – Canção Nova)

Segundo (2º) dia de 2011, queremos deixar mais uma mensagem de ano novo pra você, amigo leitor


A paz desse início de ano transborda em nossos corações.
As palavras do Senhor ecoam em nossas vidas, e compartilhamos
com os irmãos e irmãs na fé, a benção de viver sob a verdade divina.

Nesse momento de esperanças renovadas, temos também a oportunidade
de reafirmar nossos propósitos em suas palavras, pois esse é o
único caminho, o que leva ao Pai e a salvação.

Que o verdadeiro clima de festa e união esteja em sua vida, e que muito
mais que brilhos e fartura, esse dia traga a você, a oportunidade de
refletir e agradecer, pois tudo tem aquele que confia no Senhor e que
entrega sua vida no caminho da verdade e da fé.

Que as bênçãos recaiam sobre você a cada dia, e que hoje em especial,
essa benção carregue ao seu coração as palavras de carinho e
admiração dessa irmã, que está com você na fé.

Feliz Ano Novo e alegre-se, pois Deus está sempre em nossos corações.

Mais notícias do blog Alma Missionária, durante a semana e no resumo semanal aqui no Informativo Alma Missionária.

ALMA MISSIONÁRIA, JUNTO COM VOCÊ EM 2011

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!