Pesquisar no blog

sábado, 1 de janeiro de 2011

Semeando o Amor de Deus com Diógenes Guedes

Solenidade da Epifania do Senhor

“Vimos sua estrela no oriente e viemos adorar o Rei de todas as gentes!”

1ª Leitura - Isaías 60,1-6.

Salmo Responsorial – Salmo 71.

2ª Leitura - Efésios 3,2-3a.5-6.

Evangelho - Mateus 2,1-12.

Hoje a Igreja Celebra a Festa da Epifania do Senhor, ou seja, a manifestação do Senhor aos povos, raças e nações. O Deus que nasce em Belém no meio dos pobres e do povo humilde que recebe ouro, incenso e mirra dos reis magos do oriente, vindo visitar o menino e oferecer o que eles tinham de melhor.

A Primeira Leitura retirada do livro do Profeta Isaías, é um convite para que se levantem a luz da alegria porque a sua luz chegou. A terra está submersa nas trevas e na escuridão, sobretudo, brilha a maior luz que é o Senhor entre os povos, caminhando todos ao clarão desta luz.

Mostra uma multidão indo ao encontro do Senhor e as Nações trazendo seus presente ao Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.

O Salmo 71, o Salmista retrata bem o que foi dito na leitura acima “As Nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!”. Desde os mais pobres aos mais poderosos, os reis todos irão se dobrar e se prostrar perante o nosso Deus, vindo na figura de seu filho o Menino Jesus.

A Segunda Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios, o apóstolo Paulo mostra a Salvação que Deus concede a humanidade por meio de Jesus que se manifesta ao seu povo, agora em nossa geração. E que esta salvação veio para todas as nações, povos, línguas e raças sem exceção.

O Evangelho de Mateus, contempla ainda o nascimento de Jesus, a visita dos reis magos ao menino perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. Ao notícias sobre o menino Jesus Herodes e toda Jerusalém se sentem ameaçados e ficam perturbados.

Reunidos os Mestres da lei perguntavam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo”.

Então Herodes chamou os reis magos, com a intenção de encontrar e matar o menino enviando-lhes e dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”.

Ao verem a estrela sentiram grande alegria e ofereceram-lhe presentes tais como: ouro, incenso e mirra ajoelhando e adorando o Menino que estava com sua mãe Maria. Avisados em sonho para não voltarem para o mesmo caminho eles então voltam por um novo caminho confundindo assim Herodes.

Que possamos ser assim como os Reis magos adorando o Senhor, o nosso Deus, o menino de Belém nascido para a nossa Salvação e para cumprir os planos de Deus na história dos povos e de toda a humanidade.

Eles ofereceram a Jesus o que tinham de melhor, de grande valor, hoje nós também somos convidados a dar como presente ao menino Jesus o nosso coração, a nossa vida para que possa ser assim oferenda agradável a Deus. Que alegria estar com Jesus e poder adorá-lo e glorificá-lo!

Os presentes oferecidos a Jesus pelos reis magos, o ouro é para dizer Jesus é o Rei o dono de toda a riqueza desta terra, do ouro e da prata, o incenso quer dizer nossas orações e clamores que sobem aos céus incessantemente e a mirra que simboliza a dor e o amargor que Jesus passaria ao entregar sua vida a nós como prova de amor e para a nossa salvação.

Jesus é o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, que se manifesta a nós hoje, é o Deus Menino, a criança infante de Belém que vem ao nosso meio para nos revelar o amor e o rosto do Pai, sua bondade e a sua misericórdia.

Quanta alegria ao ver Maria com o seu Filho, os Reis magos prostrados adorando o Deus Menino, o Deus verdadeiro, ao nosso Rei. Possamos todos adorar a Jesus assim como os três Reis magos com o nosso coração e com a nossa vida e que neste novo ano possa nos abençoar com suas ricas graças e bênçãos do Senhor.

Abençoai-nos o Deus Todo Poderoso. Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Diógenes Guedes.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!