Pesquisar no blog

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Semeando o Amor de Deus com Diógenes Guedes

7º Domingo do Tempo Comum – Cor Litúrgica – Verde.

“Sede perfeitos como o vosso Pai do céu é perfeito!”

1ª Leitura - Levítico 19,1-2.17-18.

Salmo Responsorial – Salmo 102.

2ª Leitura - 1º Coríntios 3,16-23.

Evangelho - Mateus 5,38-48.

A Primeira Leitura retirada do Livro do Levítico, Deus conclama a Moisés a dizer a toda a Comunidade ali reunida que se Ele, o seu Deus é Santo que todos se espelhem Nele e sejam santos também.

Não cultivais o ódio em vosso coração, mas, sobretudo, repreendei o vosso irmão para não sejas condenado pelos seus pecados.

Nem guardeis vinganças, ódios, rancores, sentimentos maus e impuros, mas sim amai o vosso próximo como a ti mesmo, eis a grande lição que o próprio Deus nos dá e sendo assim o mandamento maior da lei do amor.

É assim preciso ser Santo como Deus, pois os filhos devem manter identidade para com os seus pais, serem parecidos, pois são gerados conforme a essência dos pais, herdando toda a sua carga genética e até mesmo seus comportamentos e atitudes.

Chamai a atenção dos vossos irmãos que estão no erro com amor e caridade, sempre amando-os, pois Deus ama o pecador, mas abomina o pecado e suas obras, trazendo assim a pessoa a condição de liberto de todo o mal e do pecado, vir à luz e à vida nova pela conversão de vida, pela transformação urgente e necessária do coração humano e do comportamento para com os irmãos.

O ódio, a vingança, o rancor, nos desviam dos planos e dos caminhos de Deus, contaminam a alma com um veneno mortal, onde quem sente tais sentimentos pensa que é o outro que morre, mas sou eu que os sinto que vou morrendo e definhando aos poucos.

Fazei valer a grande lição do amor ao próximo, fazei o bem, a caridade, amar o outro como nos amamos, quereis bem os outros como nos queremos bem, eis a grande mensagem de Jesus nosso Senhor.

No Salmo 102, “Bendize, ó minh’alma, ao Senhor,/ pois ele é bondoso e compassivo!”. Aqui o Salmista nos convida a exaltar, louvar e bendizer o Senhor Deus de toda a nossa alma pela sua bondade e por todas as graças e bênçãos derramadas sobre nós.

Na Segunda Leitura da Carta de São Paulo aos Coríntios, o próprio apóstolo Paulo vêm a Comunidade ali reunida e os exorta dizendo: “Acaso não sabeis que os vossos corpos são moradas do Altíssimo?” Se alguém assim destruir este Santuário que Deus vos deu, este assim será destruído também, pois este Santuário de Deus é Santo e vós é que sois este santuário.

Aquele que se acha sábio para este mundo, considere-se insensato para Deus, pois de nada vale a sabedoria deste mundo, pois o Senhor conhece e sabe que seus pensamentos são vãos.

Ninguém se glorie em homem algum, pois vós sois de Cristo e Cristo é de Deus.

Desta maneira nosso corpo é morada de Deus e do Espírito Santo, somos santuários vivos de Deus, Deus habita em nós e somos Dele.

Todos prestaremos contas um dia a Deus de como estamos cuidando de nosso santuário, isto é, do nosso corpo. Nosso corpo é para o inteiro e completo louvor, agradecimento, ação de graças a Deus.

Só Ele é digno de Louvor e majestade, só Ele é o Senhor de nossas vidas.

Às vezes não queremos nos alegrar no Senhor, bater palmas de louvor, louvar com os braços com o nosso ser o nosso Deus, nas celebrações, louvores, encontros, mas ai se formos num show por ai de um astro ou cantor pop da atualidade desses badalados, gritamos até perder a nossa voz, vamos a loucura, ao delírio, a rouquidão até, erguemos nossos braços, aplaudimos, batemos palmos, cantamos juntos, os acompanhamos.

E será que Deus seria menos que esses astros e cantores pops? Certamente a quem diz que não, que adora e ama a Deus de coração sincero, rende a Ele todo o seu louvor, gratidão, amor dirá que Deus é excelso, grandioso e reina sobre todos e merece todo nosso gesto de amor.

Na igreja temos vergonha de louvar, aplaudir, bater palmas, louvar e adorar o Senhor, cantarmos juntos e no mundão ai fora fazemos de tudo e mais um pouco, sob o efeito de álcool e drogas as vezes inclusive e achamos tudo normal, certo, lindo, maravilhoso, ótima curtição.

Há grande inversão de valores meus irmãos e irmãs em Cristo. Fomos criados para o louvor e para a adoração de Deus e do Cordeiro Santo que é Jesus, como diz no Salmo 150, A ele daí louvor e glória com, com palmas, louvor, com instrumentos musicais, com o vosso corpo assim demonstrai vossa gratidão e adoração ao Senhor.

Ninguém pode gloriar-se em outro ser humano, pois somos fracos, pecadores e pequenos diante da grandeza de Deus. Somos de Cristo Jesus que é de Deus. E Nele nos gloriamos e somos verdadeiramente sábios, porém, humildes e esta sabedoria não é a vã do mundo, mas a sabedoria que vem do alto, de Deus.

O Evangelho segundo Mateus, Jesus ensina aos discípulos a verdadeira lei que hoje vigora com a sua vinda até nós, a Lei do amor. Já não vale mais a lei de talião, isto é, do antigo olho por olho, dente por dente.

Vale sim a Lei do amor, da tolerância, da paciência, da relevância e do perdão. Não dando o troco se tem a paz, o amor, a concórdia. Diz Jesus amais aqueles que vos caluniam e vos perseguem, orem por aqueles que lhes fazem ou querem o vosso mal.

Pagai o mal com o bem, sede uma força transformadora em vosso meio, um agente multiplicador, o fermento bom na massa para expandir este amor e seus frutos.

Amar o inimigo, aquele que só quer o seu mal, aquele que te julga, calunia ou te persegue por ai, como é difícil, só mesmo sendo de Deus, buscando a Deus, vivendo em Deus e em sua Palavra isto é e torna-se possível.

Completa o Evangelho, Deus não faz distinção de pessoas, ama a todos, pois faz a chuva e o sol virem sobre os bons e os maus, sobre os justos e os injustos. Pois é amando e perdoando aqueles que mais temos dificuldades de amar e perdoar é que virá nossa recompensa que é dos céus e da eternidade feliz em Jesus.

Amando só aqueles que já amamos é fácil demais e não há mérito algum nisso, pois se damos e já recebemos o amor e os sentimentos a ele recíprocos nosso esforço torna-se pequeno demais.

Encerra o Evangelho dizendo sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito. Isto é buscai as virtudes necessárias para viver bem e em paz com Deus e com os irmãos e irmãs em Deus, dele vem toda a receita e a tônica do que é verdadeiro amor e perdão, pois Deus é Pai e como Pai ama a todos com amor imenso, eterno e infinito.

Deus não faz distinção de pessoas, ama e quer que todos se salvem e mereçam a glória na eternidade feliz.

Que nesta Liturgia reflitamos como está o nosso relacionamento com Deus, conosco mesmo e nosso corpo que é morada de Deus e com os nossos irmãos e irmãs em Cristo Jesus.

Abençoai-nos o Deus Todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Diógenes Guedes.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!