Pesquisar no blog

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Cáritas Internacional comemora 60 anos

O papa Bento XVI recebeu em audiência no Palácio Apostólico nesta manhã (27), os membros da Cáritas Internacional por ocasião dos 60 anos de fundação da instituição.

Em discurso, em inglês, Bento XVI elogiou o trabalho e recordou o momento em que a Cáritas foi fundada e a evolução da instituição em seis décadas.

"Depois dos horrores da Segunda Guerra Mundial, o papa Pio XII quis demonstrar a preocupação e solidariedade de toda a Igreja diante das diversas situações de conflito e emergência no mundo. Ele fez isso com a criação de uma instituição, que em nível mundial, deveria promover a comunicação, coordenação e cooperação entre as incontáveis ações de caridade da Igreja mundial. Logo depois o papa João Paulo II fortaleceu esses laços criando ligações entre as Cáritas de todos os países e, destas, com a Santa Sé. Por isso instituiu a pessoa público-jurídico canônica da Cáritas Internacional", disse Bento XVI.

O papa destacou as particularidades da Cáritas em relação às outras instituições de caridade e comentou sobre o papel da instituição nos dias de hoje.

“A Cáritas Internacional é diferente dos outros agentes sociais porque é eclesial; ela compartilha a missão da Igreja. É isso que os Papas sempre quiseram e é isso que esta Assembleia Geral é chamada a com muita força reafirmar. A missão da Cáritas permite que a instituição tenha um papel importante em nível internacional. A experiência adquirida ao longo de sessenta anos preparou a Cáritas para advogar na comunidade internacional com uma visão antropológica com base nos ensinamentos católicos, comprometida em defender a dignidade da vida humana", lembrou Bento XVI.

Ao final de seu discurso, Bento XVI reafirmou aos presentes sobre a missão e a importância da Cáritas em cada país.

"As Cáritas de cada país são chamadas a continuar o vital testemunho do mistério de Deus na cura e transformação de amor manifestada em Jesus Cristo. O mesmo digo à Cáritas Internacional, que pode ter certeza que terá a assistência e o suporte da Santa Sé, particularmente por meio do Pontifício Conselho Cor Unum , que se esforça para realizar sua missão", afirmou.

Informações Rádio Vaticano

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!