Pesquisar no blog

terça-feira, 14 de junho de 2011

Bento XVI pede fim das perseguições aos ciganos e convida este povo a escrever uma nova página na história

O Conselho Pontifício realizou neste fim de semana (11 e 12) a peregrinação de ciganos europeus a Roma.

A audiência foi o primeiro ato da peregrinação dos ciganos europeus ao Santuário de Nossa Senhora do Amor Divino, por ocasião dos 150 anos do nascimento do beato cigano Zeferino Giménez Malla, e dos 75 anos do seu martírio.

Bento XVI convidou os presentes a seguir o exemplo do beato Zeferino, de forma a evitarem os riscos levantados pelas seitas ou outros grupos junto das comunidades católicas ciganas.

“A Igreja caminha convosco e convida-vos a viver segundo as exigências do Evangelho, confiando na força de Cristo, rumo a um futuro melhor”, afirmou o Papa.

O momento mais importante desta peregrinação acotnceu no sábado (11), onde 2000 ciganos, pertencentes a várias comunidades e etnias, foram recebidas pelo papa Bento XVI. O objetivo do encontro foi o pedido do fim das perseguições a estas comunidades, lembrando em particular o extermínio durante a II Guerra Mundial.

Bento XVI recordou que durante a sua visita ao campo de concentração de Auschwitz- Birkenau, em maio de 2006, rezou pelas vitimas da perseguição, ajoelhando-se diante da lapide em romanês , que recorda os ciganos vitimas do nazismo.

“A consciência européia não pode esquecer tanta dor! Que nunca mais o vosso povo seja objeto de recusa e de desprezo!. Da vossa parte, procurai sempre a justiça, a legalidade, a reconciliação e esforçai-vos no sentido de nunca serdes causa de sofrimento para os outros”, acrescentou o pontífice.

O papa admitiu que hoje a situação está para mudar, com novas oportunidades para os ciganos e o reconhecimento de uma cultura de expressões significativas que enriqueceu a Europa.

“Convido-vos, queridos amigos, a escrever juntos uma nova pagina de historia para o vosso povo e para a Europa! A procura de habitações e de trabalho dignos e de instrução para os filhos são as bases nas quais construir aquela integração da qual receber beneficio para vós e para a sociedade inteira”, disse o papa.

Foto: Divulgação

Siga o A12 no twitter.com/portal_a12

(Fonte – www.a12.com)

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!