Pesquisar no blog

terça-feira, 26 de julho de 2011

Um Pentecostes juvenil em Madrid

http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=86717

Padre José María Gil Tamayo

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011 não é, com certeza, só um dia, mas é também muito mais do que uma semana, precedida de uma cuidada organização: seguir-se-ão, como sempre acontece neste evento eclesial, numerosos frutos apostólicos e transformará Madrid, de 16 a 21 de agosto, no centro juvenil de toda a Igreja Católica. Isso vai acontecer em especial nos dias em que o Papa Bento XVI acompanhar os mais de um milhão de jovens de todo o mundo que se reunirão na capital espanhola, como se depreende dos números de inscrições, o mais alto em todas as edições da JMJ.

Os números deste encontro são já tão excecionais, na sua dimensão, que mesmo do ponto de vista humano fazem com que este acontecimento seja “magno”, por si só, e situam-no na primeira linha de todos os eventos mundiais.

A cidade de Madrid, no entanto, vai converter-se sobretudo neste agosto de 2011 no cenário de um verdadeiro “Pentecostes juvenil”, no qual esta grande representação da juventude católica mundial, acompanhada por cerca de um milhar de bispos e outros milhares de padres, vai reunir-se junto de Bento XVI – como um dia o fizeram os primeiros cristãos em volta do apóstolo São Pedro, como nos conta a Bíblia – para confessarem juntos a fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus incarnado, e renovar o compromisso evangelizador de transformar o mundo. Este é o verdadeiro objetivo da JMJ.

No meio de todo este cenário juvenil, sempre surpreendente e novo, Bento XVI aproveitará a magnífica oportunidade da JMJ 2011 para fazer, mais uma vez, o seu reiterado apelo ao essencial da fé, como fizera também o primeiro Papa à saída do cenáculo de Pentecostes: a proposta salvadora de Deus misericordioso no seu filho Jesus Cristo.

Como consequência disso, o testemunho, as homilias e alocuções de Bento XVI em Madrid vão dar aos jovens que ali se reunirem as respostas adequadas da fé aos anseios e carências profundas do ser humano e do crente, apresentando-as como atuais – sempre modernas! – para a vida concreta do hoje e do amanhã. No seu ensinamento – sempre cheio de sentido positivo- o Papa Ratzinger no eximirá os jovens do esforço de chegar às razões últimas da fé e do agir humano, de as acompanhar com a imprescindível iluminação da Revelação.

Graças ao Espírito Santo, os jovens de todo o mundo continuarão a encontrar nesta ocasião, no Sucessor de Pedro, um verdadeiro mestre da fé e de humanidade. Da mesma forma que aconteceu, no início, com o antigo Pescador da Galileia. Agora cabe as jovens seguir Jesus de Nazaré, para o qual o Papa remete sempre, e lançar as redes… A história repete-se, oxalá também as generosas respostas juvenis.

Padre José María Gil Tamayo, Consultor do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais

http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=86717

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!