Pesquisar no blog

sexta-feira, 22 de julho de 2011

CNBB entrega Prêmios de Comunicação no Muticom


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entregou dia (20), os Prêmios de Comunicação da CNBB durante o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom).


As premiações foram para quatro categorias: TV (Clara de Assis); imprensa (Prêmio Dom Helder Câmara); Cinema (Margarida de Prata) e Rádio (Prêmio Microfone de Prata).


Segundo o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação, Dom Dimas Lara Barbosa os prêmios dados pela CNBB são um reconhecimento pela Igreja daqueles que trabalham na comunicação a serviço do bem, ajudando a construir a civilização do amor.


Prêmio Dom Helder de Imprensa - O arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani João Tempesta, fez a entrega do Prêmio Dom Helder de Imprensa.


Os jornalistas do Jornal Santuário de Aparecida, Daniele Simões, Paulo Eduardo de Gois e Felipe Chicarino da Silva foram premiados pela reportagem ‘Força de Vontade’.


A reportagem foi publicada na edição 5493, de 19 a 25 de junho de 2010, do Jornal.


Na ocasião, o jornal trazia nas páginas centrais a reportagem dividida em duas partes: ‘Fundo do poço’ e ‘Resgatando a esperança’.


Nessas reportagens, foi abordada a problemática das drogas na vida das pessoas, dando ênfase ao consumo de crack, que a cada dia destrói mais vidas.


A jornalista Letícia Aline Paris, da Mensageiro de Santo Antônio, recebeu a estatueta pela reportagem ‘Adolfo Guidi, dedicação e luta pela vida de um filho’. O último troféu Dom Helder de Imprensa foi para Alexandre Lyrio, Jorge Gauthier e Victor Uchoa, do jornal Correio, da Bahia, autores da série especial ‘Além do hábito’, sobre a vida de Irmã Dulce.


Prêmio Microfone de Prata - O prêmio de rádio considerou as categorias Religioso, Jornalismo e Entretenimento e foi entregue pelos diretores da Signis Brasil e Rede Católica de Rádio (RCR), organizadores do Prêmio com a CNBB.


Na categoria Religioso venceu o programa ‘A caminho do Reino’, da Rádio 9 de julho, da arquidiocese de São Paulo (SP), apresentado pelo padre José Renato. Já na categoria jornalismo, foi premiado o ‘Jornal da Manhã’, da Rádio Educadora AM, de Coronel Fabriciano (MG), apresentado por Roberto Siqueira. A vencedora da categoria entretenimento, Joelma Viana e Anderleia Oliveira, veio de Santarém, no Pará, com o programa ‘Caminhos da Amazônia’.


Prêmio Clara de Assis -

Para entregar a estatueta Clara de Assis, que premia trabalhos de televisão, foi convidado o padre Fábio de Melo. Receberam o prêmio Laerte José Cerqueira da Silva, da TV Cabo Branco (afiliada da Rede Globo na Paraíba), com a matéria ‘Caravana – JPB – Paraíba’.


Na categoria documentário, o prêmio foi para o Núcleo de TV da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio), com o filme ‘Paternidade ausente, histórias incompletas’, que relata toda a dificuldade e desafios enfrentados pelo reconhecimento paterno, a investigação de paternidade e a relação entre pais e filhos. Nesta mesma categoria, foi premiado também o jornalista Pedro Luiz Monteiro Teixeira, da Rede Canção Nova, com o filme ‘Irmã Dulce’.


Prêmio Margarida de Prata - Nesta edição foi premiado o longa ‘Esse homem vai morrer – Um Faroeste Caboclo’, de Emílio Gallo, como documentário investigativo.


Outro premiado foi ‘Aparecida, O Milagre’, de Tizuka Yamasaki. O filme narra uma história de transformação, superação e reencontro de um homem e sua família através da fé em Nossa Senhora Aparecida.


Na categoria documentário de longa-metragem o ganhador foi ‘Família Braz – Dois Tempos’, de Dorrit Harazim e Arthur Fontes Nesta mesma categoria, foi premiado também ‘Augusto Boal e o teatro do oprimido’, de Zelito Viana.

Com informações da CNBB

Siga o A12 no twitter.com/portal_a12

(Fonte - www.a12.com)

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!