Pesquisar no blog

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Papa: 'A fé no amor de Deus é atitude decisiva para enfrentar qualquer doença'

Redação A12

Na oração mariana do Angelus desse domingo (5), o Papa Bento XVI afirmou que a verdadeira juventude está no serviço à vida e a fé no amor de Deus é a verdadeira resposta para derrotar o mal.

Inspirado pelo Evangelho deste V Domingo do Tempo Comum, Bento XVI deteve-se sobre a condição de quem se encontra enfermo.

"Uma condição tipicamente humana, em que experimentamos fortemente que não somos auto-suficientes, mas necessitados dos outros”, afirmou o Pontífice.



O papa afirmou em sua catequese que nesse sentido podemos dizer, com um paradoxo, que a doença pode ser um momento salutar em que se pode experimentar a atenção dos outros e dar atenção aos outros.



"Todavia, ela é sempre uma provação – acrescentou – que pode tornar-se inclusive longa e difícil. Quando a cura não chega e os sofrimentos se prolongam, podemos permanecer como que esmagados, isolados, e então a nossa existência se deprime e se desumaniza”, completou.

O Pontífice perguntou-se como reagir a esse ataque do mal. E respondeu dizendo que certamente com as terapias apropriadas – a medicina nestas décadas deu passos gigantescos – observou –, mas existe uma atitude decisiva e de fundo com a qual enfrentar a doença: a atitude da fé no amor de Deus.


"Eis a verdadeira resposta, que derrota radicalmente o Mal. Assim como Jesus enfrentou o Maligno com a força do amor que lhe vinha do Pai, também nós podemos enfrentar e vencer a provação da doença mantendo o coração imerso no amor de Deus."




Em seguida, em vista do Dia Mundial do Enfermo, a ser celebrado no próximo sábado (11), Bento XVI exortou a pedirmos a intercessão de Maria, especialmente pelas situações de maior sofrimento e abandono.


Após a oração dominical, o Pontífice recordou o Dia pela Vida – realizado pela Igreja italiana –, celebração iniciada para defender a vida nascente, e depois estendida a todas as fases e condições da existência humana. A celebração deste ano tem como tema "Jovens abertos à vida".



"Uno-me aos Pastores da Igreja na Itália no afirmar que a verdadeira juventude se realiza no acolhimento, no amor e no serviço à vida", destacou o Pontífice.


Antes de despedir-se dos presentes, referindo-se ao frio intenso destes dias e à neve que desde sexta-feira cai em Roma revestindo de branco a capital italiana, o Papa frisou que a neve é bela, mas fez votos de que logo chegue a primavera.



Informações: Rádio Vaticano

Siga o A12 no twitter.com/portal_a12

Santuário Nacional: twitter.com/padroeira

(Fonte – www.a12.com)

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!