Pesquisar no blog

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Angelus: ‘Somos chamados a tornarmo-nos conforto para os irmãos necessitados’

Neste domingo (06) durante a oração mariana do Angelus, o Papa Francisco refletiu sobre o convite de Jesus no Evangelho: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso” (Mt 11,28).

O Pontífice apontou também em sua reflexão a economia que explora o homem, destacando que devemos confortar os necessitados e que as palavras de Jesus sempre nos trazem esperança.

Para Francisco ressaltou que este convite de Jesus se estende até os nossos dias, “para alcançar tantos irmãos e irmãs oprimidos por condições de vida precárias, por situações existenciais difíceis e, por vezes, desprovidas de válidos pontos de referência”.

Para Francisco, muitos carregam o peso de um sistema econômico que explora o homem, impõe-lhe um “jugo” insuportável, que os poucos privilegiados não querem carregar.

O Papa explicou que Jesus repete a cada um destes filhos do Pai que está nos céus: “Vinde a mim, vós todos”. Mas também o diz àqueles que têm tudo, mas seu coração é vazio. Está vazio. Coração vazio e sem Deus. Também a eles, Jesus dirige este convite: “Vinde a mim”. O convite de Jesus é para todos. Mas de modo especial para aqueles que sofrem mais.

O “jugo” do Senhor, explica o Papa, consiste em carregar o peso dos outros com amor fraterno. “Uma vez recebido o restabelecimento e o conforto de Cristo, somos chamados, por nossa vez, a tornarmo-nos restauração e conforto para os irmãos, com atitude mansa e humilde, imitando o Mestre”.

“A mansidão e a humildade do coração ajudam-nos não somente a assumirmos o peso dos outros, mas também a não sermos peso sobre eles com nossos pontos de vista pessoais, nossos julgamentos ou nossas críticas ou nossa indiferença”.

O Pontífice finalizou a oração mariana do Angelus pedindo a intercessão da Santíssima Virgem Maria.

“Invoquemos à Santíssima Virgem Maria, que acolhe todos os aflitos e desamparados, para que, através de uma fé iluminada, testemunhada com a vida, os cristãos possam ser alívio aos que precisam de ajuda, carinho e esperança”, finalizou.

Fonte: Rádio Vaticano

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!