Esta semana acontecem varias atividades relacionadas ao dia de prevenção e combate à hipertensão arterial - 26 de abril. Conforme definição do Ministério da Saúde, hipertensão arterial é quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias para se movimentar é muito forte, ficando o valor igual ou maior que 140/90 mmHg ou 14 por 9.
Fatores de risco
A hipertensão arterial pode ou não surgir em qualquer indivíduo, em qualquer época de sua vida, mas algumas situações aumentam o risco.
Idade: Aumenta o risco com o aumento da idade.
Sexo: Até os cinquenta anos, mais homens que mulheres desenvolvem hipertensão. Após os cinquenta anos, mais mulheres que homens desenvolvem a doença.
Nível socioeconômico: Classes de menor nível sócio-econômico tem maior chance de desenvolver hipertensão.
Consumo de sal: Quanto maior o consumo de sal, maior o risco da doença.
Consumo de álcool: O consumo elevado está associado a aumento de risco. O consumo moderado e leve tem efeito controverso, não homogêneo para todas as pessoas.
Obesidade: A presença de obesidade aumenta o risco de hipertensão.
Sedentarismo: O baixo nível de atividade física aumenta o risco da doença.
Prevenção
A prevenção é o processo de evitar o surgimento de uma situação. Como a pressão arterial tende a aumentar com a idade com as alterações vasculares que acompanham o envelhecimento, pode-se questionar se a hipertensão arterial é prevenível.
- Alimentação saudável.
- Consumo controlado de sódio.
- Consumo controlado de alcool, combate ao alcoolismo.
- Aumento do consumo de alimentos ricos em potássio.
- Combate ao sedentarismo.
- Combate ao tabagismo.
Em algumas situações específicas, com alto risco de doença cardiovascular, pode ser considerado o uso de medicamentos para a prevenção da Hipertensão.
Alma Missionária também é saúde!
Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:
Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!