Pesquisar no blog

terça-feira, 26 de abril de 2011

Informativo Alma Missionária

Beatificação do Papa João Paulo II na TV Aparecida

A TV Aparecida irá exibir a beatificação do Papa João Paulo II dia 1º de maio, às 04h00min da manhã, domingo da Divina Misericórdia.

O papa Bento XVI aprovou sexta-feira (14) a publicação do decreto que comprova o milagre atribuído à intercessão de João Paulo II.
O milagre refere-se à cura da freira francesa Marie Simon Pierre, que sofria da doença de Parkinson.

João Paulo II foi papa entre 16 de outubro de 1978 a 2 de abril de 2005, quando faleceu após mais de 25 anos como Sucessor de São Pedro.

_____________________________________________________________


“Um homem de fé, de diálogo e de paz, testemunha intrépida e homem sofredor”.


Este é João Paulo II, nas palavras da Assembléia dos Ordinários Católicos da Terra Santa que, em uma carta aos sacerdotes, religiosos e fiéis, divulgou um programa de eventos para celebrar a beatificação de 1º de maio no Vaticano.


“Nós que o conhecemos, peregrino na Terra Santa, homem de fé, de diálogo e de paz, que ouvimos suas palavras de fé e de esperança, seguras e confiantes, e com quem falamos das alegrias, sofrimentos e esperanças de nossas dioceses e do nosso povo não podemos permitir que um evento tão importante passe sem vivê-lo e recordar o futuro bem-aventurado João Paulo II”, afirma a mensagem.

A Assembléia anunciou uma série de eventos que se realizarão em Jerusalém, Belém, Nazaré e Amã, na Jordânia, entre os dias 29 de abril e 08 de maio, incluindo um concerto de órgão, vigílias eucarísticas e marianas, exposições de arte e um encontro de jovens na Jordânia, no dia 30 de abril.


Em 1º de maio os Ordinários convidam párocos e sacerdotes a informar os fiéis que a beatificação, poderá ser seguida através da televisão a partir de Jerusalém e da Fundação João Paulo II em Belém, onde o primeiro-ministro palestino Salam Fayyad estará presente.

Também no dia 1º de maio, às 16h30, hora de Jerusalém, o Patriarca Fouad Twal, vai celebrar uma missa em honra do Bem-aventurado João Paulo II.


Em maio, finalmente, haverá uma mesa redonda com cristãos, judeus e muçulmanos com o tema ‘João Paulo II, um homem de paz e de diálogo’.


Informações: Rádio Vaticano

(Fonte – www.a12.com)

João Paulo II – Peregrino do Amor

Semana Santa


A Semana Santa inicia-se no Domingo de Ramos, com a entrada de Jesus em Jerusalém. Jesus é recebido em Jerusalém como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa o condenaram à morte. Jesus é recebido com ramos de palmeiras. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração.

Na sexta-feira da Paixão do Senhor, a Igreja recordou a Morte do Salvador. É celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e Adoração da Cruz. A recordação da morte do Senhor consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes.

O blog Alma Missionária publicou muitos textos explicativos durante a Semana Santa, além de exibir toda a programação especial da Rede Aparecida para a festa litúrgica.

Páscoa


Domingo de Páscoa

É o dia da ressurreição de Jesus e as comemorações mais importantes do cristianismo, que celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus.

Celebramos a vitória de Cristo sobre a morte. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã.

value="always">

Gratidão ao Senhor

Na Quaresma trilhamos um bom caminho de preparação para a festa da Páscoa, pois não há encontro com Jesus Cristo sem um aprofundamento do nosso viver cristão (este é o sentido das palavras "penitência" e "conversão") e sem uma abertura decidida aos outros, sobretudo os mais frágeis.

A celebração da Páscoa incorpora diversos acontecimentos decisivos da vida de Jesus, momentos que celebramos no Domingo de Ramos, na Semana Santa, no Tríduo Pascal e na Oitava da Páscoa.

A experiência de fé da Igreja que somos "bolou", ao longo de dois mil anos, um conjunto de celebrações ao mesmo tempo tão sábias, sóbrias e bonitas, que dificilmente uma pessoa pode ficar insensível diante do mistério da "entrega" de Jesus por nós.

Uma pintura medieval representa bem o espírito com que nós, seguidores de Jesus Cristo, nos dispomos a celebrar estes dias santos; trata-se de um crucifixo, a cujos pés está pintado São Francisco beijando, com muita reverência e devoção, cheio de gratidão, os pés do Crucificado. Quem pintou assim São Francisco captou bem um ponto fundamental das celebrações da Páscoa: a gratidão a Nosso Senhor por sua Santa Ceia, por sua paixão e cruz e por sua ressurreição.

Ao participar destas celebrações queremos nos deixar tomar por um grande e comovido sentimento de gratidão ao Senhor. Todos experimentamos o quanto é difícil dar de nossa vida ao outros. Jesus, porém, livremente e por amor, a deu "até à morte e morte de cruz". E nós, por sua morte, fomos salvos, isto é, estamos diante da possibilidade concreta de realizar um rumo "feliz" para a nossa vida. Como não ser gratos a Ele?

Da gratidão surge a reverência, isto é, a disposição atenta e grata de ouvir bem sua voz, de seguir seus passos, de fazer nossos os valores em que Ele acreditou, de fazer nossas as atitudes e virtudes que ele praticou. É esta reverência que faz com que o chamemos "nosso Senhor".

Da gratidão e da reverência nasce a devoção. Não se trata de pieguice, carolice ou beatice, que são a decadência da devoção. Devoção é um "devotamento", uma dedicação, um pôr-se a serviço de Jesus Cristo que nos tocou o coração por sua doação gratuita; é sentir nossa a sua causa; é nos tornarmos suas testemunha, sermos seus servos, assumindo como nossa a continuidade de sua missão. Há coisa mais nobre do que esta, de termos como nossa a missão de Jesus?

A participação nas celebrações litúrgicas é fundamental para reavivarmos em nós a experiência da gratidão, da reverência e da devoção. As celebrações nos renovarão na tarefa e na alegria de sermos cristãos católicos e de sermos, na fragilidade da condição humana, sua santa Igreja.

(Fonte – www.catequisar.com.br)


Saúde

A 13ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa nesta segunda-feira (25) e segue até 13 de maio.

A meta é a imunização de 23,8 milhões de pessoas. A partir deste ano, além de idosos e indígenas, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, grávidas e profissionais de saúde também serão vacinados.

A vacina protege contra os três vírus que mais circulam no Hemisfério Sul, inclusive o da influenza A (H1N1) – gripe suína.

No caso das crianças, a vacina é aplicada em duas etapas. Na primeira vez, é aplicada meia dose. No mês seguinte, os pais devem voltar ao posto de saúde para que seja aplicada mais meia dose na criança.

A vacina é contraindicada para quem tem alergia a ovo. Quem apresenta deficiência na produção de anticorpos, deve consultar antes um médico.

Estudos indicam que a vacina contra gripe reduz em até 45% as internações por pneumonia na população com mais de 60 anos de idade.

O Ministério da Saúde distribuiu 33 milhões de doses para estados e municípios, a maior parte para a Região Sudeste, 14,3 milhões.

No dia 30 de abril será o dia nacional de mobilização quando os 65 mil postos de saúde do país ficarão abertos durante todo o dia para vacinar a população. A campanha segue até o dia 13 de maio.


Informações: Agência Brasil

O blog Alma Missionária está publicando toda sexta-feira o Terço da Misericórdia. Entenderemos agora melhor o que é o Terço da Misericórdia

Jesus Cristo ditou a Irmã Faustina o Terço da Misericórdia Divina em Vilnius (Lituânia), nos dias 13-14 de setembro de 1935, como uma oração para aplacar a ira divina e pedir perdão pelos nossos pecados e pelos pecados do mundo inteiro.

Disse-lhe que rezando dessa forma as suas orações teriam grande poder pela conversão dos pecadores, pela paz para os moribundos e mesmo para controlar a natureza.

Jesus deixou algumas promessas para quem rezasse o Terço da Misericórdia.

As promessas que Jesus Cristo fez a Santa Faustina a quem rezasse [o Terço da Divina Misericórdia]

> "Por ele [o Terço da Divina Misericórdia] conseguirás tudo, se o que pedires estiver de acordo com a Minha vontade" (Diário, 1731).

> "Recita, sem cessar, este Terço que te ensinei. Todo aquele que o recitar alcançará grande misericórdia na hora da sua morte. Os sacerdotes o recomendarão aos pecadores como a última tábua de salvação. Ainda que o pecador seja o mais endurecido, se recitar este Terço uma só vez, alcançará a graça da Minha infinita misericórdia" (Diário, 687).

> "Pela recitação deste Terço agrada-Me dar tudo o que Me peçam. Quando os pecadores empedernidos o recitarem, encherei de paz as suas almas, e a hora da morte deles será feliz. Escreve isto para as almas atribuladas: Quando a alma vir e reconhecer a gravidade dos seus pecados, quando se abrir diante dos seus olhos todo o abismo da miséria em que mergulhou, que não se desespere, mas antes se lance com confiança nos braços da Minha misericórdia, como uma criança no abraço da sua querida mãe. Essas almas têm prioridade no Meu Coração compassivo, elas têm primazia à Minha misericórdia. Diz que nenhuma alma que tenha invocado a Minha misericórdia se decepcionou ou experimentou vexame. Tenho predileção especial pela alma que confiou na Minha bondade. "Escreve que, quando recitarem esse Terço junto aos agonizantes, Eu Me colocarei entre o Pai e a alma agonizante não como justo Juiz, mas como Salvador misericordioso" (Diário, 1541).

> "Defendo toda alma que recitar esse terço na hora da morte, como se fosse a Minha própria glória, ou quando outros o recitarem junto a um agonizante, eles conseguem a mesma indulgência. Quando recitam esse terço junto a um agonizante, aplaca-se a ira de Deus, a misericórdia insondável envolve a alma "(Diário, 811).

Como rezar?

Para ser rezado nas contas do terço.

"No começo: o Pai Nosso, Ave Maria e o Creio.

Pai Nosso.

Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como é no céu. O pão nosso de cada dia, nos dai hoje, perdoai as nossas dívidas, assim como nós perdoamos os nossos devedores, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal, Amém.

Ave-Maria.

Ave-Maria cheia de graças, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus e nossa Mãe, rogai por nós os pecadores, agora e na hora de nossa morte, amém.

Creio.

Creio em um só Deus, Pai todo poderoso, Criador do Céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, JESUS CRISTO, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz de luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. E se encarnou pelo ESPÍRITO SANTO, no seio da Virgem MARIA e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do PAI. De novo há de vir em Sua Glória, para julgar os vivos e os mortos; e o Seu Reino não terá fim. Creio no ESPÍRITO SANTO, Senhor que dá a vida, e procede do PAI. Com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: ELE que falou pelos profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e a vida do mundo que há de vir. Amém.

A seguir, nas contas grandes (do Pai-Nosso), rezamos:

Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade do Vosso Diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro.

Nas contas pequenas (da Ave-Maria), rezamos:

Pela Sua dolorosa Paixão; tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.

E no final do terço rezamos três vezes:

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro.

Terço da Misericórdia aqui no blog Alma Missionária, toda sexta-feira às 15: hrs.



A novena de Nossa Senhora de Fátima vai começar aqui no blog dia 4 de maio e irá até o dia 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima. Reze junto conosco a novena pedindo a intercessão de Maria em nossas vidas.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!